Onde fazer Pilates? Saiba escolher um estúdio

Saiba escolher onde fazer Pilates

O Pilates é um método de exercício físico que traz inúmeros benefícios ao praticante. Com sua popularização, especialmente a partir dos anos 2000, aumentou a procura por profissionais e estúdios que oferecem aulas. Mas para usufruir de tudo o que o Pilates oferta, é fundamental que o aluno esteja orientado por um profissional qualificado. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para que você possa escolher o local onde fazer Pilates com total segurança e tranquilidade.

Criado por Joseph Pilates, o método compreende um conjunto de exercícios e uma base filosófica, que além de utilizar o peso do próprio corpo como fonte de resistência, conta com equipamentos próprios que auxiliam na organização e facilitação do desafio dos movimentos. O método foi desenvolvido no século 19 e tem, como um de seus princípios fundamentais, o controle consciente dos movimentos, conectados com o ciclo da respiração. Mais recentemente vêm sendo feitas diversas pesquisas científicas, que comprovaram a sua eficiência para finalidades variadas, como condicionamento físico, promoção da saúde e bem-estar geral, reabilitação e prevenção de lesões.

Benefícios do Pilates

O Pilates é uma atividade física de baixo impacto, indicada para todos os públicos, praticamente sem contraindicações. Assim, crianças, jovens, adultos e idosos podem praticar o método. O Pilates também oferece muitas vantagens para as gestantes e aos portadores de enfermidades ou necessidades especiais. Portanto, saber escolher onde fazer Pilates é o primeiro passo para garantir que a sua prática será eficiente e trará os resultados desejados.

> Conheça as contraindicações do Pilates para mulheres grávidas
> Por que os homens devem fazer Pilates? Clique e saiba
> Está em processo de reabilitação? Veja como o Pilates pode te ajudar

Para facilitar a visualização, vamos trazer dez exemplos dos benefícios proporcionados pelo Pilates:

  1. Melhora a coordenação motora e, assim, a eficiência do movimento;
    2. Torna a transição dos movimentos mais fluida e natural, ou seja, integra o corpo todo;
    3. Ajuda no ganho de força, massa muscular e, além disso, de condicionamento físico;
    4. Desenvolve o equilíbrio e, ainda, a concentração;
    5. Corrige problemas posturais;
    6. Desenvolve a consciência corporal, porque integra mente, corpo e espírito;
    7. Melhora a capacidade respiratória e a qualidade da respiração;
    8. Eleva a autoestima e a sensação de bem-estar;
    9. É adaptável a diversos objetivos;
    10. É um método auxiliar de reabilitação e de prevenção de lesões;

Como escolher o local onde fazer Pilates?

 

A escolha do studio onde fazer Pilates envolve questões importantes. Assim, você deve se preocupar com fatores, como a qualificação do profissional e a estrutura física do espaço. Afinal de contas, você estará cuidando, sobretudo, de sua saúde. E ninguém deve negligenciar uma área da vida tão importante.

Pergunte sobre a formação do instrutor

Veja como escolher onde fazer Pilates

Inicialmente, você precisa saber se o instrutor possui formação específica em Pilates. Ou seja, ele precisa ter certificado de uma escola de formação que o habilite a dar aulas de Pilates, como a Polestar Brasil, uma escola com currículo completo que cumpre as exigências internacionais de transmitir um Pilates bem fundamentado e de qualidade. No Brasil e no mundo não existe exigência legal de que o profissional tenha nível superior específico. No entanto, é imprescindível que o instrutor possua conhecimento em cinesiologia e disciplinas afins das ciências do movimento, dentre outras disciplinas que envolvem a saúde integrada e uma comunicação eficiente, por exemplo, porque a abordagem é através do movimento humano.

Agora, se você está buscando a prática do Pilates para reabilitação, as regras mudam. Conforme a lei, apenas profissionais da área clínica  têm autorização para trabalhar com o método para reabilitação. Ou seja, nesse caso, o instrutor precisa ser profissional habilitado na área clínica e, simultaneamente, possuir curso específico de formação em Pilates com abordagem voltada para a reabilitação. Resumindo, ele precisa ter ambas as formações.

Certamente, a qualidade da formação do seu instrutor interferirá nos resultados obtidos com a prática. Dessa forma, se ele possui formação sólida e se preocupa em absorver novos conhecimentos, seu repertório de exercícios será mais seguro, amplo e diversificado. Consequentemente, você terá acesso a um enorme rol de possibilidades. Deu para entender por que é importante escolher com cuidado com quem e onde fazer Pilates? Mas vamos aos itens seguintes.

Analise o atendimento dos locais onde fazer Pilates próximos a você

O atendimento é um item que devemos valorizar em qualquer serviço. Portanto, avalie a forma como você foi recebido e tratado no estúdio. Suas dúvidas foram sanadas? Você se sentiu acolhido? A comunicação foi eficiente? O bom atendimento vai impactar na sua relação com a atividade e com o instrutor.

Qual a quantidade de alunos ideal por turma?

Dicas para escolher onde fazer Pilates

Pergunte ao instrutor quantos alunos ele atende por aula. Essa informação é relevante. Apesar de não haver regra específica sobre o assunto, a quantidade de alunos deve ser adequada à experiência do instrutor, para que ele consiga dar atenção a todos. Inclusive, você pode conhecer antes o espaço e o profissional, marcar uma avaliação ou, quando possível e disponível, agendar uma aula experimental para verificar como funciona.

