Será que substituir o pão pela tapioca facilita a dieta?
Se você pensar só nas calorias, é o mesmo que trocar seis por meia dúzia. “Os dois também têm alto índice glicêmico. Mas a tapioca oferece a vantagem de não conter glúten – proteína do trigo que, consumida em excesso, desencadeia inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura no abdômen”, explica Claudia Talan Marin, nutricionista de São Paulo especializada em metabolismo. Também são possíveis algumas estratégias na hora do preparo que ajudam a reduzir as calorias e o índice glicêmico. Uma delas é usar uma quantidade menor da goma (3 colheres/sopa no lugar de 5, como indicado na embalagem) combinada a 1 colher (sobremesa) de chia ou outra semente rica em fibras e gorduras boas. E, claro, use um recheio levinho. Claudia também sugere a crepioca: “Misture 2 claras de ovo com 2 colheres (sopa) da goma de tapioca e 1 pitada de sal.
Junte sementes, ervas e temperinhos a gosto. Essa é uma versão protéica e com menor carga glicêmica. E nem precisa rechear”, finaliza a nutricionista.
Fonte: mdemulher.abril.com.br
1 Comentário. Deixe novo
Sou nutricionista e pratico atividade física desde a infância. Sou apaixonada pelo Pilates, sonho em ser instrutora e lamento não ter a graduação que me qualificaria para tal. Porém, entendo que lidar com a saúde das pessoas é algo muito sério, não pode ser feito sem a competência necessária. Seria muito bom se a formação de instrutor de pilates incluísse conhecimentos de disciplinas como anatomia e cinesiologia, por exemplo, permitindo que mais pessoas que, assim como eu, não são formadas em ed. física nem em fisioterapia, mas que gostariam de atuar profissionalmente nesta carreira tão linda e gratificante, pudessem realizar esse sonho.