Atividade física para sedentário? Invista no Pilates

Pilates é ótima atividade física para sedentário

Cientificamente falando, o sedentarismo ocorre quando o indivíduo não realiza atividades regulares que aumentem seu gasto de energia acima dos índices associados ao repouso. Em outras palavras, é a ausência de exercícios físicos rotineiros. Se você está nessa situação, no entanto, quer mudar de vida e busca uma modalidade que traga benefícios, mas que se adapte a sua condição atual, invista no Pilates. O método é uma excelente atividade física para sedentário, pois possui amplo repertório de baixo impacto e melhora o condicionamento de forma progressiva.

No Brasil, 40,3% das pessoas a partir dos 18 anos são consideradas insuficientemente ativas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2020. Ou seja, os indivíduos que estão nesse público praticaram menos de 2h30 de exercícios físicos por semana, levando em conta trabalho, lazer e os deslocamentos para ambas atividades.

Problemas causados pela inatividade física

A falta de exercícios físicos na rotina das pessoas é muito associada ao aparecimento de uma enormidade de doenças crônicas. Os estudos apontam que o sedentarismo contribui, por exemplo, para a incidência de doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial e obesidade. Inclusive, é responsável pelo aumento geral de mortalidade relacionada a essas enfermidades.

O negócio é tão grave, que o sedentarismo é considerado um problema de saúde pública, pois causa, inclusive, uma sobrecarga alta no sistema de saúde, tanto público quanto privado. Mas como chegamos a esse estágio, com índices tão altos de pessoas que se movimentam pouco? É pacífica a compreensão de que esse processo é histórico e gradativo, muito influenciado pelos novos hábitos desenvolvidos a partir do avanço tecnológico.

Assim, as pessoas começaram a ter menos necessidade de se movimentar com o passar do tempo. Só para exemplificar de modo simples, os meios de transporte substituíram as caminhadas, mesmo para distâncias mais curtas, e o controle remoto tomou o lugar das andadas até a TV, para a troca de canais. Aliado a isso, some-se a adoção de hábitos alimentares ruins. Essa dupla se tornou uma bomba relógio para o corpo humano.

Essas informações básicas já servem para demonstrar com clareza a importância da atividade física para o sedentário. Do mesmo modo que a ausência de exercícios atua no aumento do índice de doenças, o contrário também é verdade. Assim, a prática de uma atividade física regular é capaz de restaurar o quadro clínico do indivíduo, controlar os índices clínicos e até levar, em alguns casos, à suspensão de uso de medicamentos.

Por que é tão importante a atividade física para sedentário

Atividade física para sedentário? Invista no Pilates

Toda mudança de hábito começa por um processo de conscientização. Portanto, você só vai conseguir fazer com que um sedentário inicie atividades físicas, se fizer com que ele compreenda o quanto isso é importante. E existem muitos bons argumentos nesse sentido.

Para começar, a prática frequente de exercícios interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo em todos os seus aspectos. Melhora o humor, o vigor físico, a força, o tônus muscular, a saúde em geral, a estética e até a mente, a exemplo de coisas como autoconfiança. Além disso, a prática também é excelente para a prevenção de lesões e muito indicada para conter o avanço de algumas doenças. Assim, a atividade física funciona como  tratamento e manutenção da saúde. Só que muito mais prazeroso e financeiramente menos custoso.

Outra questão que ganha destaque é a forma como a atividade regular consegue promover um envelhecimento muito mais saudável. Ela é responsável por restaurar ou conter algumas incapacidades comuns da idade. Para exemplificar, a prática de exercícios atua nas capacidades motoras, funcionais, psíquicas e até sociais. Devolve autonomia e independência ao idoso e atua de forma conjunta e complementar a tratamentos médicos diversos.

Atividade física para sedentário: por que escolher o Pilates

Pilates é a melhor atividade física para sedentário

O Pilates é um método de condicionamento físico muito versátil e democrático. Ou seja, ele ajuda na conquista de objetivos diversos, desde o ganho de massa muscular, maior mobilidade e agilidade, conforto corporal e até a prevenção ou reabilitação de lesões. Além disso, o público-alvo do Pilates é enorme, ele oferece benefícios a crianças, jovens e idosos, homens e mulheres, pessoas saudáveis ou com problemas de saúde, sejam mentais, músculo esqueléticos, neurológicos ou energéticos.

Outra característica importante é que as aulas de Pilates são facilmente adaptáveis à condição física e necessidade de cada aluno. Os equipamentos facilitam o processo de aprendizagem, oferecendo a possibilidade de uma progressão muito suave e assistida.  Dessa forma, se a pessoa está há muitos anos sem praticar qualquer atividade física, o profissional vai criar um treino com nível iniciante e vai conduzir esse aluno de forma paulatina, até que ele chegue ao nível avançado. Isso tudo sem sofrimento.

Ademais, o Pilates possui um rol de benefícios imensos, que alcança qualquer praticante. Resumindo, você pode querer apenas ganhar força e resistência. Mas, treinando Pilates, você vai levar, de quebra, uma melhoria significativa para a sua qualidade de vida. Vai ganhar, simultaneamente, um nível alto de consciência corporal, flexibilidade, mobilidade, controle de movimento, bem-estar e muito mais.

Desmistificando alguns conceitos sobre o Pilates

Ainda existem alguns tabus em relação à prática de Pilates. Na maioria das vezes, por desconhecimento sobre o método e seus benefícios, algumas pessoas acreditam e disseminam a ideia de que Pilates é atividade para idosos ou para mulheres. Esse conceito equivocado já tem sido revisto com o passar dos anos, e cada vez mais os homens, as crianças e os jovens adultos têm buscado o método.

Por ser uma atividade física com um repertório de exercícios sortido, suas aulas são muito dinâmicas e desafiadoras. Portanto, se você não gosta de rotina e prefere uma atividade mais desafiadora a cada nova aula, o Pilates também é para você. Neste caso, escolha um profissional com perfil mais criativo, como no caso de profissionais da área de dança, ou do fitness. Além de buscar um perfil que se afine com o seu momento e suas demandas, é muito  importante você deixar claro para o seu instrutor quais são os seus objetivos específicos com a prática. Com certeza, ele vai criar uma sequência de treinos voltada a suas necessidades.

turma de pilates

Agora é só buscar um studio perto de você

Agora que você já assimilou que o Pilates é para qualquer pessoa, inclusive para você, é só buscar um studio para iniciar a sua prática. Para garantir os resultados, procure informações sobre a formação do profissional, tempo de experiência e ouça a opinião de ex alunos e atuais. Se quer começar com o pé direito, treinando com um profissional qualificado pela Polestar Brasil, basta clicar aqui e pesquisar um studio próximo a você.

+Q Pilates, mais que pilates, Pilates, Pilates para sedentários, Qualidade de Vida
Post anterior
Dicas para montar uma aula de Pilates
Próximo post
Como prevenir o coronavírus no studio de Pilates

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This