Por que investir no Pilates em aparelhos?

Saiba por que investir no Pilates em aparelhos

Os benefícios que as aulas de Pilates proporcionam fizeram a busca pelo método crescer consideravelmente em todo o Brasil. Por consequência, aumentou também a quantidade de Studios, para dar conta dessa demanda progressiva. Os espaços exploram as duas modalidades de Pilates, solo e em equipamentos, de forma conjunta ou individualmente. Nesse artigo te mostraremos algumas vantagens para você investir no Pilates em aparelhos.

Pilates no solo x Pilates em aparelhos

O Pilates é um método completo, criado por Joseph Pilates, e que engloba exercícios desenvolvidos para execução em aparelhos e outros no solo. Então, a distinção que exploramos aqui é apenas a título de compreensão das diferenças. Mas é importante lembrar que uma forma não exclui a outra, elas são totalmente complementares e podem ser exploradas de simultaneamente.

Pilates no solo

A expressão Pilates no solo é utilizada para descrever a prática de Pilates feita no chão, sem os equipamentos do método. Nesse caso, geralmente o aluno trabalha movimentos explorando o peso do próprio corpo ou com alguns acessórios, como a Flymoon, elásticos, bola suíça, rolo e afins. Essa modalidade exige concentração total do aluno, que precisa controlar todos os movimentos, já que não conta com qualquer auxílio.

O Pilates no solo é conhecido mundialmente como Mat Pilates. Por sua vez, mat é uma palavra em inglês que significa tapete. Na formação do método, Joseph Pilates criou 34 exercícios de solo. Com o passar do tempo, foram criadas variações desses movimentos e incluídos os mais diversos acessórios, aumentando os desafios na prática do Pilates.

Atualmente existe uma infinidade de exercícios de solo, e com um pouco de criatividade e muito conhecimento técnico, esse número tende a sempre aumentar.

Pilates em aparelhos

O Pilates em aparelhos traduz a prática do método com o suporte dos diversos equipamentos criados por Joseph Pilates. Assim, essa prática inclui o uso, por exemplo, do Cadillac, Reformer, Chair e Barrel. Ou seja, o profissional utiliza todos os recursos disponíveis para incrementar as aulas e adaptar os desafios ao nível e condição de cada aluno.

O grande diferencial do Pilates em aparelhos é justamente a capacidade de adaptação dos movimentos a todos os públicos, porque os aparelhos contam com molas, empunhaduras, cama e muitos outros recursos que dão suporte e desafios à execução dos movimentos. Aliás, a própria anatomia desses equipamentos foi pensada para fornecer esse suporte ou desafiar.

Principais diferenças entre o Pilates Mat e o Pilates em equipamentos

Ambas as formas de prática do Pilates exigem atenção do profissional nas aulas em grupo. Porém, como o Pilates em aparelhos requer normalmente o posicionamento de um aluno em cada equipamento, a atenção do profissional deve ser redobrada, para acompanhar a execução de todos ao mesmo tempo.

Em relação ao nível de dificuldade, ambas as modalidades oferecem exercícios em todos os níveis. No entanto, o Pilates em aparelhos sai na frente no quesito de adaptação a todos os públicos, em razão dos recursos que ele oferece.

Ademais, como existem diversos aparelhos de Pilates, essa variedade também estimula a criatividade. Além disso, dá para conjugar os aparelhos com acessórios e elevar de forma muito significativa o repertório de movimentos. Ou seja, há uma variedade muito maior de movimentos com os aparelhos.

Outro aspecto a ser considerado é em relação ao valor da hora-aula. Quanto mais diferenciais você oferecer em seu Studio de Pilates, terá mais elementos para calcular o valor da mensalidade. Então, nesse sentido, os aparelhos colaboram no quesito de diferenciais.

Vantagens de investir no Pilates em aparelhos

O Pilates em aparelhos é muito versátil, possibilitando a adaptação para todos os públicos, condições e limitações. Isso é possível, porque os equipamentos oferecem recursos que dosam o nível do exercício à situação do praticante. Ou seja, a possibilidade de personalização da prática de Pilates cresce ainda mais com o uso de aparelhos.

A maioria dos aparelhos possuem molas de intensidades variadas, classificadas por cores. Essas molas por exemplo, a depender da forma como são utilizadas, podem fornecer mais resistência ou mais assistência, tudo depende do objetivo e do aluno. Assim, tanto é possível intensificar o movimento como facilitá-lo, utilizando-se corretamente as molas.

Além disso, cada aparelho do Pilates apresenta uma estrutura própria, justamente para propiciar essas adaptações. Então, se o aluno é pessoa idosa ou possui dificuldade de locomoção, ela conta com os aparelhos para possibilitar a prática mesmo com restrições.

 Onde adquirir aparelhos de Pilates?

A prática do Pilates em aparelhos exige cuidado, especialmente em relação à segurança de seus alunos. Por isso, é fundamental investir na aquisição de equipamentos de qualidade, que garantam durabilidade e permitam uma prática tranquila e segura.

A Physio Pilates fornece os melhores aparelhos de Pilates do Brasil, já que se preocupa desde a escolha da matéria-prima até a entrega do produto, passando pelo uso de modernas tecnologias que garantem uma prática eficiente e sem riscos.

Entre em contato com a equipe da Physio Pilates e conheça as melhores opções para você. No site oficial da Physio Pilates você também consegue informações detalhadas sobre todos os produtos disponíveis.

+Q Pilates, Equipamentos de pilates, mais que pilates, Physio Pilates, Revista Mais Que Pilates
Post anterior
4 aparelhos de Pilates para studios pequenos
Próximo post
Fortalecimento dos pés: entenda a importância

Mais Posts:

Exercícios com o Motr

MOTR: aprenda 5 exercícios para fazer com o aparelho.

Dicas, Exercícios, Pilates

Com um crescente número de adeptos no Brasil, o Pilates é uma das principais modalidades escolhidas por quem busca inserir uma rotina de exercícios no seu dia a dia. Com tamanha oferta, é fundamental estar bem preparado para oferecer aos seus alunos o que há de mais atual e completo na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This