Sou Roberta Quinn, fisioterapeuta e GYROTONIC® Master Trainer na cidade de São Paulo e durante meu estágio da faculdade e no meu estúdio relatei casos clínicos comprovando a eficácia do Método nos meus pacientes e estou promovendo o Método nas universidades e com ortopedistas. Quero contar um pouco mais sobre o método para vocês!
O GYROTONIC® foi criado na década de 70 pelo bailarino, acupunturista e yogista Juliu Horvath. O método consiste em um sistema de expansão energética onde a fisiologia do movimento e a biomecânica são sincronizados por movimentos circulares e fluidos como uma dança e integrando o ritmo respiratório. A respiração é a música do movimento que causa uma sintonia nas ativações musculares, trabalhando a musculatura profunda do corpo.
Os movimentos foram criados quando Juliu tinha lesões causadas pela dança. O Método é de uma inteligência tão grande que podemos dizer que é um Método Revolucionário. Os movimentos tridimensionais com ativação da musculatura profunda trás um enorme autoconhecimento, pois esses tipos de fibras musculares são os de consciência corporal e essas fibras tem memória e guardam o conhecimento da essência do indivíduo e são resistentes a fadiga. São esses músculos que queremos ativar na reabilitação, prevenção de lesões e na promoção do desempenho.
O GYROTONIC® acredita em ensinamentos através de estímulos, pois desde que éramos um bebê só começamos a engatinhar e andar por que éramos estimulados a isso. Desta forma, acreditamos que a maneira melhor e mais facilitadora da aprendizagem é pelo estímulo. Esses estímulos criam consciência corporal pelo método ser extremamente proprioceptivo e a partir disso todos os sistemas entram em sintonia como uma orquestra perfeita.
Também é trabalhado o equilíbrio nesse processo proprioceptivo e isso automaticamente alinha as compensações articulares e musculares, portanto o GYROTONIC® é também um método postural e rejuvenescedor. Importante mencionar que os movimentos fazem as células se recordarem da infância, criando leveza, felicidade e harmonia.
O sistema nervoso é fortalecido pois os movimentos criam alongamento da fáscia. Método é também miofacial pois os movimentos são circulares, tridimensionais.
A ativação do Diafragma é constante nos movimentos e facilita as reabilitações da cinturas escapular e pélvica, portanto reabilitando a coluna vertebral.
E falando de cintura pélvica o maior diferencial do Método é o Narrow, aqui no Brasil mais conhecido como estreitamento da Pélvis: Ativação da musculatura profunda como um todo, que começa na pelve, criando espaços articulares e equilíbrio muscular. Não ativamos apenas o períneo pois não isolamos um único músculo dentro do seu grupo muscular. O Narrow é o 360 graus do corpo o multidimensional de possibilidades. Ir além é marca registrada do Método GYROTONIC.
Roberta Quinn
Master de Gyrotonic e Fisioterapeuta
www.robertaquinn.com.br