Não sou mais instrutor, sou gestor, e agora?

Hoje, uma tendência em nossa área é o instrutor de Pilates abrir seu próprio estúdio e com isso se tornar um empreendedor.

Essa migração exige uma transformação em sua carreira, afinal o instrutor deixa de ser um profissional liberal para se tornar um empresário e gerir seu próprio negócio.

Na maioria das vezes essa transformação acontece de forma natural. O número de alunos vai aumentando e o instrutor se vê obrigado a ter outros profissionais trabalhando com ele. Nesse momento já não basta apenas se preocupar com a montagem e qualidade das aulas. É preciso pensar em motivar sua equipe, divulgar sua marca, controlar pagamentos, fidelizar seus clientes e atrair novos, ufa…. Quanta coisa!

Durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta (áreas mais comuns dentro do Pilates) se prepara para atuar em campo, exercendo sua profissão diretamente com o cliente. Ele não possui em sua grade curricular matérias que o ajude a se tornar empresário e gerir um negócio.

Justamente por isso, é necessário que o profissional busque se especializar em áreas até então desconhecidas: Controle financeiro, gestão de pessoas, marketing, são alguns temas que serão de suma importância para o sucesso do seu novo negócio. Hoje temos uma oferta grande de cursos em todas as áreas, inclusive EAD (educação à distância) que ajudam muito os profissionais que não moram nos grandes centros e não tem tanta oferta de educação em suas cidades. Além disso, o Sebrae pode ser uma boa opção para buscar ajuda também.

Uma outra alternativa que pode ser considerada é se unir a um sócio com mais experiência na área de gestão, isso trará novas ideias e novas perspectivas para o seu negócio, e lembre-se: delegar funções é parte fundamental do crescimento.

Apesar de todas essas novas possibilidades não esqueça da sua paixão e do que te trouxe até aqui, o Pilates. Continue se especializando e seja sempre a referência técnica dentro da sua empresa, assim você será respeitado (a) e os profissionais terão prazer e orgulho de trabalhar com você.

Um abraço, bons negócios e até a próxima edição.

 

+Q Pilates, Empreendedorismo, Revista Mais Que Pilates, Revista Online
Post anterior
Bridge com Centopéia por Alice Becker
Próximo post
Exercícios para o pós-parto com Marla Lopes

Mais Posts:

Pilates e Respiração

Pilates e Respiração

Dicas, Estudos, Pilates
O Método Pilates já nasceu com uma relação muito estreita com o tema respiração. Seu criador, o Joseph Hubertus Pilates, foi uma criança raquítica e asmática e passou uma vida…
Poluição das águas

Poluição da água: como resolver esse problema?

Pilates

A água é um bem precioso e cada vez mais se torna tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes como rios e lagos podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. Sabemos que a água é um dos mais essenciais recursos naturais para os seres vivos. Além de ser vital para a manutenção da vida, o domínio da água permitiu que o homem aprendesse a plantar, criar animais para seu sustento, gerar energia, recreação, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This