Acessórios de Pilates que dão autonomia aos alunos

Orbit entre acessórios de Pilates que dão autonomia

Quem pensa em Pilates como alternativa para turbinar a malhação costuma associar a prática aos studios completos. Aqueles, portanto, com equipamentos modernos, tradicionais e de dimensões extensas, que exigem amplo espaço. Sem essas ferramentas, no entanto, não seria possível promover a prática do método de forma adequada, eficiente e prazerosa, correto? A resposta é não. Hoje, além do trabalho de solo (Pilates Mat), há acessórios de Pilates que dão autonomia aos alunos e promovem, em qualquer espaço, exercícios de Pilates com resultados eficazes. E a boa notícia é que eles são acessíveis ao público em geral e dão suporte ao trabalho de reabilitação postural, alongamento muscular e condicionamento físico, por exemplo.

Alice Becker, educadora e membro do comitê internacional de currículo da Polestar Pilates, comenta que os acessórios cumprem um papel importante na prática do método. Por exemplo, eles servem para facilitar o exercício, proporcionando maior conforto ao cliente, ou para torná-lo mais instável, aumentando assim o grau de dificuldade durante a execução. Neste caso, o exercício requer que o corpo acesse outros músculos e sistemas de comando de equilíbrio.

“Os acessórios e equipamentos de pequeno porte ajudam a promover atividades em casa e aprimorar a manutenção diária individual. Essas ferramentas ajudam a conduzir o corpo de forma organizada, desafiadora e segura”, comenta Alice. Segundo a especialista, por serem portáteis, pequenos e de baixo custo, além de substituírem algumas funções dos equipamentos de Pilates de grande porte, os acessórios são também uma boa opção para professores e alunos que buscam opções para inovar sem ter a necessidade de ampliação do espaço para realizar a prática. 

Assim, acessórios de Pilates que dão autonomia aos alunos são um ótimo investimento.

Orbit está entre os acessórios que dão autonomia aos alunos

Um exemplo de acessório que contribui para o método Pilates é o Orbit. Criado pelo instrutor de Pilates e dançarino Octavio Galindo, o aparelho fornece inúmeros benefícios. Por exemplo, fortalece e alonga o corpo. Além disso, ele oferece uma superfície dinâmica, apoiada por um rolamento, que pode ser utilizado para aumentar a flexibilidade, força e equilíbrio.

Leve, fácil de transportar e armazenar, O Orbit é ideal para praticar exercícios em casa. “A ferramenta permite realizar movimentos circulares e lineares, desde variações simples até as mais complexas. São movimentos de condicionamento físico, alongamento e atividades de recuperação que permitem melhorar flexibilidade e equilíbrio” – comenta o profissional de educação física e educador da Physio Pilates, Rafael Spindola.

Semelhante a um skate, o equipamento mantém uma mecânica em suas rodinhas que permite que ele se deslize para todas as direções. “Os movimentos são retilíneos, oblíquos e tridimensionais, mas realizados de uma forma desafiadora e confortável ao mesmo tempo”, finaliza Spindola.

* Artigo originalmente publicado em 17 de dezembro de 2015. 

Post anterior
Você conhece a Revista +Q Pilates?
Próximo post
Como adquirir aptidão física com Pilates

Mais Posts:

Pesquisas no Método Pilates

Pilates
Por Aline Haas O Método Pilates foi criado e desenvolvido pelo autodidata alemão Joseph Hubertus Pilates com a finalidade de desenvolver a completa coordenação do corpo, da mente e do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This