5 hábitos saudáveis para viver melhor

Hábitos saudáveis ajudam no envelhecimento

Se você quer ter uma vida mais ativa e passar pelo processo natural do envelhecimento com autonomia, independência e, mais importante, saúde. Precisa começar a se cuidar o quanto antes. O estilo de vida que você adota durante toda a sua existência faz muita diferença na forma como o seu corpo e mente se comportarão com o passar do tempo. Ou seja, quanto mais hábitos saudáveis você inserir em sua rotina, mais chances você tem de ter um envelhecimento melhor. Por isso, nesse artigo, apresentaremos a você 5 hábitos saudáveis, para você seguir e ter uma vida muito melhor.

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Apesar disso não ser novidade, boa parte das pessoas não adotam verdadeiramente esse hábito na rotina. Claro que o ideal seria ir a um nutricionista, fazer exames e avaliar como está o organismo em termos de nutrientes. A partir daí, o profissional estaria apto a passar uma alimentação individualizada, baseada em suas necessidades. Porém, a gente sabe que nem todas as pessoas têm fácil acesso a um nutricionista. Então, se esse é o seu caso, não se preocupe. Você também pode, por si só, adotar uma alimentação melhor e incluí-la entre os seus hábitos saudáveis.

Primeiramente, tem uma máxima que diz que no quesito alimento, é muito mais saudável descascar do que desembalar. E isso é uma grande verdade. Ou seja, prefira os alimentos naturais aos industrializados. Então, sua alimentação deve sempre ter frutas, legumes e verduras variados. Seguindo essa dica, por exemplo, você pode trocar o biscoito do lanche por uma fruta. Lembrando que tudo em excesso pode ser danoso, até coisas saudáveis como as frutas, então dose as quantidades! Pode também alternar o pão do café da manhã por uma raiz, como aipim, batata-doce e inhame. Essas trocas já farão uma boa diferença na nutrição de seu corpo.

Além disso, lembre de ingerir bastante água em seu dia a dia. Mas como saber exatamente qual o consumo diário de água que você precisa? Alguns nutricionistas indicam que você pode fazer uma conta simples, para ter uma noção mais precisa. Basta multiplicar o peso de seu corpo por 35ml. Ou seja, você tem que consumir, pelo menos, 35ml de água por peso. Ficou confuso? Vamos exemplificar. Se você pesa 60kg, é só multiplicar 60 x 35 = 2.100 (equivalente a 2,1l). Essa é a quantidade mínima diária. Lembrando que frutas e verduras, sopas e caldos também têm água.

2. Cuide de seu sono. Dormir bem é fundamental para sua saúde

O sono é fundamental para quem busca um estilo de vida mais saudável. O ato de dormir é muito mais do que descansar o corpo e a mente. Porque, durante o sono, o nosso organismo realiza uma série de processos importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Enquanto a gente dorme, o nosso organismo trabalha no restauro dos tecidos, na síntese proteica, no desenvolvimento muscular, na regulação do metabolismo.

Uma boa noite de sono impacta no humor, na concentração, memória, na cognição e até na autoestima. E se você pesquisar mais profundamente, encontrará estudos associando o sono às funções arteriais, ao nível glicêmico, regulação do peso e do apetite e até a libido. Então, já viu o quanto é importante dormir bem, não é?

Um indivíduo adulto, portanto, deve dormir uma média entre 7 a 9 horas por dia. Com esse tempo, dá para passar por alguns ciclos das fases do sono, que é o recomendável. Depois de entrar no estado de sonolência, o indivíduo passa para o sono superficial. Em seguida, vem o sono profundo e depois a fase REM.

Importância de manter hábitos saudáveis
Importância de manter hábitos saudáveis

3. Cultivar relações sociais amistosas está entre os hábitos saudáveis

Não importa se é amorosa, familiar, profissional ou entre amigos, mas é certo que precisamos nutrir – sempre que possível – apenas relações saudáveis, que nos façam bem. As pessoas vivem em sociedade, claro que nem sempre dá para escolher com quem se relacionar. Até porque não somos quem seleciona, por exemplo, os colegas de trabalho. Mas quando essa decisão couber a você, escolha direito. E quando não lhe couber, escolha pelo menos como se relacionar, reconhecendo seus limites, deixando-os bem claros para todos, quando for o caso, e ficando atento aos limites dos outros também.

Compartilhar bons momentos, ter motivos para sorrir, ter alguém com quem dividir as dores e sofrimentos, viver em um ambiente profissional harmonioso. Tudo isso contribui para a qualidade de vida.

4. Mantenha o corpo sempre em movimento

Você já ouviu a frase que o movimento cura? Pois bem, ele cura mesmo. Um dos principais problemas da humanidade está justamente associado à falta de movimento, o conhecido sedentarismo. Ele causa uma série de problemas de saúde.

Sedentarismo deixa a pessoa com a sensação constante de cansaço, reduz a composição muscular do corpo, provoca acúmulo de gordura abdominal, gera dores e desnutrição das articulações etc. Sem contar que o sedentarismo contribui significativamente para o agravamento das doenças crônicas, a exemplo da diabetes, cardiopatias e hipertensão arterial.

Portanto, mantenha-se ativo. Faça caminhadas, escolha uma atividade física que te agrade, movimente-se.

5. Faça Pilates, um dos mais importantes hábitos saudáveis

Por fim, está aí uma dica fundamental. O Pilates é um método que trabalha não apenas o seu corpo, mas também a sua mente e o seu espírito. Os três estão o tempo todo conectados na vida e durante as aulas de Pilates. Com o Pilates, você promove concentração e equilíbrio emocional, desenvolve habilidades cognitivas e tantas outras importantes para uma boa qualidade de vida e o seu envelhecimento, como, por exemplo, a marcha, o equilíbrio, flexibilidade e força muscular.

O método trabalha também a mobilidade, a estabilidade, o controle e isso lhe torna mais fortes interna e externamente, e assim melhora sua autoestima. Seja para condicionamento físico, reabilitação de lesões ou mesmo no sentido da prevenção, o método tem exercícios eficientes e funcionais.

O mais legal é que o Pilates pode ser iniciado em qualquer fase da vida, desde a infância à terceira idade. Além disso, são raríssimas as contraindicações e todos os grupos podem se beneficiar do método. O Pilates tem a assistência dos equipamentos que facilitam movimento, mesmo para pessoas com maiores limitações. Ou seja, só tem benefícios, promovendo um incremento significativo em sua qualidade de vida.

, ,
Post anterior
5 benefícios da hidratação que você precisa saber

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This