5 benefícios da hidratação que você precisa saber

Conheça importantes benefícios da hidratação

Recentemente falamos por aqui de alguns hábitos saudáveis que contribuem para a qualidade de vida e longevidade das pessoas. Dentre esses hábitos, estava justamente a hidratação. Mas ela é tão importante para o funcionamento adequado do corpo humano, que falaremos especificamente dela aqui. Nesse artigo, você vai conhecer os principais benefícios da hidratação, que te farão incluir alguns copos de água a mais em seu dia a dia.

A água é tão essencial, que a desidratação pode levar ao óbito. Inclusive, ela é um dos elementos em maior quantidade no organismo humano, representa entre 45% a 75% do peso de uma pessoa. Mas por que é tão importante beber água? Porque ela é necessária em várias funções do organismo.

Só para você ter um exemplo, a água está presente na nossa saliva e ajuda no processo de digestão. Além disso, ela também está no líquido sinovial, atuando na mobilidade das articulações. A água está nas lágrimas que lubrificam nossos olhos; está no liquor, ajudando o sistema nervoso central; está na urina e no sangue, desempenhando importante papel em ambos. Vamos então conhecer 5 benefícios da hidratação?

1 – Mantém o funcionamento regular do organismo

A água exerce muitas funções no corpo humano. Uma delas, por exemplo, é o transporte de nutrientes e de oxigênio pelas células. Assim, ela contribui para o funcionamento adequado do metabolismo. A água tem atuação direta na eliminação de toxinas e também na lubrificação das mucosas.

Ademais, a água é considerada um solvente. Nela estão dissolvidos os chamados solutos, grupo em que estão inseridos os sais, como os fosfatos, cloreto e sódio; magnésio; potássio; cálcio; etc.

Apesar de seu papel tão importante, o corpo humano não tem capacidade de produzir água para o seu bom funcionamento. Além disso, o corpo perde muita água para realizar algumas funções, como é o caso da urina. Por isso, é fundamental que seja feita a ingestão regular do líquido, para que haja uma reposição constante.

2 – Manutenção da temperatura corporal está entre benefícios da hidratação

Você sabia que a água é fundamental para que o corpo consiga regular a temperatura? Mas como isso acontece? Quando a temperatura do ambiente aumenta, ou seja, nos dias de mais quentes, o corpo humano passa a produzir o suor. Este, por sua vez, é eliminado do corpo e evapora. A partir do processo de evaporação, o suor ajuda a diminuir a temperatura corporal, mantendo-a estável. Esse processo é chamado de termorregulação.

3 – Colabora para o fortalecimento muscular

O volume de água nas fibras musculares é fundamental nos processos de contração e relaxamento muscular. Se essas fibras ficam desidratadas, elas murcham e, consequentemente, o indivíduo perde força muscular.

4 – Entre os benefícios da hidratação é que ela ajuda a regular a função intestinal

A água é um elemento crucial no bom funcionamento do intestino. Inclusive, ela atua na prevenção da prisão de ventre, pois ajuda na formação da consistência pastosa das fezes.

5 – Redução dos riscos de pedras nos rins é importante benefício da hidratação

Quanto mais fluido o líquido que o rim filtra, menos provável o acúmulo de partículas sólidas que original os cálculos renais. Portanto, um dos importantes benefícios da hidratação tem relação com a redução dos riscos de surgirem pedras nos rins.

Riscos e sintomas da desidratação

A redução da quantidade de água no corpo humano, pela perda e/ou baixa ingestão, é a desidratação. A depender da quantidade dessa perda de água, os sintomas podem variar. A sede, por exemplo, já é um dos sintomas de que o corpo está levemente desidratado.

A partir do momento em que a água vai reduzindo ainda mais, os sintomas ficam mais intensos. Assim, o indivíduo desidratado pode começar a ter sensação de boca seca, tontura, fadiga. Conforme os estudos, quando essa perda alcança 2% do total do peso corporal, há indisposição para a realização de atividades e tarefas rotineiras e até falta de atenção.

Progressivamente, ocorre uma queda na pressão arterial, especialmente no movimento de ficar em pé, muita tontura, frequência cardíaca mais acelerada. Na aparência, as mucosas dos olhos e da boca já demonstram ressecamento e os olhos ficam fundos. Ao pressionar a pele, o indivíduo percebe que ela demora para voltar à posição inicial.

Nos casos mais graves, a desidratação atinge os neurônios, causando convulsão, desmaio, confusão mental e até o coma. Também afeta órgãos importantes, como os rins. Portanto, é fundamental considerar a sede como um alerta de que a água corporal está em nível menor que o necessário.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os problemas relacionados à falta de água no organismo, é só ficar mais atento ao consumo do líquido. Então não perca tempo e acrescente uma quantidade generosa de ingestão de água em sua rotina. Assim, você estará contribuindo – e muito – para sua saúde.

, , ,
Post anterior
Daniela Franco conta experiência com o CoreAlign
Próximo post
5 hábitos saudáveis para viver melhor

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This