O transtorno de ansiedade está relacionado a uma resposta excessiva do organismo diante de situações consideradas ameaçadoras ou estressantes. A ansiedade, por si só, não é uma doença. Mas quando ela passa a interferir na qualidade de vida da pessoa, isso se torna um problema sério. Especialmente se as crises ocorrem com frequência, em momentos inoportunos, de maneira contínua ou em um nível alto de intensidade. Nesse artigo, traremos algumas considerações sobre como o Pilates ajuda no controle da ansiedade.
Saúde mental: conceito e importância
A saúde mental é um tema que conquista cada dia mais espaço no cenário mundial. A justificativa é simples, porque ela impacta em todos os segmentos da vida pessoal, social e econômica do indivíduo. Os transtornos ligados ao psicológico geram dificuldade de interação, baixa produtividade, tristeza, isolamento, dentro outros prejuízos.
Mas o que seria a saúde mental? Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um estado de bem-estar que permite a uma pessoa enfrentar os desafios da vida de maneira mais consciente e controlada, a fim de que esses problemas não lhe causem consequências negativas permanentes.
Esse bem-estar, no entanto, é desencadeado por fatores internos e externos. Então, não basta cuidar da mente para garantir a saúde mental. Questões relacionadas ao corpo, condições de vida, trabalho, relacionamentos, tudo pode afetar a qualidade da saúde mental de uma pessoa.
Por isso que é necessário incluir na rotina diária hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Essas são também estratégias de atenção à saúde mental. E é aqui que entra o Pilates no controle da ansiedade, agindo de maneira efetiva para melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Ansiedade enquanto problema de saúde mental
As estatísticas acerca dos diagnósticos de transtornos mentais no Brasil são assustadoras. De acordo com o Ministério da Previdência, em 2024 foram registrados mais 470 mil afastamentos do trabalho em decorrência de problemas relacionados à ansiedade e depressão. Esse número é o mais alto já identificado no país.
Os transtornos mentais são um desafio para a saúde pública no mundo, porque atingem cerca de um bilhão de pessoas. Assim, adotar meios de prevenir e combater o problema é crucial. O Pilates se mostra uma intervenção valiosa no controle da ansiedade, a partir do momento em que atua sob a égide de princípios bem delimitados e muito eficazes.
Ação do Pilates no controle da ansiedade
Os princípios do Pilates são o fundamento principal do método. Cada exercício deve ser executado levando-se em consideração a aplicação de cada um desses 6 princípios. Mas o que isso tem a ver com o controle da ansiedade? Você vai entender a partir de agora.
O Pilates preconiza a saúde integral do corpo, associando benefícios ao corpo e à mente de maneira simultânea. Começamos aqui a falar dos princípios, e vamos abordar especialmente três deles, que são fundamentais para lidar com as emoções humanas: respiração, concentração e controle.
A prática do método Pilates estimula continuamente o aluno a manter-se em um estado de presença. Mas não é só isso. Além de trazer o aluno para a realidade do momento, o Pilates faz com que ele exercite também o autocontrole em cada exercício. E isso só é possível quando o indivíduo utiliza a concentração e a respiração.
O controle, a concentração e a respiração são elementos fundamentais no manejo da ansiedade. Além disso, falando em fisiologia, a prática da atividade física também auxilia na oxigenação do cérebro. Assim, o Pilates vai promover a elevação do fluxo sanguíneo, ajudar a produzir hormônios do bem-estar e até melhorar as funções cognitivas.
Outros benefícios do Pilates que atuam no controle da ansiedade
Ademais, o praticante do Pilates também irá usufruir de outros benefícios que, em conjunto, também afetam o bem-estar geral e a qualidade de vida. Flexibilidade, fortalecimento muscular, coordenação motora, resistência, correção postural, alívio das dores musculoesqueléticas em geral e equilíbrio. Essas são algumas das melhorias atreladas à prática do Pilates.
Conjuntamente, esses benefícios afetam diretamente a qualidade de vida, bem-estar e percepção da vida. De forma direta ou indireta, a depender do indivíduo, esses fatores também exercem influência no controle da ansiedade. Além de funcionar como uma solução terapêutica, o método é indicado também como solução preventiva.
As demandas da vida moderna expõem as pessoas a situações contínuas de estresse, risco e vulnerabilidades. E manter um equilíbrio mental é uma tarefa árdua. Então, se cercar de soluções que promovam mudanças positivas nos níveis de humor, autoestima e capacidade física é fundamental.
Assim, se você se encontra em um estado mental que lhe causa tristeza, isolamento, vontade de não sair de casa, baixa produtividade e afins, busque ajuda médica. E, aliado a isso, comece suas aulas de Pilates.