Quando é que o Pilates começa respirar em terras brasileiras?

Alice Becker

Que artesão envelhecido no ofício não se perguntou, algum dia, com um aperto no coração se fez de sua vida um ato sensato?

Essa pergunta soa familiar quando lembramos da angústia do Sr. Pilates, em seus últimos dias de vida, à respeito da repercussão e/ou alcance de seu trabalho. Sabe-se que ele morreu amargurado imaginando que não teria conseguido expandir seu método como havia planejado, e infelizmente, não viveu para presenciar a explosão do seu trabalho.

Carinho, respeito, honestidade e lealdade são sentimentos que levaram dez dos seus melhores clientes a tornarem-se professores da Contrologia, rebatizada de método Pilates após sua morte em 1967. Os Elder´s (Anciões), como ficaram conhecidos os professores de 1º Geração da técnica tiveram um papel fundamental para a propagação da metodologia de Joseph Pilates pelo mundo.

Carola Trier (1913-2000), EveGentry (1909-1994), Kathy Grant (1921-2010), Romana Krizanowoska (1923-2013),RonFletcher (1921-2011), Bruce King (1925-1993), Robert Fitzgerald (?), Lolita San Miguel, Jay Grimes e Mary Bowen – os três últimos ainda vivos – são os responsáveis por tornarem público e acessível o legado do Sr. Pilates.

Mas quando o Brasil começa a respirar o método Pilates? Quem são os nossos Elders?

Calma, também temos os nossos Elder’s e apresentaremos toda semana uma síntese sobre a trajetória de cada um.

Iniciaremos por Alice Becker Denovaro, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia e Mestre pela CaliforniaInstituteoftheArt´s/EUA.

Os ares do Pilates começaram a soprar para Alice Becker, em 1987, nos EUA, Califórnia, quando fazia mestrado em dança pela CAL ART’S. Pilates no solo era uma das disciplinas. E não, não foi amor à primeira vista! Em seu primeiro contato o método não lhe encantou, pois buscava algo que melhorasse a performance do profissional da Dança e o que lhe foi apresentado não condizia com seus anseios.

Em uma conversa informal com uma amiga, ainda no mestrado, Alice revela a sua não identificação com o método e então sua amiga a leva para uma sala nas dependências da CAL ART´S onde haviam dois Reformers, e ali, segundo a própria Alice Becker, teve o que considera sua primeira aula de Pilates. Após essa nova experiência com o método ela se encanta e é estimulada a ter aulas com Clair Ducan o que aumenta seu contato com uma abordagem mais consistente e adequada aos seus propósitos com a dança.

A prática do método despertou em Alice o desejo em tornar-se profissional do Pilates e foi indicada para Marie Jose Blom (aluna de Carola Trier, Romana Krizanowoska e Ron Fletcher, posteriormente Alan Herdman), e depois de 2 anos recebeu sua primeira certificação em Pilates, em 1990. Em 1991 Alice retorna dos EUA, após a conclusão do seu mestrado, e na bagagem traz um Reformer e assim, torna-se a pioneira do Pilates no Brasil. Nove anos depois já atuando com o método no Brasil ela traz para um treinamento à sua equipe Brent Anderson, da Polestar Education, e assim tem a sua segunda certificação.

O mais curioso é que assim como no inicio da difusão do método pelo mundo, este chega ao nosso país por meio de uma bailarina profissional. Deve-se dar os devidos créditos a esses profissionais que durante aproximadamente 60 anos foram exclusivos praticantes desta metodologia e graças a esta classe profissional a Contrologia desenvolveu-se, solidificou-se, aprofundou-se e disseminou-se mundo a fora.

Dentro destes 26 anos de trabalho com o método Pilates no Brasil, Alice construiu um legado de muita credibilidade e qualidade no desenvolvimento da técnica e na certificação de profissionais, palestrando e promovendo um Pilates de qualidade ao redor do mundo.

Fonte: Pilates com qualidade

Alice Becker, História do Pilates, Physio Pilates
Post anterior
Exercício para pós-parto em fase intermediária
Próximo post
Aprenda um novo exercício utilizando a Chair com Blas Chamorro

Mais Posts:

Glúteos e Coxas com o Ultra-Fit Circle®

O Ultra Fit Circle, o mini ring de Pilates é uma maneira eficaz de adicionar desafios, diversão, criatividade ou feedback proprioceptivo para aulas Mat e sessões privadas.
No entanto, dependendo de suas proporções ou do exercício, às vezes o Magic Circle de tamanho tradicional pode ser muito largo, fazendo com que o exercício seja estranho ou desconfortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This