Dicas valiosas de decoração para Studio de Pilates

decoração para Studio de Pilates

A estética de um ambiente interfere diretamente na sensação que ele provoca nas pessoas que o frequentam. Decorar não significa apenas enfeitar. A decoração cria uma personalidade para o espaço e é capaz de despertar emoções. O Studio de Pilates é um estabelecimento que propõe melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas e, por isso, deve se preocupar com essa questão. Nesse artigo, te daremos alguns direcionamentos para criar uma decoração para Studio de Pilates que estimule sentimentos bons e que traga funcionalidade.

Importância da decoração para Studio de Pilates

A decoração para Studio de Pilates tem dupla função. Além de criar um ambiente visualmente atraente e interessante, ela deve também trazer praticidade para o dia a dia do profissional e seus alunos. Então, não basta pensar na disposição dos aparelhos, porque esse é apenas um detalhe diante da imensidão que é pensar em um layout funcional.

Quando você investe nos objetos, cores e mobiliário certos, você consegue fazer com que o seu aluno se sinta bem naquele ambiente. Provocar boas experiências é uma das estratégias mais importantes da fidelização, e você pode começar a construir essas vivências a partir da própria infraestrutura do espaço. Ademais, o studio é o lugar em que você passará boa parte do seu tempo, então é bom criar uma decoração que te faça se sentir confortável ali.

Quais sensações despertar na decoração?

Antes de pensar no projeto, você deve elencar as sensações que quer que o seu espaço provoque. Isso ajudará na definição da decoração para Studio de Pilates mais adequada. Então, aqui vale listar algumas questões a se considerar nesse sentido.

O seu studio deve passar sensação de conforto e acolhimento, para que o ambiente se torne agradável. Ele precisa também ser funcional, ou seja, os alunos precisam ter as suas necessidades de espaço atendidas. Por exemplo, o aluno que vai para a aula direto do trabalho precisa de um espaço para se trocar e guardar seus pertences de forma rápida, mas confortável. Deve ainda construir um ambiente seguro e organizado para a prática do método.

Existem outros aspectos que podem variar, a depender da personalidade que você quer criar. Assim, você também pode pensar em criar um espaço mais alegre ou mais delicado. Pode querer estimular um clima de paz e tranquilidade ou um clima de animação. Pode querer que ele seja mais produtivo ou mais relaxante. Portanto, os espaços nunca ficarão iguais por considerar os mesmos aspectos. Dá para criar essas mesmas sensações com decorações totalmente diferentes.

Dicas para criar a melhor decoração para Studio de Pilates

Reuniremos aqui agora algumas dicas para direcionar as suas escolhas, levantando pontos que facilitarão na hora de pensar o seu projeto.

1. Se for possível, valorize a iluminação natural. Caso contrário, crie uma boa iluminação artificial

A iluminação é um pré-requisito essencial na decoração de Studio de Pilates, porque você precisa ter sempre uma visão clara e ampla de todo o espaço. Nas aulas em grupo, muitas vezes você tem vários alunos em equipamentos diferentes. Assim, precisa ter uma boa visão de tudo o que está acontecendo ao seu redor.

2. Faça uma decoração de Studio de Pilates atemporal

No mercado da decoração, novas tendências surgem o tempo inteiro, então cuidado na hora de se inspirar. Você precisa criar um espaço que transmita uma boa comunicação com seus alunos a longo prazo. Afinal, certamente você não vai querer ter que ficar fazendo intervenções frequentes, porque fez uma escolha equivocada. Para não errar, pense em algo que sobreviva ao tempo.

3. Sua decoração deve priorizar a organização

O Studio de Pilates é um espaço de desenvolvimento da qualidade de vida que possui inúmeros aparelhos e acessórios. Assim, você deve focar em uma decoração que valorize a organização desses itens todos, para evitar a poluição visual. Aqui vale pensar em mobiliários que deixem tudo em seu devido lugar, que consigam mostrar a sua infraestrutura, mas, ao mesmo tempo, que passe a sensação de que está tudo organizado.

4. Faça uma composição de cores, escolhendo aparelhos que combinem com o seu espaço

Os aparelhos de Pilates mais importantes possuem partes acolchoadas e com revestimentos. O ideal é que a cor desses revestimentos esteja em sintonia com a cor do seu espaço e mobiliários.

A Physio Pilates oferece 16 cores diferentes para esses revestimentos, o que facilita muito na hora de criar essa composição. E o melhor é que você pode utilizar o simulador de cores para ter uma noção de como ficará o revestimento naquela cor. O portfólio de cores é bem vasto, desde opções mais neutras às mais intensas.

5. Priorize a boa circulação

Na hora de arrumar o Studio de Pilates, lembre sempre de posicionar os aparelhos de forma a permitir a boa circulação pelo espaço, tanto dos profissionais quanto dos alunos. A disposição dos aparelhos e acessórios deve permitir que o profissional tenha acesso fácil a eles, a fim de que possa fazer rápidas intervenções e correções quando necessário.

6 A funcionalidade deve guiar a decoração para Studio de Pilates

Por fim, lembre que o Studio de Pilates é um espaço de trabalho. Portanto, foque na funcionalidade. O ambiente deve te ajudar na prática profissional. E se você tem um espaço mais compacto e não sabe como fazer isso, leia o nosso artigo sobre como organizar studio de Pilates pequeno.

+Q Pilates, decoração, Estúdio de pilates, Physio Pilates, Pilates
Post anterior
Pilates solo: dicas para explorar em seu Studio
Próximo post
Pilates e labirintite: uma mistura para lá de interessante

Mais Posts:

A Conexão CORPO-MENTE no Método Pilates

Movimento, Pilates
Joseph Pilates nos deixou em seu livro a seguinte definição: “CONTROLOGY is complete coordination of body, mind and spirit”, na tradução livre: CONTROLOGIA  é a completa coordenação de corpo, mente e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This