Aplicação do CoreAlign na fisioterapia

CoreAlign na fisioterapia oferece benefícios

Por Marcela Marin*

O CoreAlign é um aparelho muito versátil, criado pelo fisioterapeuta Jonathan Hoffman, inicialmente para a reabilitação de atletas em Israel. Com o tempo, no entanto, o método se mostrou tão eficaz, que se disseminou. Inclusive, para outras áreas e países, nos ambientes clínicos e fitness, até nos studios de Pilates ao redor do mundo. Ele sem dúvida soma muito às aulas de outros métodos de movimento consciente, agregando o componente aeróbico, com exercícios em pé e dinâmicos. Além disso, prepara o indivíduo para o dia a dia e para potencializar o seu desempenho nos desportos. Neste artigo, você vai compreender mais sobre a aplicação do método CoreAlign na fisioterapia.

Mas como funciona essa utilização do CoreAlign na fisioterapia? Os pacientes de fisioterapia se beneficiam bastante do método, pois ele transforma a “antiga cinesioterapia“ em uma reabilitação muito mais prazerosa, desafiadora e versátil. Isso ocorre, pois, em um único aparelho trabalhamos todos os decúbitos. Como aliadas, temos as resistências dos elásticos, que promovem força, alongamento, mobilidades, além de desfiarmos a coordenação em múltiplos planos.

Um fisioterapeuta que possua este equipamento em seu consultório, com certeza, se surpreenderá. Mas a experiência mostrou que quem compra o equipamento e não faz a formação no método aproveita muito pouco do seu potencial e termina se desestimulando. O CoreAlign só ganha potência no seu uso, quando o profissional decide fazer a formação específica e passa a compreender a complexidade de suas propriedades e benefícios. Com o CoreAlign, os resultados surgem em poucas sessões, pois a resposta é praticamente imediata quando o utilizamos.

Conheça aplicações do CoreAlign na fisioterapia
Marcela Marin é fisioterapeuta e mentora em CoreAlign pela Physio Pilates

Indicação do CoreAlign na fisioterapia

O CoreAlign está indicado para todos os indivíduos, com ou sem patologias. Assim, do adolescente ao idoso, da gestante até o atleta, todos estão aptos e conquistar benefícios com o método. Para portadores de necessidades especiais, ele oferece várias possibilidades, pois sempre é possível fazer as adaptações necessárias. Logo, conhecer o método e o aparelho são fundamentais.

Como funciona a formação em CoreAlign? 

Para um fisioterapeuta atuar utilizando o CoreAlign, é necessário realizar o curso de formação no método. Atualmente, no Brasil, ele é disponibilizado pela Physio Pilates e se divide em três etapas: Fundações, Progressões e o Exame. Além disso, é necessário um período de observação de profissionais habilitados e de horas de prática em seu próprio corpo, que é fundamental para quem trabalha com o movimento.

A duração do curso leva pouco menos de um ano, e há aulas no país inteiro. Atualmente, a formação é realizada de forma híbrida. Mas como isso funciona? A educadora Claudia Muraguti ministra o curso de forma online, enquanto os mentores e educadores regionais dão suporte de forma presencial nos estúdios, auxiliando a parte prática. 

Benefícios do CoreAlign na fisioterapia

O CoreAlign movimenta o corpo como um todo, pois, por exemplo, para estar em pé, já é preciso do centro de força, de alongamento axial, de foco e concentração. O trabalho é essencialmente funcional. O CoreAlign simula funções do dia a dia nas diversas posições, e principalmente em pé. Claro que podemos separar e trabalhar partes específicas do corpo, mas depois é necessário integrá-las, em movimentos simples que acionam a complexidade dos nossos sistemas corporais. A partir daí, o profissional habilitado consegue focar no objetivo de cada cliente, alongando, fortalecendo, desafiando e devolvendo a função para membros inferiores, superiores e coluna de forma integrada.

Além disso, atuar na forma preventiva também ganha cada vez mais importância. Ficar longe das lesões é um objetivo comum para os profissionais da área de saúde e seus pacientes. Poder direcionar de que extremidade vêm os elásticos permite ao profissional trabalhar força, mas também assistência ao movimento. Os carrinhos poderem se deslocar de um trilho para o outro permite opções de movimento que provocam mais instabilidade e desafio. Outra forma de uso é associar o equipamento a outros recursos, como rolo, centopeia e caixas, o que torna a aula mais lúdica, gostosa e divertida.

Conheça o CoreAlign!

Os profissionais do movimento precisam conhecer o CoreAlign, ele é a cinesioterapia moderna. Não é mais possível seguir repetindo a mesma coisa por anos, tudo mudou, o conhecimento, os métodos, os profissionais e os pacientes. Ninguém mais tem vontade de ficar deitado repetindo séries de exercícios. E com o uso do CoreAlign, o profissional só tem a ganhar! E o cliente também!

O aparelho cabe direitinho num consultório, num estúdio de Pilates, e com ele se realiza reabilitação ou prevenção ou condicionamento e refinamento de performance! É preciso conhecer o novo e praticar! Sentir no próprio corpo também é fundamental. Vem descobrir o CoreAlign e se apaixonar, como é o relato de todos os profissionais que fazem o curso.

* Fisioterapeuta, mentora em CoreAlign pela Physio Pilates, à frente do Estação Pilates Porto Alegre

, , ,
Post anterior
Assoalho pélvico, um elo esquecido?
Próximo post
Transtorno do Espectro Autista: o Pilates como aliado no tratamento

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This