Você já ouviu falar em Tremor Ortostático?

O Tremor Ortostático (T.O.) é uma condição neurológica rara, descrita na literatura recentemente com causa desconhecida. Acomete mais em mulheres com idade média de surgimento aos 60 anos. Caracteriza-se por sensação de instabilidade e tremor rápido e irregular em membros inferiores e tronco. Os sintomas se iniciam segundos ou minutos após o paciente ficar de pé, e aumentam com o passar do tempo nessa posição. Estes diminuem ou somem ao caminhar ou sentar.

Indivíduos com essa disfunção têm receio de ficar de pé e sentir essa instabilidade. São pessoas que passam a maior parte do tempo sentada ou quando precisam se deslocar, o fazem rapidamente para não se expor a um ambiente de perigo. Por razões como estas desenvolvem alterações como fraqueza, encurtamento e fadiga muscular, diminuição da mobilidade não só da coluna, mas principalmente de articulações como quadril e tornozelo. Saber identificar se os tremores sentidos pelo paciente durante a sessão são causados pela patologia ou pela fadiga muscular provocado pela inatividade é um desafio constante.

Os relatos existentes na literatura sobre o tratamento dessa patologia, só mencionam a parte medicamentosa no controle dos tremores. Artigos que falem sobre o quanto é importante um trabalho motor com esse tipo de paciente praticamente não foram encontrados.

Dessa forma, métodos como o Pilates e o CoreAlign podem ser a base de um programa de tratamento bem sucedido, já que são grandes aliados na melhora da qualidade de vida, do padrão de marcha, equilíbrio e na manutenção da independência funcional.

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, Equilíbrio, Marivani Rocha, Revista Mais Que Pilates, Revista Online, Saúde, tratamento
Post anterior
Double Leg Pump com Selma França
Próximo post
Exercícios para tratamento de possíveis patologias na coluna com Gal Villas Boas

Mais Posts:

Dieta x reeducação alimentar

Pilates
Você sabe a diferença? Então fique atento! Você come, come, come, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos. Um dia, nada belo, se dá conta de que está bem…

A Dinâmica da Pelve

Movimento, Pilates
Por Silvia Gomes. É com grande prazer que escrevo meu primeiro texto para a +Q Pilates. Hoje, quero convidá-los á pensar um pouco sobre a dinâmica da pelve nos movimentos de…

1 Comentário. Deixe novo

  • Dina Guerreiro
    27/03/2020 9:26 am

    Dra Marivani, tenho estado já algum tempo com um tremor ortostatico, nao consigo fazer minha vida normal, trabalhava num laboratório mas deixei a profissão por nao consuguir estar de pé, tremor constante, tomo banho sentada, tenho dificuldade de cozinhar,e realizar certos trabalhos subir um banco, fazer até cama estender toupas,sentindo-me inútil, piorou mais desde setembro…
    Eu era muito activa agora me vejo assim. Me ajude por favor, o que me aconselha grata Dina

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This