Pilates x Osteoporose

Por: Maria Militão

Cuidados importantes que devem ser considerados na escolha dos exercícios.

A Sociedade Brasileira de Osteoporose estima que existam aproximadamente 10 milhões de pessoas com osteoporose, sendo cerca de 25% de mulheres na pós-menopausa e 15% de homens acima de 50 anos. evantamentos apontam a ocorrência de 1,6 milhão de fraturas por causa da osteoporose por ano: 200 mil do quadril, 600 mil vertebrais e um milhão de punho.

A osteoporose é uma desordem esquelética caracterizada por massa óssea reduzida, comprometendo a resistência óssea e predispondo a um aumento do risco de fraturas.

É considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a epidemia silenciosa do século e um problema de saúde pública mundial.

As recomendações gerais de cuidados para osteoporose são:

  • Farmacológicas: drogas que propiciam maior formação óssea;
  • Nutricionais: maior ingestão de cálcio;
  • Físicas: prática regular de exercícios apropriados.

É nesta última recomendação que entra o Pilates, pois sabemos que a atividade física é positiva e recomendada, porém, se mal executada, pode ser a causadora das tão temidas fraturas. Se bem feito o exercício físico pode contribuir no processo de ganho e manutenção de massa óssea, sendo importante no campo da prevenção.

De acordo com um estudo realizado por Sinaki e Mikkelson, exercícios de extensão da coluna aumentam em 16% o risco de fratura nas vértebras, exercícios de flexão da coluna aumentam em 89% e de flexão com rotação em 53%.

Sabe-se ainda, que indivíduos que apresentam músculos extensores mais fortes, possuem maior densidade mineral óssea em sua coluna.

Durante os movimentos de flexão, flexão lateral e flexão associada a rotação, a parte anterior da vértebra é submetida a carga de compressão, onde a estrutura é mais frágil, aumentando o risco de fraturas por compressão.

Com tantas recomendações e cuidados o aluno acaba encontrando no Pilates elementos fundamentais para adquirir um compromisso com seu próprio corpo.

É fundamental que o profissional siga as orientações da PMA (Pilates Method Aliance), o único órgão que regulamenta o Pilates no mundo. Essas orientações, são:

“Evitar flexão, rotação e flexão lateral da coluna. Evitar qualquer flexão de coluna em qualquer posição para Osteoporose e Osteopenia(uma fase antes da osteoporose). Evitar grandes forças de rotação externa ou interna na articulação do quadril. ”

Deste modo, os exercícios de mat, com acessórios e nos aparelhos que contenham flexão da coluna, flexão lateral e flexão associada a rotação são CONTRAINDICADOS.

Porém, devem ser adaptados ao indivíduo com uso de assistência e diminuição de amplitudes.
Através da aplicação dos princípios, Alongamento Axial, Controle de Centro e Dissociação, o aluno é capaz de descomprimir e encontrar espaço entre as vértebras para realizar os movimentos mais fluidos e menos lesivos.

O que é indicado, então? Exercícios de extensão; exercícios com descarga de peso; exercícios de fortalecimento global; exercícios de equilíbrio (seguros, que não causem risco de queda); exercícios de consciência corporal e exercícios de flexibilidade.

Manter a coluna neutra e estabilizada é de extrema importância no planejamento das aulas e na escolha dos exercícios, assim evita-se possíveis fraturas por movimento desorientado.

Através desses cuidados é possível proporcionar ao indivíduo, que busca o Pilates como alternativa de atividade física, bem-estar sem riscos e ainda todos os benefícios abaixo:

  • ↑ massa óssea;
  • ↑ agilidade;
  • ↑ estabilidade postural;
  • ↑ flexibilidade;
  • ↑ força;
  • ↑ massa muscular;
  • ↑ equilíbrio;
  • ↓ risco de quedas.

Sem dúvida o Pilates bem orientado, com um professor capacitado apresentará ao aluno novas formas de movimentos seguros e funcionais, mantendo os cuidados nas atividades de vida diárias como, amarrar o sapato, agachar, pegar um peso, subir escadas etc.

É importante lembrar que a prevenção da osteoporose deve ser iniciada ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível, portanto, o incentivo a atividade física e uma vida mais saudável deve começar logo cedo.

Busque qualidade de vida… Pratique saúde… Pratique Pilates!!!

Ativa, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, mais que pilates, Maria Militão, Saúde, tratamento
Post anterior
Educação financeira: dicas para não desperdiçar dinheiro
Próximo post
Simule exercícios aeróbicos, caminhadas e corridas com Alice Becker no CoreAlign

Mais Posts:

Empreendendo em Inovações

Movimento, Pilates
Por Gustavo Mendes Brasileiros são criativos por natureza. E estamos rodeados de empreendedores que investem tudo o que têm e sonham em transformar o mundo em um lugar melhor, criando…
Foot Corrector

Os acessórios Clássicos

Movimento, Pilates
Por Aline Haas Joseph Pilates desenvolveu diferentes acessórios para serem utilizados no seu Método com diferentes finalidades. Para ele, era importante desenvolver o corpo como um todo e seus acessórios…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This