Como saber quem precisa praticar Pilates? Simples. Vamos te apresentar aqui cinco sinais de que você deve começar logo suas aulas. Mas antes disso, você precisa saber que o método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates é utilizado para finalidades variadas e oferece inúmeros benefícios. Se a intenção do indivíduo é apenas fazer um treinamento para condicionamento físico, ou se o objetivo é promover reabilitação musculoesquelética, por exemplo, o Pilates pode ajudar. Os exercícios que compõem o método possuem níveis de dificuldade que vão do mais básico ao avançado. Assim, o Pilates pode ser praticado de atletas àquele indivíduo que pretende apenas sair do sedentarismo.
1. Se você costuma sentir dores na coluna, você precisa fazer Pilates
A lombalgia é caracterizada por uma dor na região mais baixa da coluna, chamada de lombar. As suas causas são as mais variadas, e a lombalgia pode ser aguda (quando a dor dura pouco tempo) ou crônica (quando a dor é persistente). Ocorre que uma das causas mais comuns desse tipo de dor está associada a problemas na postura.
Claro que há outras causas para o problema, como, por exemplo, infecções, inflamações, hérnias e artrose. Por isso, é fundamental, antes de qualquer coisa, buscar auxílio médico, para investigar a causa das dores
De qualquer forma, na grande maioria dos casos, o Pilates é um excelente aliado das pessoas que sofrem como lombalgia. Um dos principais benefícios do método é justamente a sua contribuição para a correção postural.
Os exercícios do Pilates fortalecem toda a musculatura do Power House, que é composto pelo conjunto de músculos abdominais, do assoalho pélvico, da coluna, diafragma, glúteos e internos das coxas. É a região conhecida como centro de forças. Por sua vez, é também a parte que promove a sustentação da coluna.
A prática do método promove o fortalecimento de toda essa musculatura, auxiliando na sustentação da coluna e, por consequência, na postura. O resultado é a extinção das dores causadas pela postura inadequada.
2. Se você está percebendo sintomas de estresse e ansiedade, o Pilates é uma solução
A atividade física em geral faz muito bem não só para o corpo, mas também para a mente. Nesse sentido, o Pilates apresenta um importante diferencial, quando o assunto é combate ao estresse e à ansiedade, porque trabalha, simultaneamente, corpo, mente e espírito. Além de ajudar a desenvolver habilidades e capacidades importantes, como equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e mobilidade, por exemplo, o método trabalha com a respiração. Ou seja, como resultado, o praticante do Pilates melhora também o seu autocontrole e sua concentração, muito necessários para lidar com o estresse e a ansiedade.
3. Você sente algum desconforto ou dor para realizar os movimentos naturais do dia a dia? Esse é um sinal de quem precisa praticar Pilates
O corpo humano é como uma engrenagem que precisa ser lubrificada para funcionar perfeitamente. Mas, nesse caso em particular, o “óleo lubrificante” é a atividade física associada a uma boa alimentação. Para realizar os movimentos exigidos naturalmente no nosso dia a dia, precisamos ter, por exemplo, equilíbrio, força muscular, flexibilidade e coordenação motora.
Capacidades como essas tornam a nossa rotina mais fácil, porque ajudam na eficiência do movimento. Mas o que é mesmo esse conceito de movimento eficiente? Ele tem relação com a capacidade de o indivíduo realizar suas tarefas de forma satisfatória, sem que isso lhe cause incômodos, dores ou afins.
Ou seja, se você sente desconforto nas articulações da bacia e joelho ao subir escadas, mesmo sem apresentar qualquer doença relacionada a isso, você pode estar sofrendo com falta de flexibilidade e força muscular.
Ou, ainda a título de exemplo, se sente dificuldade para escovar a parte de trás dos cabelos, pois não consegue elevar o braço até essa posição, também é possível que você esteja com a mobilidade reduzida. Mais um exemplo, se você não consegue cruzar as pernas ao sentar, também é possível que haja uma limitação em sua mobilidade.
A boa notícia é que o Pilates ajuda no desenvolvimento de todas as habilidades humanas que guardam relação com a eficiência do movimento. Além disso, o método ainda agrega inúmeras outras vantagens à vida de quem o pratica, como ganho de massa muscular, consciência corporal e até melhora de desempenho em outras modalidades esportivas.
4. Pequenos esforços estão te causando muito cansaço? Faça Pilates
Se a sua saúde está em dia, mas, ainda assim, você sente cansaço na realização de esforços pequenos, esse é um indício de que falta em sua vida a prática regular de atividade física. O sedentarismo é um problema de saúde pública, capaz de causar doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e cardiopatias. E o sedentarismo é justamente a pouca quantidade de exercício físico.
Um dos méritos do Pilates está em coordenar todos os seus exercícios com o ritmo respiratório, ajudando a melhorar a capacidade pulmonar do indivíduo. Mais do que isso, o método é responsável pela força muscular, melhora na composição corporal, com o ganho de músculos e também melhora a aptidão física do praticante.
Com a prática regular do método, o indivíduo melhora o seu condicionamento físico e, por consequência, passa a realizar os esforços diários com mais tranquilidade e sem cansar.
Agora que você conhece os sinais de quem precisa praticar Pilates, é só compartilhar essas informações, para que ela alcance o público que precisa. E se você é um praticante do método, conte pra gente os benefícios que você sente no seu dia a dia.