Como divulgar estúdio de Pilates no Instagram?

Aprenda como divulgar estúdio de Pilates no Instagram

O Instagram é uma ferramenta essencial para a propaganda e o marketing de qualquer empresa. Para se ter ideia dessa dimensão, basta lembrar que o Brasil tem mais de 130 milhões de pessoas com acesso à internet. Somente no Instagram, são mais de 66 milhões de usuários ativos no País. Ou seja, não há como negar a necessidade de estar presente na rede. Então, agora que você já entendeu isso, vamos te ensinar como divulgar estúdio de Pilates no Instagram.

Importância da propaganda na internet

Certamente, quem decide abrir o próprio negócio busca retorno e reconhecimento de seu público-alvo. Assim, a propaganda assume uma posição de destaque nesse contexto. Quando ela é bem feita, os resultados são visíveis. Por exemplo, é possível atrair novos clientes e fortalecer a marca. Se o seu negócio permanece invisível para os clientes, as chances de ele fracassar só vão crescer com o tempo.

Com o desenvolvimento tecnológico e o crescimento mundial da internet, os hábitos de consumo das pessoas sofreram mudanças. E uma dessas mudanças refletiu no jeito de se fazer propaganda. Antigamente, a empresa gastava valores altíssimos para se mostrar a seu público. Hoje em dia, diversas ferramentas online gratuitas ajudam a fazer propaganda com o custo muito mais baixo.

Quando um cliente está à procura de um estúdio de Pilates, a chance de ele utilizar a internet para fazer suas pesquisas é muito alta. Aí entra a importância de a empresa estar presente em todas as plataformas estratégicas disponíveis na rede. Quanto mais eficaz for a divulgação do seu estúdio de Pilates, melhor será a imagem de sua empresa diante do público.

Por isso, é necessário conhecer as ferramentas acessíveis de divulgação e aprender a utilizá-las. Por exemplo, aprender como divulgar estúdio de Pilates no Instagram é fundamental. O Instagram é uma ferramenta valiosa, que vai aproximar o seu estúdio de Pilates do cliente e criar um canal de comunicação eficiente.

Mas o que é mesmo o Instagram?

O Instagram é intuitivo e de fácil manuseio. Ele permite compartilhar fotos e vídeos e viabiliza o uso de filtros e efeitos para personalização dos conteúdos. Além disso, o usuário consegue ainda fazer transmissões ao vivo e criar publicações pontuais, que ficam 24 horas disponíveis para visualização, chamadas stories.

A instalação do programa é gratuita, simples e rápida. Para os usuários de aparelho celular Android, basta procurar o aplicativo pelo nome no Google Play. Se você usa IOS, dá para baixar pelo App Store. Após baixar o app, é só criar uma conta, escolher um nome de perfil e começar a usar.

Dentre as muitas funcionalidades do programa, você pode marcar pessoas e locais, interagir com os seguidores e até vender produtos diretamente pelo Instagram. Além disso, poderá seguir pessoas e empresas, para acompanhar suas publicações e atualizações. Em outras palavras, o Instagram é um aplicativo com alcance imenso e uso comercial bastante eficiente.

Por que preciso saber como divulgar estúdio de Pilates no Instagram?

Aa razões por que você deve aprender a como divulgar estúdio de Pilates no Instagram são muitas, porém bem fáceis de compreender. Primeiro, o Instagram é uma ferramenta de propaganda gratuita e de baixo custo. Consequentemente, você conseguirá intensificar a divulgação de seu estúdio de Pilates sem precisar desembolsar valores altos.

Além disso, os seus concorrentes estão presentes no Instagram. Isso significa que você precisa marcar presença também e conquistar o seu próprio espaço dentro da rede. Você precisa construir uma imagem de credibilidade na rede, isso vai dar personalidade ao seu estúdio de Pilates. Sem contar que as interações geradas dentro da rede contribuem significativamente para que a sua marca seja conhecida por outras pessoas. Assim, você poderá alavancar o seu estúdio apenas utilizando o Instagram de forma adequada.  

Por fim, o Instagram oferece uma série de informações sobre os acessos e alcance, que podem ser usadas para traçar suas estratégias. Você vai poder identificar o horário em que seu perfil é mais acessado, quais os materiais são mais curtidos e comentados e quais conteúdos não têm tido uma receptividade tão boa. Tudo isso usando um aplicativo fácil de usar e gratuito.

