5 dicas para impulsionar seu Studio de Pilates no Instagram

5 dicas para impulsionar seu Studio de Pilates no Instagram

O Instagram é hoje a terceira maior rede social do mundo, ficando atrás somente do Facebook e do Youtube, e a que vem crescendo mais rapidamente, segundo dados da HubSpot. Se esse já era um dado para chamar a sua atenção, aqui vai uma informação ainda melhor: é a plataforma com maior engajamento para marcas.

O Insta, como muitos chamam, deixou de ser uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos e passou a ser uma ferramenta estratégica para negócios – e os Studios de Pilates não ficam de fora dessa. Porém conquistar e engajar seguidores não são tarefas tão fáceis. Muitas vezes você tem a sensação de que está fazendo posts, mas que ninguém dá atenção para eles? Poucos coraçõezinhos e nenhum comentário?
Não desanime! Hoje vamos compartilhar com você 5 dicas que irão te ajudar a reverter esse cenário e atrair clientes e seguidores para o seu perfil. #SeLigaAí, @leitores!

Dica 1: Crie uma biografia e estruture o seu perfil

A primeira impressão é a que fica e no Instagram essa impressão começa, exatamente, pela sua foto de perfil e escolha do seu nome de usuário. Como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”, por isso, é fundamental escolher uma imagem que representa bem o seu negócio. Pode ser a sua marca ou uma foto sua, mas é necessário que seja uma imagem com alta qualidade e que transmita os valores e crenças do seu studio.

Já na hora de escolher o seu nome de usuário (o famoso @), vale a regra do “menos é mais”. Por isso, evite o uso de caracteres especiais ou números e foque no nome do seu studio ou no seu próprio nome com algum complemento, como “studio” ou “Pilates”. Quanto mais simples for o nome de usuário, mais fácil será para o seu cliente localizar o perfil do seu studio na plataforma. Se você já tem uma conta ativa no Instagram, é possível alterar o seu nome de usuário de forma simples e rápida.

Quanto à biografia no perfil – ou BIO, como é também é conhecida -, você pode falar um pouco sobre o seu negócio, dizer quem é o seu público e o que você faz. São apenas 150 caracteres disponíveis então você precisa ser breve e direto ao transmitir a sua mensagem. Para facilitar ainda mais a localização do seu perfil, você pode utilizar na descrição palavras-chave ou até mesmo #hashtags, como: Pilates, Studio de Pilates, CoreAlign, Pilates para Grávidas, Pilates para Crianças, entre outros termos que tenham relação direta com o seu negócio. Vale fazer uso dos famosos emojis para exemplificar ou adjetivar de forma mais apelativa e divertida, mas não se esqueça de incluir as informações essenciais de contato, como seu e-mail, endereço, WhatsApp (se houver) e telefone de contato (com DDD!).

O link para acesso ao seu site ou o endereço de outra rede social também pode (e deve) ser informado. Essa pode ser uma boa oportunidade para você divulgar um link que dá acesso a ofertas especiais, como uma aula experimental gratuita mediante o preenchimento de um simples cadastro feito através de um formulário no Google Forms. Se não houver ofertas em andamento, coloque a URL do seu site ou da sua página no Facebook, por exemplo.

Por fim, caso você esteja usando um perfil pessoal, não se esqueça de verificar se o seu perfil está aberto ao público (e não configurado como “privado”), pois somente assim as pessoas que ainda não te seguem podem ver suas postagens. Porém, se a sua conta possui 100 ou mais seguidores, a nossa sugestão é que você converta o seu perfil pessoal em um perfil comercial – modalidade do aplicativo especialmente desenvolvida para negócios e pessoas públicas. Com este perfil, você poderá escolher como quer que os seus clientes entrem em contato – se por telefone, e-mail ou envio de mensagem direta. Para entender melhor sobre o assunto e saber como você pode mudar o seu perfil para comercial, sugerimos a leitura desse post.

