O Gyrotonic ® conquista novos adeptos a cada dia, com sua eficiência e eficácia tanto para reabilitação quanto para prevenção de lesões e promoção de performance. O método foi desenvolvido pelo bailarino Juliu Horvath, após uma grave lesão no tendão de Aquiles que interrompeu sua carreira na dança. A partir dos diversos estudos em busca de sua recuperação, o dançarino húngaro romeno criou um sistema próprio que propõe a cura por meio do movimento. Assim, com tantos benefícios e um mercado em plena ascensão, o método tem sido uma oportunidade profissional promissora. Nesse artigo, portanto, você saberá tudo sobre a formação em Gyrotonic ®, para ampliar sua oferta de serviços e conquistar novos clientes.
No que consiste o método Gyrotonic?
“O método consiste em trabalhar todo o sistema fisiológico e biomecânico, a fim de promover os movimentos orgânicos das células. Com muitos estímulos proprioceptivos, o corpo passa a criar uma inteligência celular. A partir daí, todos os tecidos começam a promover saúde e bem-estar, sincronizados pela respiração, funcionando como uma orquestra sinfônica em perfeita harmonia”, explica a fisioterapeuta e Master Trainer de Gyrotonic®, Roberta Quinn.
Os movimentos inteligentes, base do método Gyrotonic, oferecem muitos benefícios aos praticantes. “Liberação miofascial, alinhamento postural, alongamento e fortalecimento do tecido nervoso, ativação da musculatura profunda e equilíbrio entre força e alongamento são apenas alguns exemplos. Tudo isso, porque o método promove a biotensegridade funcional, por meio dos vetores de forças opostas”, afirma Roberta Quinn. Além de dar sessões, Roberta oferece a formação completa no Método Gyrotonic® para os profissionais interessados em ingressar na carreira.
O método é indicado para qualquer pessoa que busca saúde, bem-estar, melhora postural, evolução em performance e desempenho em outras modalidades esportivas ou de dança, reabilitação de problemas de saúde diversos (veja aqui o Gyrotonic ® na reabilitação do ombro), condicionamento físico e até prevenção de lesões. Porém, no caso específico da reabilitação, Roberta Quinn ressalta a necessidade de o profissional, além de ser fisioterapeuta, ter também cursos na aplicação do método na cintura pélvica, lombar, torácica e nos casos de escoliose, que ela ministra no Brasil e no exterior.
Pré-requisitos para fazer a formação em Gyrotonic
De acordo com Roberta Quinn, a formação no método Gyrotonic ® pode ser feita por profissionais de saúde em geral e da dança. No Brasil, não há legislação específica que regulamente a profissão, no entanto, é necessário ter conhecimentos prévios em algumas disciplinas que envolvem o movimento. No entanto, para iniciar o processo de formação no método Gyrotonic, o profissional precisa participar do Workshop Preparatório, do Curso de Pré-Treinamento e do Módulo 1 da formação.
Quanto tempo dura a formação em Gyrotonic completa?
Para que o profissional inicie sua carreira no método e comece a dar aulas, ele precisa fazer a formação completa. Aliás, ela é exigida até para adquirir o equipamento base utilizado na prática do Gyrotonic. E quanto tempo dura a formação? Roberta Quinn conta que são em média 10 aulas, entre workshop, pré-treinamento e a parte de formação em si. Um detalhe importante é que a formação em Gyrotonic é feita apenas na modalidade presencial. Ou seja, a distância só é possível realizar workshops ou dar aulas online a clientes.
Como funciona a formação?
“A formação em Gyrotonic é feita por meio das progressões. São seis progressões no total. A progressão 1 é feita em seis dias. Das progressões 2 a 6, cada uma ocorre em um dia específico. Assim, o curso de formação no método Gyrotonic é dividido em dois níveis”, destaca Roberta Quinn.
O nível 1 corresponde aos 6 primeiros dias de aula da formação, quando são apresentados os exercícios que estimulam o entendimento dos princípios do método. Nessa fase inicial, o profissional compreenderá conceitos e aplicabilidade, envolvendo fisiologia e biomecânica, propriocepção, organicidade dos movimentos celulares, respiração, biotensegridade, movimento inteligente e os benefícios do Gyrotonic.
O nível 2, por sua vez, traz exercícios mais complexos, com mais fluidez e sincronicidade da respiração com os movimentos. “Essa etapa coloca em prática toda a aprendizagem adquirida nos primeiros seis dias de aula, aumentando o nível da complexidade em movimentar e do reajuste postural. Com o curso de formação, o profissional vai aprender como ensinar ao aluno o método, os princípios, a biomecânica, tudo isso pelos exercícios proprioceptivos que ativam a consciência corporal e ativam a inteligência celular”, pontua Roberta Quinn.
Para conhecer todas as etapas da formação em detalhes, é só acessar o site da Master Trainer, é só clicar aqui.
Formei, e agora?
“Após a formação, o profissional estará apto a ministrar as sessões de Gyrotonic. Porém, ele estará em um período de estágio sem supervisão, em que deve ensinar a partir de 60 horas no período de 1 ano. Assim, dentro desse período, com o mínimo de 20 horas de sessões ministradas, é obrigatório participar do curso de revisão de 6 dias. Nesse curso, o profissional poderá tirar todas as dúvidas que surgiram durante o estágio”, assinala Roberta Quinn.
Após o período de estágio, o profissional estará apto a participar da última etapa, qual seja, a Certificação Final, que dura 3 dias.
Cursos de formação em Gyrotonic pelo Brasil
Se você se interessou pela formação e mora em São Paulo e região, pode entrar em contato diretamente com Roberta Quinn, pelo site oficial, pelo instagram @robertaquinnoficial, pelo whatsapp 11 98347 9893 ou pelo e-mail studiorobertaquinn@gmail.com. . A profissional possui studio em Itaim Bibi, São Paulo.
Além da formação, a profissional oferece cursos, workshops, aulas de revisão e reciclagem, por exemplo, de aplicação na cintura pélvica e lombar, aplicação na cintura escapular, torácica e cervical e aplicação em escoliose.
Mas se você estiver em outras localidades do Brasil ou fora do país, pode encontrar os profissionais formadores em Gyrotonic em todo o mundo pelo site oficial do método, clicando nesse link.
Mercado de trabalho: onde atuar?
Posteriormente ao curso de formação, o profissional terá um campo de atuação inovador com um público-alvo bastante amplo. Assim, é possível inaugurar o próprio studio de Gyrotonic. Além disso, dá para construir parcerias com outros studios, centros de treinamento, clínicas de reabilitação e até academias que oferecem outros métodos de treino.
Como adquirir os equipamentos Gyrotonic
Para conhecer e adquirir os equipamentos e acessórios de Gyrotonic, o profissional pode entrar em contato com a Physio Pilates, que é representante aqui no Brasil.