Como divulgar estúdio de Pilates no Instagram? Primeiros passos

1. Baixe o aplicativo

Se você ainda não possui um perfil para seu estúdio de Pilates cadastrado no Instagram, esse é o primeiro passo a ser dado. Para tanto, você terá que acessar o Google Play (Android) ou o App Store (IOS) e baixar o aplicativo. Em seguida, é só seguir as instruções para dar início à criação de sua conta.


O studio de Pilates é uma empresa, portanto,
escolha o perfil comercial do Instagram, deixando-o público. Dessa forma, você terá acesso a ferramentas exclusivas, que te darão informações relevantes de público, assim como de acesso. Assim, você terá dados sobre gênero, idade e localização de seus seguidores, além de análises sobre o alcance dos posts. Além disso, as pessoas conseguirão visualizar todas as suas publicações assim que acessarem seu perfil.

Esses números e dados são muito importantes para desenvolver e avaliar suas estratégias de publicação.

2. Escolha um nome de usuário interessante

Durante o processo de criação de conta, você deverá escolher um nome de usuário, que será a forma como as pessoas te encontrarão no Instagram. Opte por um nome curto, que seja fácil de lembrar, porque esse será o nome como você será conhecido no Instagram. Não apenas por isso, como também pelo fato de que as pessoas devem te identificar com facilidade. Só para ilustrar, imagina uma pessoa querer indicar o seu perfil e não lembrar qual é? Nesse exemplo, você já teria perdido um seguidor.

Dicas: como divulgar estúdio de Pilates no InstagramAlém disso, escolha um nome que seja fácil de escrever e represente o seu estúdio de Pilates. O nome de usuário é a identidade de seu estúdio na rede social. Portanto, faça uma escolha inteligente. Se você vai criar perfis em mais de uma rede social, o ideal é que você tenha o mesmo nome de usuário em todas elas. Essa medida vai facilitar a sua vida e a vida das pessoas que te seguem. Como falamos aqui, essa é sua identidade nas redes sociais, quanto mais simples ela for, mais agilmente você será lembrado.

3. Escreva de forma clara e objetiva a sua biografia

A biografia é o espaço que você tem para descrever o seu negócio e mostrar o quanto ele é interessante. São 160 caracteres que precisam ser preenchidos de forma clara e estratégica. Então, utilize o espaço para conquistar seu cliente e, para isso, acrescente emojis para deixar o espaço organizado.

A biografia é o único espaço no Instagram em que é possível inserir link clicável, mas apenas um link. Ali você pode colocar acesso para seu site ou direto para seu whatsapp. Ou, ainda, se você quer colocar vários links ali, pode usar a ferramenta Linktree. Ela funciona como uma árvore de links, para quem precisa incluir vários links na bio. Resumindo, faça uma descrição resumida do perfil de seu estúdio, mas que seja atraente.

Como divulgar estúdio de Pilates no Instagram? Orientações sobre as publicações 

1. Planeje o seu conteúdo: faça publicações relevantes e diariamente

Você precisa manter o seu Instagram atualizado, por isso, se organize para fazer postagens diariamente. Você pode postar fotos ou vídeos, fica a seu critério definir a linha editorial que vai seguir. Contudo, lembre-se que o seu conteúdo precisa ser atraente. Não se prenda a postar apenas os serviços prestados e sua qualificação profissional. Pense em temas que agreguem valor aos seus seguidores.

Temos alguns artigos em nosso blog que podem servir de inspiração para a sua produção de conteúdo. Por exemplo, se a mulher grávida pode fazer Pilates, os benefícios do Pilates para os homens, sobre o Pilates para pacientes em reabilitação, Pilates e qualidade de vida, dentre tantos outros. Ainda dá para fazer vídeos, dar dicas de exercícios, existem muitas possibilidade. É só usar um pouco de criatividade. Para não perder o ritmo e o foco, faça um planejamento semanal ou mensal. Manter a rotina é fundamental.

Sobre o tamanho da legenda, não existe regra. Avalie o tamanho ideal para transmitir a mensagem que você quer. Algumas vezes, você precisará incluir mais informações no texto, outras, uma legenda curta já bastará. Mas fique atento ao limite, pois o Instagram permite o máximo de 2.200 caracteres. De qualquer forma, se for escrever um texto maior, separe-o em parágrafos.

2. Adote uma linguagem compreensível e neutra

Fique atento à linguagem, escolha um tom que seja acessível a seu público. E invista em uma linguagem que seja, ao mesmo tempo, informal, mas profissional. Então, evite entrar em debates sobre temas polêmicos, como religião e política. Estamos aqui falando de um Instagram comercial, portanto, ser neutro nessas questões é mais recomendado, para você não segmentar o seu público e afastar aqueles que pensam de maneira diversa de você.