Dica 2: Cuide do seu Feed

O Instagram é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, ou seja, é uma plataforma extremamente visual e quase todos os usuários confessam que AMAM se deparar com um feed bonito e organizado. E é assim que você deve cuidar do perfil do seu studio de Pilates no Instagram.
Siga um padrão visual de cores, design e filtros, criando assim uma identidade para a sua marca na rede. Para isso você pode usar o apoio de aplicativos, como o UNUM, que é gratuito e está disponível tanto para o sistema Android quanto IOS de smartphones. Uma das funcionalidades deste aplicativo é permitir que você faça uma simulação de como ficará organizada a sequência de fotos no seu perfil do Instagram. Você ainda pode editar as imagens colocando texto, bordas e filtros.

Lembre-se de usar sempre fotos com boa resolução e opte por aplicativos para edição e diagramação de imagens, como o Canva, que possui centenas de modelos de layouts gratuitos para serem usados no seu feed ou nos stories, por exemplo. Tudo isso de forma descomplicada e intuitiva a partir do uso do aplicativo.

Vale lembrar que estamos falando do perfil da sua empresa, então evite postagens de fotos que remetam à sua vida pessoal. Separe o “joio do trigo” e tenha um perfil para seus amigos íntimos e familiares e outro institucional/comercial, que represente o seu studio e seja voltado ao atendimento de seus clientes.

Pode até parecer bobagem, mas um feed organizado pode atrair mais seguidores para o seu perfil e, consequentemente, mais clientes para o seu studio de Pilates!

Dica 3: O seu conteúdo faz toda a diferença

Essa é a chave para o sucesso de qualquer perfil no Instagram: o conteúdo. Não basta ter um feed bonito, se você não compartilhar informações relevantes e de interesse para seus seguidores. Por isso, planeje as suas publicações: crie um cronograma de posts, pense nos conteúdos que fazem sentido em serem divulgados na página do seu studio de Pilates e com qual frequência eles devem aparecer. Sugerimos que coloque como objetivo publicar pelo menos um post por dia, mas só faça isso se houver conteúdos relevantes para o seu público, ok? Publicar qualquer conteúdo apenas para ter um número de posts ideal pode ser mais prejudicial do que positivo.

Quanto mais bem pensado for o seu conteúdo, e mais alinhado com o perfil do seu público, mais os clientes e potenciais clientes irão se engajar e interagir com a sua marca. Informe a sua clientela a respeito dos benefícios do Pilates, tire as dúvidas de seus seguidores sobre o método e faça postagens bem humoradas e divertidas. Quando criar os conteúdos, faça vídeos e escreva textos exclusivos para o Instagram, assim como promoções especiais para seus seguidores. Evite “copiar e colar” no Instagram a mesma publicação que postou no Facebook, por exemplo. Cada rede social tem um perfil e seus usuários buscam diferentes conteúdos em cada uma.

Interagir com o público também é importante na hora de gerar engajamento, então faça perguntas aos seus seguidores, responda aos comentários e compartilhe as fotos postadas por eles em seu perfil dando visibilidade a experiência deles com a sua marca. Peça ainda que compartilhem as postagens, marquem os amigos e usem a hashtag do seu studio quando postarem em seus próprios perfis. Torne a interação no Instagram mais humana e mostre que ali é um espaço de troca e de escuta, aberto para todos os seus seguidores.

Por fim, na legenda das imagens, faça uso das hashtags que fazem sentido para o seu negócio. Postagens com ao menos uma hashtag costumam gerar uma interação até 13% maior que as que não possuem. #Curtiu?

Dica 4: Use os stories

A essa altura do campeonato, com certeza você já ouviu falar dos Stories (ou Histórias, em Português). Essa ferramenta do Instagram possibilita a criação de microvídeos, de apenas 15 segundos cada, e que desaparecem após 24 horas, promovendo novas formas de envolvimento e engajamento com a audiência do seu Studio de Pilates. Para complementar seus Stories, o Instagram disponibiliza diversas funcionalidades, como enquetes, perguntas, localização, além de stickers e GIF’s para deixar a sua publicação mais atrativa. Utilize também os textos para marcar pessoas ou destacar algum ponto alto da sua gravação.

Diferente do feed, que deve ser bem planejado e organizado, os Stories são conteúdos mais rápidos, que captam o momento, a espontaneidade e os bastidores do que está acontecendo. Ganhando cada vez mais popularidade, as “histórias” do Instagram podem ajudar a sua marca a se envolver com seus seguidores de maneiras diferentes.

Não tenha medo de ser autêntico. Sem necessidade de muitos retoques, os Stories são o melhor lugar para mostrar que o seu studio é feito de pessoas e para pessoas que amam o Pilates. A originalidade do seu conteúdo será um fator para o sucesso da sua estratégia digital!

Dica 5: Promova o seu perfil

Divulgar a sua página no Instagram para atrair mais seguidores e clientes é muito mais simples (e barato) do que você imagina.

A primeira coisa que você pode fazer é utilizar as suas outras páginas na internet a seu favor. Convide seus fãs e amigos do Facebook, os seguidores do Twitter e as pessoas que acessam o seu site a acompanharem o seu trabalho também no Instagram.

Outra ideia bacana é fazer parcerias com influenciadores locais. Muitos acham que isto pode ser uma ação cara para realizar, mas você pode oferecer, por exemplo, aulas grátis em troca de divulgação. Se quiser investir nesta estratégia, busque personalidades, blogueiros ou outros influencers que tenham uma relação direta com a sua marca para fazer parcerias que podem render bons frutos. Tenha em mente que esta pessoa estará representando a sua marca, então vale a pena investir um tempo em conhecer um pouco mais a história destes potenciais parceiros, observar a maneira como interagem com os seguidores e os temas que costumam abordar nas redes sociais. O fato de ter um perfil com muitos seguidores não é suficiente para afirmar que seria uma boa escolha para representar o seu studio. #FicaaDica

Por último, tenha em mente que o mundo fora das redes sociais também pode atrair seguidores para dentro dela! Já pensou em trocar a senha “senha do Wi-fi” do seu studio por “curtidas” na sua página? E que tal oferecer descontos na mensalidade para quem segue o seu perfil? Divulgue também as suas redes sociais no seu cartão de visita, panfletos, cartazes e até mesmo durante aquele bate-papo informal no happy hour com os amigos. A única coisa que não vale aqui é comprar seguidores. Afinal, mais vale qualidade que quantidade. O que queremos atrair são pessoas apaixonadas e interessadas pelo Pilates, não é mesmo?

Não economize criatividade para atrair seguidores e divulgar ainda mais o seu perfil!

#PartiuInstagram

Um perfil no Instagram irá ajudar a crescer e humanizar sua marca, mostrar seus serviços, a seriedade do seu trabalho, os valores do seu Studio de Pilates, encantar os clientes e, quem sabe, até gerar novos negócios.
Fique de olho nos perfis dos seus concorrentes e também de empresas de outros setores. Inspire-se, busque referências e pesquise. O Instagram está sempre trazendo novas funcionalidades e você deve estar atento às novidades.

Todas essas estratégias irão te ajudar a promover e impulsionar o perfil do seu Studio de Pilates no Instagram. Falando nisso, não se esqueça de deixar nos comentários o perfil da página do seu studio e, claro, de ir lá curtir o nosso insta (@physiopilates), né?!

, ,
Post anterior
O CoreAlign no meu studio – De que forma este método pode contribuir para as suas aulas
Próximo post
Linha Clássica de Equipamentos – Do projeto de Joseph Pilates à fabricação de novos equipamentos

Posts Relacionados

No results found

2 Comentários. Deixe novo

Alice Villela
01/05/2019 9:43 am

Geentee!!! Que máximo essas dicas!!! 👏👏👏 Muito bom!! Tive varias idéias aqui enquanto fazia a leitura!!! Gostei bastante!! Como disse um professor meu na faculdade : ” Quem é visto é lembrado!” Valeu.

Responder
Alice Villela
01/05/2019 9:44 am

Que máximo essas dicas!!! 👏👏 Muito bom!! Tive varias idéias aqui enquanto fazia a leitura!!! Gostei bastante!! Como disse um professor meu na faculdade : ” