Aula de Pilates online: mantenha sua renda na quarentena

Gravação de aula de Pilates online

O isolamento social tem perdurado por mais tempo do que os menos otimistas poderiam imaginar. Em algumas cidades, o comércio segue fechado e sem perspectiva concreta de retomada. Apesar do cenário, algumas oportunidades de manter uma atividade remunerada têm surgido. Para os profissionais que dão aulas de Pilates, oferecer aula de Pilates online pode ser uma ótima solução.

Muitas vezes, basta um pouco de criatividade e muita vontade de enxergar na crise uma perspectiva diferente. Reinventar-se é a palavra do momento, e o Pilates é uma atividade bastante versátil nesse sentido. Com um projeto bem feito para o oferta de aulas de Pilates online, você dois ganhos. Além de manter os alunos que já são clientes, você tem a perspectiva de alcançar um público novo e tentar fidelizá-lo para o pós-pandemia.

Para começar a oferecer aula de Pilates online, você vai precisar de planejamento, organização e, claro, um toque extra de criatividade. Um pouco de manejo com as tecnologias é sempre bem-vindo. E para dar o primeiro passo, você só precisa pegar aquele caderno que está guardado, ou o seu próprio computador, para esquematizar o funcionamento das suas aulas.

Dedicar algumas horas a esse planejamento, para que tudo aconteça com a qualidade que a sua atividade requer, será uma etapa decisiva. Afinal, cuidar da saúde das pessoas exige muita responsabilidade, especialmente quando esse cuidado se dará com a oferta de atividade física a distância.

Como planejar sua aula de Pilates online

Primeiramente, você precisa montar o funcionamento dos seus treinos. Algumas decisões serão bastante importantes nesse momento. Você vai oferecer aula de Pilates online por meio de videoconferência, em que você vai orientar o aluno em tempo real, ou vai enviar os vídeos gravados das aulas, para que cada um possa executar a sequência de exercícios na hora que for mais conveniente em casa?

Cenário para aula de Pilates online

Cenário para aula de Pilates online

Você pode oferecer também as duas possibilidades. Para as aulas gravadas, você vai precisar utilizar algum editor de vídeo, existem vários aplicativos gratuitos disponíveis, bem fáceis de manusear, como o VideoShow, para deixar os seus vídeos com a qualidade que eles merecem.

Já para a aula de Pilates online, você terá de escolher um aplicativo projetado para a realização de videochamadas, para que consiga se conectar com o seu aluno. Existem várias opções simples, também sem custo adicional, como o Meet e o Zoom, que permitem a reunião de várias pessoas simultaneamente. E lembre de pensar na quantidade máxima de alunos por aula.

Outro aspecto fundamental é estipular o valor do seu trabalho. Pense em uma remuneração que atenda às condições atuais, analise seus custos. Você pode oferecer valores distintos para cada tipo de aula, se será gravada ou se será uma aula de Pilates online. E para conquistar o seu aluno, ofereça uma aula experimental gratuita, para que ele conheça como funcionarão os treinos.

Sonde seus alunos sobre o interesse deles

Com as ideias no papel, faça uma sondagem com seus alunos, acerca do interesse em seguir os treinos a distância. Encontre a melhor forma de comunicação com eles, seja por e-mail, mensagem em aplicativos ou até o bom e velho telefonema. Explique sua proposta com detalhes, venda sua ideia de forma interessante, foque nos benefícios e na importância de manter uma atividade física nesse período. Converse sobre os valores, opções de pagamento e planos.

Busque nas suas redes de amigos e conhecidos pessoas que poderiam se interessar pela ideia. Sabe aquela aula experimental que falamos lá em cima? Ofereça a aula gratuitamente. Mais uma vez, foque nos benefícios. Procure saber se eles sentem algum desconforto, se têm alguma restrição médica, faça a mesma anamnese que faria nas aulas presenciais, pergunte e ofereça um treino adequado à condição do aluno.

Inove com os equipamentos domésticos

Fuja do lugar comum e seja original. Lembre-se que seus alunos estarão em casa, cercados de objetos domésticos que podem ser utilizados nos treinos. Como muitas pessoas têm investido em acessórios esportivos para uso doméstico, procure saber se seu cliente possui algum desses itens e inclua ele nas aulas. Caso não tenha, pesinhos podem ser substituídos por produtos de limpeza, dá para aproveitar toalhas, travesseiros, cabo de vassoura, são inúmeras opções.

Divulgue sua aula de Pilates online nas redes sociais

Exercícios para fazer Pilates online
As redes sociais têm sido excelentes aliados dos profissionais liberais nesse período, você pode utilizá-la para divulgar detalhes de seu trabalho e ganhar visibilidade. Nesse momento difícil, o marketing será seu diferencial. Se não entende nada do assunto, pesquise, estude um pouco sobre o tema, busque dicas de especialistas e adote-as. Reinvente também o seu perfil do instagram, ou crie um especialmente para esse objetivo. Importante é marcar presença nas redes.

Dicas importantes

E agora que você já está prestes a dar início à execução do projeto de suas aulas de Pilates online, atente-se a mais essas dicas:

*Caso decida gravar os vídeos, coloque legendas explicativas nos exercícios. Você pode não estar disponível no momento em que o aluno for realizar o treino;

*Organize o cenário que será palco de suas aulas online. Um local com muitos objetos pode distrair o aluno e prejudicar sua concentração;

*Se você não conseguiu mexer com a edição de vídeos, busque parcerias para dar uma força nessa etapa. Você precisa oferecer um produto de qualidade, que construa uma relação de confiança;

*Siga outros profissionais que estão oferecendo aulas de Pilates online, eles podem te inspirar e te dar ideias;

*Caso não se sinta seguro sobre o funcionamento das ferramentas de videochamada, para dar a aula de Pilates online, faça um teste antes com um amigo;

*Aproveite o momento para fazer cursos de capacitação online em áreas que vão contribuir com seu projeto, como gestão e mídias sociais;

*Dê atenção aos alunos, procure saber o que estão achando das aulas, peça um feedback e utilize as sugestões para incrementar suas aulas;

*Quando já estiver caminhando com as aulas, pense em novas possibilidades. Que tal criar um instagram fechado para postar aulas e cobrar pelo acesso? Dá para amadurecer bastante essa ideia.

*Faça lives no seu instagram, com aulas de Pilates online. Atenção para quem você vai convidar, analise quantidade e perfil de seguidores e afins. Isso ajuda a divulgar o seu trabalho para outros públicos.

*Acredite em você e dê o primeiro passo. O resto será diretamente proporcional ao seu esforço e dedicação. Boa sorte!

, , ,
Post anterior
Estúdio de Pilates: por que investir durante o isolamento?
Próximo post
Atividade física em casa: por que escolher o Pilates?

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This