Saiba como fidelizar os alunos do studio de Pilates

Veja como fidelizar alunos do studio de Pilates

A fidelização do cliente é fundamental para a estabilidade de qualquer negócio. Fidelizar significa manter os clientes já conquistados, a partir da oferta de um serviço de qualidade e da construção de uma relação sólida e de confiança. Nesse artigo, vamos abordar importantes ações para fidelizar os alunos do studio de Pilates.

No caso dos estúdios de Pilates, existem diversas opções de ações que podem ser implantadas, com vistas a esse objetivo. Ao adotar as medidas corretas, você vai favorecer que seu aluno se mantenha nessa condição por muito tempo. Além disso, você fará com que eles sejam a propaganda espontânea de seu estúdio.

É importante lembrar que o Pilates lida diretamente com a saúde e qualidade de vida das pessoas. Ou seja, quando um aluno busca um studio de Pilates, normalmente, a intenção é criar uma relação longa. Portanto, aproveite essa oportunidade para mostrar o tanto de benefícios que ele terá nessa troca com o seu estúdio de Pilates.

Vantagens de fidelizar os alunos do studio de Pilates

  1. O aluno se torna uma propaganda espontânea, sincera e natural do seu studio de Pilates. Se ele é um cliente fiel, significa que ele fará propaganda positiva e gratuita de seu espaço.
  2. A receita do seu estúdio de Pilates fica mais previsível, pois você sabe que poderá contar com a mensalidade daqueles alunos.
  3. Os clientes fiéis costumam ser mais sinceros em suas opiniões. Portanto, ele dará feedbacks mais honestos, que poderão ser utilizados para melhorar ainda mais os seus serviços.

Agora que você já conhece algumas vantagens de buscar fidelizar os alunos do studio de Pilates vamos a algumas boas estratégias para fazer isso acontecer com eficiência.

Dicas para fidelizar alunos do studio de Pilates

1. Estreite a comunicação com seus alunos

Manter um canal de comunicação aberto e acessível é sempre uma excelente estratégia de fidelização. Essa atitude desperta o sentimento de acolhimento, e seus alunos perceberão que ali eles são ouvidos, e suas opiniões são levadas em consideração.

Então, além de manter a comunicação eficiente, você precisa dar atenção ao que eles manifestam nessas conversas. Assim, peça opinião sobre o trabalho do estúdio, estimule seus alunos a falarem o que acham, a contribuírem com a construção de seu trabalho. Pergunte sempre se possuem sugestões e críticas.

A partir daí, analise as ideias e comentários, veja o que é possível implementar. Normalmente, boas sugestões saem justamente daquelas pessoas que usufruem dos serviços.

2. Mantenha contato, mesmo quando seus alunos estiverem ausentes

Essa relação próxima com seus alunos é muito importante, especialmente porque o seu serviço tem a ver com a saúde e qualidade de vida de seus clientes.

Demonstre que você se importa, mande uma mensagem perguntando se está tudo bem. Acompanhe mais de perto aqueles alunos que possuem algum tipo de limitação, problema de saúde ou afins.

Inclusive com seus ex-alunos, não esqueça deles. Pergunte esporadicamente como estão, veja se pode ajudá-los de alguma maneira. Seja atencioso, cordial e cuidadoso. Isso fará total diferença na relação que você vai criar com eles.

3. Seja proativo, implemente novos serviços e comece a fidelizar os alunos do studio de Pilates

Quando você oferece variedade de serviços, automaticamente você amplia o seu público-alvo. Além disso, abraça aquele público que precisa de aulas de Pilates mais direcionadas e não encontra profissionais especializados.

Portanto, contrate profissionais diferenciados. E caso seja apenas você quem dá aulas em seu estúdio de Pilates, faça cursos e formações constantes. Prepare-se também para atender públicos com demandas específicas.

Você pode investir no atendimento a gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais, crianças etc. Analise e ponha em prática as alternativas que forem viáveis para você.

