Fortalecimento dos pés: entenda a importância

Fortalecimento dos pés

Os pés são uma parte do corpo normalmente negligenciada durante a prática de atividade física. No entanto, trabalhar a mobilidade, flexibilidade e o fortalecimento da região é fundamental, tão relevante quanto qualquer outra parte do corpo. Muitas vezes os pés são lembrados apenas quando causam alguma dor ou desconforto. Porém, não podemos esquecer que os pés recebem a carga de todo o corpo humano e são os primeiros a entrar em contato com o solo quando realizamos os movimentos cotidianos. Por isso, vamos falar nesse artigo sobre a importância do fortalecimento dos pés, da mobilidade de suas articulações e como o Pilates ajuda nessa questão.

Qual a importância do fortalecimento dos pés?

Os pés são partes muito importantes do corpo humano, pois são essenciais para a realização da grande maioria dos movimentos. Aliás, eles são indispensáveis para o deslocamento natural do ser humano. Apesar da aparente simplicidade, a estrutura dos pés é bem complexa. Sua composição possui inúmeros ossos, músculos, articulações e ligamentos. Por isso, ele apresenta uma das mais variadas estruturas de todo o corpo humano.

Ademais, os pés recebem toda a carga do peso corporal e agem como uma alavanca de impulsionamento do corpo no processo da marcha. Os pés também são responsáveis por adaptar essas passadas e ajudar a manter o equilíbrio do corpo durante a marcha pelos diversos tipos de superfícies, das regulares às mais irregulares. Só até aqui já dá para ter uma ideia da imensa importância do fortalecimento dos pés. São muitas as funções biomecânicas realizadas pelos pés. Por exemplo, a absorção e a distribuição do impacto, a estabilidade corporal e a propulsão.

Qualquer alteração que comprometa a estrutura dos pés causa interferências na marcha, que é uma das locomoções primordiais do indivíduo. Além disso, quando os pés não estão saudáveis, sua capacidade de suportar e distribuir carga é afetada, prejudicando outras partes do corpo.

Benefícios do fortalecimento dos pés e da mobilidade de suas articulações

  • Melhora a flexibilidade e elasticidade de toda a região;
  • Facilita o processo de absorção de impacto, evitando sobrecarga nos tornozelos, joelhos, quadris e coluna lombar;
  • Ajuda a distribuir o peso do corpo;
  • Contribui para a qualidade da marcha, dando mais agilidade e eficiência no processo de locomoção;
  • Ajuda a estabilizar melhor o corpo;
  • Promove melhorias também na postura;
  • Previne uma série de lesões;

Como fortalecer os pés?

Como já vimos anteriormente, os pés facilitam a movimentação do corpo humano em vários planos e atuam diretamente também na posição estática. Nesse sentido, a importância do fortalecimento dos pés e sua mobilidade se tornam latente, inclusive para promover a qualidade de vida do indivíduo. Uma das maneiras mais eficientes de promover o fortalecimento e mobilidade da musculatura dos pés é pela prática regular do Pilates.

O método reúne uma série de exercícios voltados especificamente para o cuidado com essa região. O Pilates ajuda a promover a saúde da musculatura dos pés, potencializando a sua capacidade funcional, ou seja, favorecendo todas as funções que os pés exercem dentro da estrutura do corpo humano. Treinar os pés e trabalhar o fortalecimento e mobilidade da região é, portanto, fundamental para quem busca movimentar de uma forma mais natural e eficiente.

Os profissionais de Pilates que possuem formação adequada estão aptos para avaliar a funcionalidade dos pés e prescrever os exercícios indicados e direcionados a cada necessidade. Com os exercícios do Pilates, o aluno desenvolve as capacidades dos pés, elevando a qualidade do movimento e prevenindo inúmeras lesões.

Exercícios de Pilates que ajudam no fortalecimento e mobilidade dos pés

Existem diversos exercícios que auxiliam no processo de fortalecimento da musculatura dos pés. E dá para fazer em casa. Confira nos vídeos abaixo:

*** E então, você costuma trabalhar o fortalecimento dos pés em suas aulas de Pilates? Compartilhe sua experiência!

Exercícios, fortalecimento dos pés, Physio Pilates, Pilates, Revista +Q Pilates
Post anterior
Por que investir no Pilates em aparelhos?
Próximo post
Cobrar ou não cobrar a aula experimental de Pilates?

Mais Posts:

Pesquisas no Método Pilates

Pilates
Por Aline Haas O Método Pilates foi criado e desenvolvido pelo autodidata alemão Joseph Hubertus Pilates com a finalidade de desenvolver a completa coordenação do corpo, da mente e do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This