4 sinais de quem precisa praticar Pilates

conheça sinais de quem precisa praticar Pilates

Como saber quem precisa praticar Pilates? Simples. Vamos te apresentar aqui cinco sinais de que você deve começar logo suas aulas. Mas antes disso, você precisa saber que o método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates é utilizado para finalidades variadas e oferece inúmeros benefícios. Se a intenção do indivíduo é apenas fazer um treinamento para condicionamento físico, ou se o objetivo é promover reabilitação musculoesquelética, por exemplo, o Pilates pode ajudar. Os exercícios que compõem o método possuem níveis de dificuldade que vão do mais básico ao avançado. Assim, o Pilates pode ser praticado de atletas àquele indivíduo que pretende apenas sair do sedentarismo.

1. Se você costuma sentir dores na coluna, você precisa fazer Pilates

A lombalgia é caracterizada por uma dor na região mais baixa da coluna, chamada de lombar. As suas causas são as mais variadas, e a lombalgia pode ser aguda (quando a dor dura pouco tempo) ou crônica (quando a dor é persistente). Ocorre que uma das causas mais comuns desse tipo de dor está associada a problemas na postura.

Claro que há outras causas para o problema, como, por exemplo, infecções, inflamações, hérnias e artrose. Por isso, é fundamental, antes de qualquer coisa, buscar auxílio médico, para investigar a causa das dores

De qualquer forma, na grande maioria dos casos, o Pilates é um excelente aliado das pessoas que sofrem como lombalgia. Um dos principais benefícios do método é justamente a sua contribuição para a correção postural.

Os exercícios do Pilates fortalecem toda a musculatura do Power House, que é composto pelo conjunto de músculos abdominais, do assoalho pélvico, da coluna, diafragma, glúteos e internos das coxas. É a região conhecida como centro de forças. Por sua vez, é também a parte que promove a sustentação da coluna.

A prática do método promove o fortalecimento de toda essa musculatura, auxiliando na sustentação da coluna e, por consequência, na postura. O resultado é a extinção das dores causadas pela postura inadequada.

2. Se você está percebendo sintomas de estresse e ansiedade, o Pilates é uma solução

A atividade física em geral faz muito bem não só para o corpo, mas também para a mente. Nesse sentido, o Pilates apresenta um importante diferencial, quando o assunto é combate ao estresse e à ansiedade, porque trabalha, simultaneamente, corpo, mente e espírito. Além de ajudar a desenvolver habilidades e capacidades importantes, como equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e mobilidade, por exemplo, o método trabalha com a respiração. Ou seja, como resultado, o praticante do Pilates melhora também o seu autocontrole e sua concentração, muito necessários para lidar com o estresse e a ansiedade.

Pilates ajuda nas atividades do dia a dia

3. Você sente algum desconforto ou dor para realizar os movimentos naturais do dia a dia? Esse é um sinal de quem precisa praticar Pilates

O corpo humano é como uma engrenagem que precisa ser lubrificada para funcionar perfeitamente. Mas, nesse caso em particular, o “óleo lubrificante” é a atividade física associada a uma boa alimentação. Para realizar os movimentos exigidos naturalmente no nosso dia a dia, precisamos ter, por exemplo,  equilíbrio, força muscular, flexibilidade e coordenação motora.

Capacidades como essas tornam a nossa rotina mais fácil, porque ajudam na eficiência do movimento. Mas o que é mesmo esse conceito de movimento eficiente? Ele tem relação com a capacidade de o indivíduo realizar suas tarefas de forma satisfatória, sem que isso lhe cause incômodos, dores ou afins.

Ou seja, se você sente desconforto nas articulações da bacia e joelho ao subir escadas, mesmo sem apresentar qualquer doença relacionada a isso, você pode estar sofrendo com falta de flexibilidade e força muscular.

Ou, ainda a título de exemplo, se sente dificuldade para escovar a parte de trás dos cabelos, pois não consegue elevar o braço até essa posição, também é possível que você esteja com a mobilidade reduzida. Mais um exemplo, se você  não consegue cruzar as pernas ao sentar, também é possível que haja uma limitação em sua mobilidade.

A boa notícia é que o Pilates ajuda no desenvolvimento de todas as habilidades humanas que guardam relação com a eficiência do movimento. Além disso, o método ainda agrega inúmeras outras vantagens à vida de quem o pratica, como ganho de massa muscular, consciência corporal e até melhora de desempenho em outras modalidades esportivas.

4. Pequenos esforços estão te causando muito cansaço? Faça Pilates

Se a sua saúde está em dia, mas, ainda assim, você sente cansaço na realização de esforços pequenos, esse é um indício de que falta em sua vida a prática regular de atividade física. O sedentarismo é um problema de saúde pública, capaz de causar doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e cardiopatias. E o sedentarismo é justamente a pouca quantidade de exercício físico.

Um dos méritos do Pilates está em coordenar todos os seus exercícios com o ritmo respiratório, ajudando a melhorar a capacidade pulmonar do indivíduo. Mais do que isso, o método é responsável pela força muscular, melhora na composição corporal, com o ganho de músculos e também melhora a aptidão física do praticante.

Com a prática regular do método, o indivíduo melhora o seu condicionamento físico e, por consequência, passa a realizar os esforços diários com mais tranquilidade e sem cansar.

Agora que você conhece os sinais de quem precisa praticar Pilates, é só compartilhar essas informações, para que ela alcance o público que precisa. E se você é um praticante do método, conte pra gente os benefícios que você sente no seu dia a dia.

, , ,
Post anterior
Importância da flexibilidade para o corpo, saúde e vida
Próximo post
Como tratar a espondilolistese com Pilates

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This