Invista para fidelizar alunos do studio de Pilates

4. Equipe o seu estúdio com acessórios e aparelhos variados

Um studio de Pilates bem equipado oportuniza aos profissionais a criação de treinos variados, deixando para trás qualquer possibilidade de monotonia nas aulas. Os aparelhos e acessórios podem elevar os desafios e as oportunidades, e serão uma ótima forma de fidelizar os alunos do studio de Pilates.

Se você tem espaço disponível, invista nesse quesito. Os equipamentos deixarão suas aulas ainda mais dinâmicas e te permitirão exercer a criatividade sem limites. Você poderá diversificar os treinos e oferecer pacotes bem especializados, focados no objetivo de cada aluno.

Nesse link, você pode consultar uma seleção de acessórios interessantes para você ter em seu studio.

5. Faça pacotes semestrais e anuais

Proporcionar vantagens para os seus alunos é uma ótima ferramenta de fidelização. Então, pense em oferecer pacotes especiais e com valores diferenciados. Essa estratégia é muito eficiente, especialmente para cativar os alunos que já têm demandas específicas, como a pretensão de manter seus treinos a longo prazo.

Também para quem está em reabilitação, você pode pensar em pacotes especiais. Quem sabe, ainda, pensar em valores para grupos formados por pessoas de uma mesma família. Portanto, analise o seu público-alvo e veja quais são as possibilidades que você pode oferecer para atingir esse público.

6. Qualificação constante é fundamental para fidelizar os alunos do studio de Pilates

Por fim, invista em qualificação constante. Claro que se qualificar em sua área de Pilates é imprescindível, mas aposte também em áreas que te auxiliarão na administração de seu estúdio de Pilates e na construção de relacionamento com seus clientes.

Existem atualmente muitos cursos, inclusive a distância, que oferecem treinamentos específicos nessas áreas. No site da Escola Virtual do Governo existem inúmeras oportunidades de qualificação gratuitas nessas áreas. Outra opção é verificar o site do Sebrae, que também oferece muitos treinamentos.

, ,
Post anterior
05 benefícios do Pilates para gestantes
Próximo post
Melhores e-books gratuitos de Pilates

Mais Posts:

2 Comentários. Deixe novo

  • Avatar
    Henrique Rodrigues
    15/01/2021 2:50 pm

    Olá, tudo bem? Estou pensando e m abrir um estudio de pilates mas só tenho o curso de instrutor de pilates mas não sou formado em fisioterapia nem educação fisica, eu poderia abrir um estudio de pilates?

    Responder
    • Olá Henrique, tudo bem?

      Sim, hoje no Brasil não existe impedimento legal de atuação como instrutor de Pilates. O que existe é uma regulação de mercado que exige uma boa formação, e a exigência internacional de qualidade é a de que o curso de formação em Pilates tenha no mínimo 450 horas e que seu coordenador tenha no mínimo 10 anos de experiência de ensino de Pilates e o Educador tenha no mínimo 5 anos de ensino de Pilates a clientes regulares. No mais aconteceram tentativas infrutíferas do CONFEF, o Conselho de Ed Física de tornar o Pilates uma exclusividade dos profissionais filiados a este conselho . Eles perderam esta causa até o momento em todas as instâncias federais e os conselhos regionais também perderam ações que promoveram contra cidadãos não filiados aos conselhos que atuavam com o Pilates, em diversas localidades do Brasil. O CONFEF e o COFITO discutem internamente exigências para profissionais de Pilates, mas não possuem poder exclusivo de regularem os profissionais de Pilates se estes não forem filiados a estes Conselhos.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This

Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/physiopilates/public_html/wp-includes/functions.php:4755 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(8, 'ob_end_flush():...', '/home/physiopil...', 4755, Array) #1 /home/physiopilates/public_html/wp-includes/functions.php(4755): ob_end_flush() #2 /home/physiopilates/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(287): wp_ob_end_flush_all('') #3 /home/physiopilates/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(311): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #4 /home/physiopilates/public_html/wp-includes/plugin.php(484): WP_Hook->do_action(Array) #5 /home/physiopilates/public_html/wp-includes/load.php(1052): do_action('shutdown') #6 [internal function]: shutdown_action_hook() #7 {main} thrown in /home/physiopilates/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755