Ao final das publicações, utilize a estratégia do CTA (call to act), que é um convite para que os seus seguidores interajam com aquela publicação. Portanto, no fim da postagem, você pode pedir a opinião deles, fazer alguma pergunta, pedir que cliquem no link da bio etc. Isso gera interação com seus seguidores e melhora o seu posicionamento no ranking da rede.

3. Use as hashtags, mas com cautela

As hashtags são importantes nas publicações do Instagram, porém elas precisam ser escolhidas com critério. Assim, coloque hashtags que tenham relação com o tema da postagem ou com o universo do Pilates. Use em torno de cinco hashtags em cada publicação, preferencialmente no final da legenda. Existem ferramentas, como o All Hashtags, que podem te ajudar com essa tarefa. Basta você escrever uma palavra, que o programa te dá uma enormidade de opções de hashtags relacionadas.

A propósito, vale acrescentar aqui uma observação. Sim, as hashtags são muito importantes, mas devem ser colocadas apenas no lugar certo. Além de usar no próprio espaço da legenda, você também pode incluí-las nos comentários. Mas nada de colocar hashtag no perfil, hein? Você corre um sério risco de o seguidor clicar naquela hashtag ainda no seu perfil, entrar em um universo de informações infinito e não voltar mais.

4. Abuse dos stories para se aproximar de seus seguidores

Os stories são publicações que ficam disponíveis para visualização durante 24 horas. É um espaço de conexão entre você e seus seguidores, clientes e potenciais clientes. Há vários recursos interessantes nos stories que podem ser explorados. Você pode colocar enquetes, perguntas, música, localização, gifs, hashtags, contagem regressiva para um evento, dentre outras possibilidades. Todas essas formas de interação aumentam o engajamento e o alcance de seu perfil

No Instagram, os stories têm dado bastante retorno às empresas em geral, justamente por ocupar um espaço mais informal, de aproximação e contato. Aprender como divulgar estúdio de Pilates no Instagram inclui o uso frequente dos stories. Assim, você pode mostrar o seu estúdio, publicar parte das aulas, dar dicas sobre assuntos relacionados com o Pilates, fazer demonstração de exercícios e, inclusive, mostrar um lado de sua vida fora do estúdio. Com o tempo, certamente, você desenvolverá o feeling do que mostrar.

Ademais, você ainda tem a possibilidade de manter seus stories visíveis por tempo indeterminado. Para isso, basta criar destaques. A funcionalidade dos destaques pode ser utilizada para dar informações importantes. Você pode colocar ali as dicas de saúde e exercícios, pode colocar os serviços que oferece, um mapa de como chegar ao seu estúdio.

5. Reposte as publicações que falam bem de você

Quando um aluno ou seguidor te marcar em um post no feed ou nos stories, falando bem de seu trabalho ou de seu estúdio, é interessante repostar o material. Você vai dar visibilidade a uma avaliação positiva de seus serviços feita por terceiro e ampliar o alcance dessa publicação. Além disso, também estará demonstrando que se importa com seu aluno e a opinião dele.

6. Interaja ativamente com seus seguidores

Não deixe os seus seguidores sem resposta. Sempre procure responder os comentários e os directs, que são as mensagens privadas. O Instagram é um canal de comunicação eficiente, então dê uma atenção especial ao teor das mensagens. Analise as sugestões e críticas, aproveite as dicas positivas e responda aos seus seguidores de maneira cordial e atenciosa.

7. Promova os seus posts mais relevantes 

O Instagram oferece a possibilidade de pagar para aumentar o alcance de uma publicação. Pagando para promover um post, você conseguirá que esse post chegue a muitas outras pessoas, inclusive as que não te seguem na rede. Vai funcionar como se fosse um anúncio. Você vai poder escolher o público-alvo, valor e duração da campanha. O importante aqui é selecionar bem o post que você vai patrocinar. Assim, você poderá conquistar novos seguidores. 

Saiba como divulgar estúdio de Pilates no InstagramAgora que você já sabe como divulgar estúdio de Pilates no Instagram, é só começar

Pronto, você já tem as informações necessárias para dar visibilidade ao seu estúdio de Pilates no Instagram com qualidade e eficiência. Agora é colocar a mão na massa e fazer o trabalho com cuidado, dedicação e amor. Afinal de contas, é a imagem do seu estúdio de Pilates, o seu negócio que está ali. E o crescimento dele só vai depender de você.

, , , ,
Post anterior
Acessórios para Pilates que você deve ter
Próximo post
Importância da qualificação para profissional de Pilates

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This