Como se destacar no mercado de Pilates: 5 dicas

saiba como se destacar no mercado de Pilates

O Pilates é um segmento em plena ascensão, que tem atraído cada dia mais pessoas em busca de independência profissional e financeira. Por isso, adotar ações para se destacar no mercado de Pilates é uma estratégia interessante para quem busca um posicionamento de destaque na área.

O crescente interesse no método tem muitas razões. Primeiramente, porque o Pilates tem eficiência comprovada para desenvolvimento de aptidões físicas, na reabilitação de doenças que causam danos físicos e/ou neurológicos e também na prevenção de lesões. Ou seja, o método é multifuncional e apresenta resultados impressionantes em todo o seu campo de atuação.

Além disso, o Pilates possui um público-alvo grande e diversificado, que agrega das crianças aos idosos, estejam eles com a saúde intacta ou não. E mais, o método também pode ser ministrado para públicos especiais, como as gestantes, os atletas profissionais e as pessoas com deficiência. Esse grande potencial, portanto, tem atraído muitos profissionais das áreas de saúde e movimento, possibilitando a realização do sonho de ter um negócio próprio.

Com uma boa formação e um espaço estruturado com equipamentos de qualidade, o céu é o limite para o profissional de Pilates. Isso significa que não importa o tamanho do espaço, dá para montar um Studio de Pilates bem funcional em um ambiente reduzido e, ainda assim, conquistar o sucesso como empreendedor. Porém, é sempre importante pensar no desenvolvimento da carreira de forma estratégica. Então vamos lá às dicas que te colocarão alguns passos à frente da concorrência.

1. Invista em uma formação de qualidade

Não há como fugir dessa etapa, se a sua intenção é ter sucesso, longevidade e se destacar no mercado de Pilates. E isso vale para qualquer segmento. Uma formação de qualidade  te proporciona oferecer um serviço diferenciado. No caso específico do Pilates, a qualidade da formação está ligada diretamente à possibilidade de você realmente conseguir alcançar os objetivos dos seus alunos.

Cada aluno que chega a um studio tem demandas específicas, desejos, metas e planos. Mas, para muito além disso, você precisa ter conhecimento profundo do método, a fim de que consiga identificar necessidades do aluno que nem ele mesmo percebe. Por isso, o investimento em uma formação de qualidade é um diferencial. Afinal de contas, ao manejar o Pilates você está, ao mesmo tempo, cuidando da saúde de seus alunos.

Portanto, não tente enganar a si mesmo adquirindo qualquer curso, que não oferece carga horária nem conteúdo compatíveis com uma formação de qualidade. Lembre-se que você está investindo em sua carreira, e que ela dependerá dos resultados que você mostrará aos seus alunos.

A nossa indicação é que você faça a formação, por exemplo, da Polestar Pilates Brasil. A escola fornece um certificado que possui reconhecimento internacional, o que te abrirá portas, inclusive, para uma atuação qualificada fora do País.

Além disso, a metodologia da Polestar Brasil é exclusiva, com ensino baseado em evidências e com foco no desenvolvimento do raciocínio crítico. Ou seja, você não irá decorar exercícios, você aprenderá a razão de cada um deles existir. Aprenderá para que eles servem, quando devem ser prescritos, qual o resultado que cada um proporciona, como fazer a progressão e a regressão dos movimentos etc.

2. Monte seu studio com aparelhos e acessórios de qualidade

O Pilates é um método de movimento, que envolve rotinas de exercícios no solo, em equipamentos e com acessórios. Portanto, você precisa ter em seu studio uma infraestrutura que ofereça segurança a seus alunos.

Além da questão da segurança, você tem que pensar em como reduzir os seus custos. Ou seja, seus equipamentos devem durar o máximo possível sem perder eficiência. E para conquistar tudo isso junto, somente investindo em aparelhos que tenham a qualidade atestada pelo mercado, que utilizem matérias-primas de ponta e sejam sustentáveis.

Investir em bons equipamentos significa garantir a segurança dos seus alunos, reduzir custos com manutenção e prolongar a vida útil dos aparelhos, otimizando seus resultados e aumentando o lucro de seu studio.

Portanto, a opção é investir nos aparelhos da Physio Pilates. A empresa tem mais de 30 anos de fundação, é representante exclusiva da Balanced Body no Brasil e coloca no mercado o melhor que existe em aparelhos e acessórios de Pilates.

3 Agregue aparelhos e acessórios diferenciados para se destacar no mercado de Pilates

Outra dica que fará você se destacar no mercado de Pilates é ter em seu studio aparelhos e acessórios diferenciados, inovadores e funcionais, que proporcionem uma experiência ainda mais marcante e positiva a seus alunos.

No quesito equipamentos, por exemplo, você pode adquirir o CoreAlign 3. Mas fique atento para buscar informações sobre o cursos de formação antes de adquirir o aparelho, porque é um método autônomo que requer formação específica.

Em relação a aparelhos portáteis, há algumas ótimas opções para agregar valor ao seu Studio de Pilates. Você pode adquirir o MOTR, a Flymoon e o Orbit, por exemplo. Os acessórios ampliarão o seu repertório, criando novos desafios para seus alunos. Além disso, você terá mais ferramentas para diversificar suas aulas, tornando-as ainda mais dinâmicas e funcionais.

4. Acompanhe seus alunos de perto, faça avaliações regulares

Além de ter conhecimentos especializados e ter uma boa infraestrutura, você precisa construir uma relação amistosa e de confiança com seu aluno. Para tanto, você deve acompanhá-lo de perto, mostrar-se atencioso e cuidadoso, fazer avaliações regulares , dar e pedir feedbacks.

Acompanhar o aluno também significa observá-lo, para conseguir identificar novas demandas. Pergunte sempre como ele se sente, perceba se ele demonstra sentir algo diferente, se algo o está incomodando. Você deve estar apto a fazer adaptações e modificações no treinamento, sempre que necessário. E essa necessidade pode surgir de forma imediata, na hora que o aluno chega para a aula. Por exemplo, ele pode queixar-se de torcicolo, dor nas costas. Esteja sempre alerta, para identificar situações adversas e fazer as intervenções necessárias em tempo hábil.

5. Tenha uma postura comprometida se você pretende se destacar no mercado de Pilates

Comprometimento é a palavra-chave, para o profissional que pretende de fato se destacar no mercado de Pilates. Você deve se comprometer com a sua formação, se comprometer com o seu espaço e se comprometer com seu aluno.

Nenhuma carreira empreendedora é fácil, ela é cheia de desafios, obstáculos e dificuldades. Mas se você adota uma postura comprometida, se busca se cercar das ferramentas que te conduzirão ao sucesso, o resultado é muito gratificante.

Além da independência profissional e financeira, você terá também terá realização pessoal. Você contribuirá diretamente para a melhora da qualidade de vida de seus alunos e verá seus esforços reconhecidos.

#maisquepilates, +Q Pilates, Physio Pilates, Pilates, Revista Mais Que Pilates, Studio de Pilates
Post anterior
Rafael Spíndola ensina exercícios com o MOTR
Próximo post
Contribuição do Pilates no tratamento da asma

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pin It on Pinterest

Share This