Hoje, uma tendência em nossa área é o instrutor de Pilates abrir seu próprio estúdio e com isso se tornar um empreendedor.
Essa migração exige uma transformação em sua carreira, afinal o instrutor deixa de ser um profissional liberal para se tornar um empresário e gerir seu próprio negócio.
Na maioria das vezes essa transformação acontece de forma natural. O número de alunos vai aumentando e o instrutor se vê obrigado a ter outros profissionais trabalhando com ele. Nesse momento já não basta apenas se preocupar com a montagem e qualidade das aulas. É preciso pensar em motivar sua equipe, divulgar sua marca, controlar pagamentos, fidelizar seus clientes e atrair novos, ufa…. Quanta coisa!
Durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta (áreas mais comuns dentro do Pilates) se prepara para atuar em campo, exercendo sua profissão diretamente com o cliente. Ele não possui em sua grade curricular matérias que o ajude a se tornar empresário e gerir um negócio.
Justamente por isso, é necessário que o profissional busque se especializar em áreas até então desconhecidas: Controle financeiro, gestão de pessoas, marketing, são alguns temas que serão de suma importância para o sucesso do seu novo negócio. Hoje temos uma oferta grande de cursos em todas as áreas, inclusive EAD (educação à distância) que ajudam muito os profissionais que não moram nos grandes centros e não tem tanta oferta de educação em suas cidades. Além disso, o Sebrae pode ser uma boa opção para buscar ajuda também.
Uma outra alternativa que pode ser considerada é se unir a um sócio com mais experiência na área de gestão, isso trará novas ideias e novas perspectivas para o seu negócio, e lembre-se: delegar funções é parte fundamental do crescimento.
Apesar de todas essas novas possibilidades não esqueça da sua paixão e do que te trouxe até aqui, o Pilates. Continue se especializando e seja sempre a referência técnica dentro da sua empresa, assim você será respeitado (a) e os profissionais terão prazer e orgulho de trabalhar com você.
Um abraço, bons negócios e até a próxima edição.