Verifique a possibilidade de fazer uma aula experimental, para conhecer o local e a metodologia do professor

A participação em uma aula experimental pode servir de termômetro, para você conhecer o estúdio de Pilates e a forma de ensino do professor. Nem todos os estúdios possuem esta opção, uma vez que consideram importante uma avaliação e o desenvolvimento de um plano de trabalho específico antes de permitir que um cliente inicie suas práticas, até por questões de segurança e saúde.

Visitando o estúdio e conhecendo de perto o trabalho, você também terá mais noção sobre a quantidade dos alunos na turma, sobre a atenção que o professor dispensa a cada um e sobre a estrutura da sala. Sem contar que você poderá observar os aparelhos em ação e checar se há algum barulho estranho e se oferecem conforto e, principalmente, estabilidade e segurança.

Esse primeiro contato também é útil, para que você possa verificar os itens de limpeza, organização e higienização. O ambiente deve estar limpo, e o instrutor precisa seguir as orientações sobre higienização após o uso de equipamentos e acessórios. Além disso, você terá condição de avaliar a segurança que o lugar oferece, se há armário para guardar seus pertences etc. Portanto, não perca a oportunidade de fazer essa visita, entrevista ou test drive antes de fechar o contrato com o estúdio.

As aulas são individualizadas, mesmo em grupos?

Onde fazer Pilates? Confira nossas dicas

Não esqueça de verificar se as aulas estão sendo realmente individualizadas. As aulas de Pilates normalmente são realizadas em pequenos grupos. Contudo, cada aluno tem objetivos próprios. Por isso, a aula de Pilates geralmente é personalizada, focada nas demandas de cada aluno. Mas existem também sistemas de aulas de grupos que trabalham em uníssono, normalmente frequentadas por pessoas saudáveis. Nesses casos, o grupo pratica e flui junto num mesmo repertório de exercícios, com adaptações ocasionais para cada necessidade especial

Às vezes, claro, alguns alunos executam movimentos iguais, isso é natural. Especialmente porque eles podem ter necessidades similares. Importante que você busque um instrutor bem formado e experiente, que saiba quando e como deve adaptar ou igualar o grupo no repertório de exercícios.

Os equipamentos são seguros e estão com a manutenção em dias?

No Pilates, são muitos os movimentos realizados com o apoio de aparelhos e acessórios, muitas vezes em posições que exigem estabilidade e estrutura firme. Em virtude disso, é fundamental que seja dada a manutenção necessária nos equipamentos, para que eles garantam segurança e funcionalidade a instrutores e alunos. Dessa forma, verifique com o instrutor se os equipamentos estão sendo revisados e oferecem a segurança necessária.

Se você constatar que os aparelhos utilizados no estúdio são da Physio Pilates, esse é um ótimo indicativo de qualidade. A Physio Pilates é a única licenciada no Brasil da Balanced Body, marca mundial renomada de aparelhos de Pilates, com mais de 40 anos de atuação no mercado internacional. Também é a única no Brasil que oferece seis anos de garantia em diversos equipamentos.

Use a internet para pesquisar opiniões e indicações de onde fazer Pilates

A tecnologia é uma grande aliada do consumidor. Com uma pesquisa rápida nos buscadores mais famosos, como o Google, você terá acesso a uma enormidade de informações sobre o estúdio de Pilates e o instrutor. Sendo assim, não economize nas buscas por referências. Inegavelmente, essa é uma ferramenta simples, fácil de usar e barata para conseguir informações valiosas.

Se ainda não se sente seguro, opte pelas aulas online

As aulas online de Pilates surgiram no período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. A fim de viabilizar a atividade dos profissionais de Pilates e dar continuidade ao trabalho com os alunos, foram liberadas as aulas de Pilates a distância. A iniciativa teve uma receptividade tão positiva, que mesmo com o retorno progressivo das aulas presenciais, muitos alunos optaram por manter as aulas de Pilates a distância, por vídeo chamada ou videoaula.

Assim, se você ainda tem alguma restrição em fazer aulas presenciais, não há mais desculpas para adiar o início da prática de Pilates. Basta verificar um profissional que ofereça aulas a distância. E o mais legal é que você pode, inclusive, escolher profissionais de outros estados, ou referências nacionais e internacionais como Alice Becker, pioneira em Pilates no Brasil, dentre outros profissionais experientes que hoje oferecem aulas online regulares.

Encurte o caminho pela busca do melhor lugar onde praticar Pilates, procure um dos parceiros da Polestar Brasil

A Polestar Brasil é uma escola presente em vários países, com mais de 30 anos de experiência na formação de instrutores de Pilates. Além de oferecer a maior carga horária do mercado brasileiro, a Polestar disponibiliza material gratuito ilustrado e descontos exclusivos para aquisição de equipamentos e acessórios da Physio Pilates.

Outro ponto importante é que a Polestar valoriza o pensamento crítico. O que isso significa? Em outras palavras, a escola preza o desenvolvimento da capacidade criativa do instrutor, elevando sua habilidade de aplicar corretamente os  exercícios e movimentos a partir dos fundamentos e princípios basilares do Pilates e das ciências e estudos mais atuais relacionadas ao movimento. E ainda oferece cursos de educação continuada, para que o profissional progrida em suas técnicas.

A Polestar forma instrutores de Pilates em todos os cantos do Brasil. Assim, você pode encontrar um estúdio qualificado a um toque de seu mouse, basta acessar aqui. Pelo link, você vai poder localizar o estúdio de Pilates mais perto de você, com a garantia de estar escolhendo um serviço altamente qualificado. Agora é só clicar e fazer parte dessa comunidade.

, , , , , , , , ,
Post anterior
Pilates dá resultado mesmo? Saiba tudo aqui
Próximo post
Acessórios para Pilates que você deve ter

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This