Como o Pilates ajuda no controle da dor no ciático

como-tratar-e-prevenir-dor-no-ciatico

O ciático um nervo muito importante do corpo humano, porque ele se estende por todos os membros inferiores. Ele tem origem na conjunção de raízes nervosas L4, L5, S1, S2 e S3, na lombar, a região mais baixa da coluna. De lá, segue até os pés. Ou seja, é ele quem responde enervação da perna e controla, por exemplo, as articulações do quadril, joelhos e também tornozelos. Mas o ciático também é responsável por causar dores fortes, que incomodam e limitam a mobilidade. Nesse artigo, você entenderá como o Pilates pode auxiliar no controle da dor no ciático.

Principais causas da dor no nervo ciático

A queixa de dor no ciática é um problema muito recorrente nos consultórios médicos. Essa dor, no entanto, pode estar atrelada a causas variadas. Mas, na grande maioria dos casos, ela decorre de uma pressão sobre o nervo que acaba causando sua inflamação.

Por sua vez, os motivos capazes de causar a compressão do nervo, levando a essa inflamação, também são diversos. Além da hipótese mais comum de uma hérnia de disco, há também casos associados a alterações anatômicas degenerativas, desgastes nos discos da coluna, má postura, traumas e outros problemas na coluna vertebral.

A dor associada à compressão e/ou inflamação do nervo ciático possui características bem peculiares. Por exemplo, ela se perpetua por apenas um lado do corpo e irradia a partir do quadril para as nádegas e/ou pernas. Além disso, é comum sentir piora na posição sentada e perceber sensações de dormência, ardência ou formigamento.

Sintomas mais comuns

Alguns sintomas são muito comuns a quem está com algum tipo de inflamação ou compressão no nervo ciático. São eles:

• Dor concentrada na região do glúteo e posterior da perna;
  • Dormência ou formigamento na mesma região;
  • Intensificação da dor ao sentar;
  • Redução da mobilidade e/ou dificuldade para realizar movimentos com a perna.

Tratamento da dor no ciático

Apesar do incômodo e desconforto que a dor no ciático causa, na maioria dos casos não há necessidade de submeter o paciente a cirurgias ou outros tratamentos considerados mais invasivos.

Normalmente nos casos de dor leves e moderadas, o tratamento é conservador, à base de medicamentos e métodos de reabilitação, como a fisioterapia, o RPG e o Pilates.

Algumas medidas, inclusive, são indicadas como forma de prevenir a dor no ciático, já que é possível evitar os fatores de risco. Portanto, nesse caso, é importante que as pessoas tenham um estilo de vida saudável, que engloba, por exemplo, a prática contínua de atividade física orientada por profissional habilitado e também uma alimentação equilibrada.

Pilates ajuda no tratamento e prevenção da dor no ciático

O Pilates é um método auxiliar de tratamento e de prevenção da dor no ciático, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da pessoa que sofre com as dores. De antemão, no entanto, é fundamental esclarecer que ao perceber qualquer um dos sintomas relacionados nesse texto deve-se buscar ajuda médica. O médico estará apto a identificar a causa da dor e o tratamento mais adequado para combater essa causa.

No entanto, o Pilates surge como auxiliar nesse tratamento e também ajuda a evitar algumas causas que culminam na dor no ciático. Enquanto método preventivo, o Pilates oferece exercícios funcionais que fortalecem toda a musculatura do corpo. Além disso, o método promove o alongamento dos músculos do quadril, glúteos e membros inferiores.

Com relação ao tratamento, o Pilates se apresenta como método de reabilitação. Ou seja, ele age atenuando os sintomas e atuando na melhoria das causas. Por exemplo, se a dor é por causa do deslocamento e ou desgaste dos discos, o método trabalha o fortalecimento da musculatura da região e, simultaneamente a postura. Com isso, ajuda a promover o ganho de espaço entre as vértebras, reduzindo a compressão do nervo.

Assim, a rotina de exercícios do Pilates será montada de forma a melhorar a causa da dor. Então, é fundamental fazer os exames para identificar inicialmente essa causa, tornando o método mais assertivo. Além do mais, os incontáveis exercícios do método permitem uma adaptação eficiente a qualquer paciente, seja qual for a sua limitação.

E se você conhece alguém que anda com queixas recorrentes de dor no ciático, encaminhe esse artigo. Você certamente estará contribuindo para melhoria da qualidade de vida dessa pessoa.

Motivos para fazer Pilates na terceira idade? Saiba mais
Blog Pilates: tudo sobre Pilates em um só lugar

Pilates para Grávidas

Grávida ativa

Nesse momento de profundas mudanças corporais e constantes readaptações, é importante estar em contato com seu próprio corpo através do movimento, mas também através de técnicas de respiração e meditação. A escolha do exercício ideal passa certamente pela premissa de “suprir as necessidades, sem causar riscos”. O Pilates pode proporcionar inúmeros benefícios às gravidas, não só por ser uma atividade de baixo impacto, mas por atender inúmeras dessas necessidades, e, especialmente, por melhorar essa conexão com o “novo corpo” e com o bebê.

Os benefícios do Pilates

Movimento, Pilates
O Pilates, um método que hoje leva o sobrenome do seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Foi desenvolvido e formatado como método entre o final do séc XIX e o início…