Aprenda como montar aula de Pilates para iniciantes

O aluno chega ao Studio de Pilates cheio de expectativas, e existem dois perfis básicos. O primeiro, aquele que já fez aulas com outro profissional e conhece um pouco sobre o método. O segundo é o aluno que nunca teve contato com as aulas. Independente do tipo de aluno, a abordagem em seu studio deve ser a mesma, porque esse contato inicial vai te ajudar a personalizar as aulas. Nesse artigo, te daremos dicas de como montar uma aula de Pilates para iniciantes, a fim de que você seja assertivo e crie uma boa impressão a seu novo aluno.

Como abordar o aluno que chega ao Studio de Pilates?

A abordagem ao aluno que chega ao Studio de Pilates deve seguir um roteiro básico, a fim de que o profissional consiga extrair as informações necessárias para montar seu plano de aulas. É fundamental, nesse momento, buscar entender o que fez aquele aluno buscar o Pilates, o que ele espera do método, quais as suas demandas, as limitações e o seu nível de prática.

Ao receber um aluno em seu Studio, você deve apresentar o seu espaço e o seu currículo. Essas informações passam segurança e ajudam a construir uma relação de confiança. É interessante que você desenvolva uma ficha e entregue para que ele a preencha, sobre sua saúde, limitações e demais dados que você considerar relevantes.

Você também deve esclarecer sobre o funcionamento do Studio, em relação a horários, às faltas e compensações, pagamento, uso do espaço, restrições de roupas e acessórios etc. Ou seja, antes mesmo de iniciar suas atividades com aquele aluno, é fundamental que ele tenha tudo isso muito claro.

Converse com ele sobre as expectativas, explique como o Pilates pode ajudá-lo. Fale sobre outros benefícios do método, para além do que o aluno conhece. Também avalie qual o seu nível de prática. Tudo isso ajudará a compor a aula de Pilates para iniciantes.

Dicas para montar a aula de Pilates para iniciantes

Quando falamos em iniciantes, estamos nos referindo aos iniciantes em seu studio e não no método. Primeiramente, porque mesmo quando o aluno já praticou Pilates antes, você não sabe como eram as aulas com o antigo instrutor. Então, pense que cada aluno é iniciante na sua metodologia de ensino. Mas, obviamente, após a primeira aula, você terá elementos para avaliar o nível daquele aluno dentro do método e criar uma sequência de exercícios adequada e individual para ele.

1. Extraia o máximo de informações na abordagem inicial

Quanto mais informações você conseguir reunir, mais elementos terá para montar a aula inicial ideal. Por exemplo, se você conhece as limitações, deverá considerá-las na aula de Pilates para iniciantes. Se você percebeu que está diante de um aluno avançado, deverá considerar essa questão na primeira aula. Ou seja, todos os detalhes são relevantes para você mostrar a qualidade do seu trabalho e causar uma impressão positiva na primeira aula.

2. Monte uma primeira personalizada, de acordo com cada aluno

Para otimizar a rotina, muitos profissionais criam aulas iniciais padronizadas. Mas se você quer ser um profissional diferenciado e quer que a aula de Pilates para iniciantes marque a experiência do seu aluno, não faça isso.

Os seus alunos não são iguais, as demandas deles são diversas, as condições físicas idem. Então, por que a aula inicial deveria ser igual? Você consegue perceber que isso não tem lógica? Portanto, faça uma aula inicial personalizada.

Se você fez o seu dever certinho na primeira abordagem, com certeza tem muitos elementos para desenvolver a aula inicial personalizada e de acordo com o nível e objetivos do aluno.

Esse é o seu momento de causar impacto no aluno. Não perca a oportunidade.

3. Inclua exercícios que te ajudem a analisar o nível desse aluno

Por mais que você tenha feito uma excelente abordagem, sempre existe a possibilidade de você identificar outras restrições na aula para iniciantes. Então, considere a hipótese de que seu aluno não conhecia as próprias limitações. Ou, ainda, que a metodologia do professor anterior seja diferente da sua.

Pensando nisso, é importante que você inclua exercícios que te possibilitem analisar o nível do aluno, respiração, postura, força, equilíbrio e afins. Será mais fácil, depois, montar a sequência de aulas para desenvolver as habilidades que ele precisa.

4. Faça uma troca de feedbacks ao final da aula de Pilates para iniciantes

Após a aula de Pilates para iniciantes, converse com o aluno. É uma ocasião propícia para extrair as impressões dele e passar a ele o feedback de suas observações. Logo, reserve uns minutinhos para falar sobre a aula e apresentar a sua proposta. Demonstre o domínio do método e deixe claro o quanto ele pode evoluir no decorrer das aulas.

Depois, é só conferir o nosso artigo com dicas para montar uma aula de Pilates perfeita, para seguir o planejamento de aulas de seus alunos.

Post anterior
Dica de exercícios para mobilidade da coluna no Pilates
Próximo post
Confira dicas de exercícios de Pilates para gestantes

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This