Por: Adriana Trotta
Ao falarmos em Pilates, se perguntarmos para qualquer pessoa se ela conhece algum acessório para a prática deste Método, o primeiro a ser citado, sem sombra de dúvida será… a Bola!!! Atualmente ela até é conhecida como “Bola de Pilates”, mas na verdade a “Bola Suíça” não faz parte do Método original criado por Joseph.
Embora ela seja uma excelente ferramenta para trabalhar o corpo de uma forma geral, Joseph não chegou a conhecer a Bola.
Hoje eu apresentarei os acessórios que realmente foram criados por Joseph Pilates. Começarei pelo Magic Circle, pois acredito ser o mais conhecido.
MAGIC CIRCLE:
No Brasil ele recebeu muitos nomes: Círculo Mágico, Anel Mágico, Anel de Pilates, etc. Ele possui alguns exercícios próprios e também pode ser usado como acessório em quase todos os exercícios de Mat (solo) e em alguns do Reformer e do Cadillac. O objetivo sempre é trabalhar o Power House de uma maneira mais profunda, intensificando o esforço e aumentando o grau de dificuldade dos exercícios. Por isso, nunca incluímos o Magic Circle nos exercícios para alunos iniciantes, pois provavelmente ele colocará a força onde ele estiver segurando o acessório: entre as mãos, entre os tornozelos ou entre os joelhos (um pouco acima da articulação), quando na verdade, ele deve “acionar” o Magic Circle (e não “apertar”) e conectar intensamente o seu “Power House”.
CURIOSIDADE: Quando Joseph criou o Barrel, usando um Barril de Carvalho daqueles usados para guardar bebidas como vinho ou whisky, ele usou os aros de aço do barril para fazer o primeiro Magic Circle.
FOOT CORRECTOR:
O “Corretor de Pés” foi a primeira criação de J. Pilates, mas mesmo assim, não é muito conhecido, nem mesmo entre os profissionais de Pilates. É um acessório para trabalhar especificamente os pés, para melhorar os desequilíbrios da pisada, e como consequência, desalinhamentos nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.
BREATH A CIZER:
Desenvolvido para trabalhar a respiração, forçando a expiração e acionando intensamente a musculatura abdominal profunda. O objetivo é expirar com a intenção de esvaziar completamente o pulmão, como se quisesse deixa-lo no vácuo !
PUSH UP DEVICE:
Desenvolvido para trabalhar os membros superiores, com exercícios de força e equilíbrio através de flexões de braços, parada de mãos, etc… Desenvolvido para trabalhar os membros superiores, com exercícios de força e equilíbrio através de flexões de braços, parada de mãos, etc.
NECK STRETCHER:
Quando era jovem, ainda na Alemanha, Joseph Pilates praticava Boxe e criou este acessório para ajudar a fortalecer a musculatura que envolve o pescoço, muito solicitada nos lutadores. Mas esses exercícios são muito uteis para todos.
FOOT EXERCISE BAR OU 2X4 BAR (two by four bar):
Feito de uma madeira muito comum, usada nas construções, que foi revestida com espuma e couro (ou curvim) esse acessório é usado para trabalhar a flexibilidade da musculatura que envolve o tornozelo e o Tendão de Aquiles e fortalecer os músculos posteriores da perna, como o Gastrocnêmio e o Sóleo.
SAND BAG:
Um acessório simples como a 2×4 Bar, pode ser feito até de forma caseira. Um saco de tecido com 1 kg feito com areia ou feijão, amarrado a uma corda presa a um bastão de madeira de 30cm. Com os braços estendidos, na altura e largura dos ombros, a corda deve ser enrolada e desenrolada do bastão. Parece fácil? Experimente, mas não se esqueça de acionar o seu Power House e alinhar corretamente o seu corpo. Durante o movimento os braços devem permanecer na mesma altura.
AIRPLANE BOARD:
Foi criada apenas para dar mais estabilidade e facilitar o exercício Airplane no Cadillac.
TOE CORRECTOR:
Acessório para trabalhar os dedos dos pés, em especial para quem sofre com joanete. Aparelho ainda pouco conhecido nos studios de Pilates, mas que tem uma funcionalidade incrível!
Infelizmente são raros os estúdios que possuem todos esses acessórios, as chances de encontrá-los em um estúdio que trabalha com a linha Clássica são maiores.
Se puder, não perca a oportunidade de conhecer e experimentar esses acessórios!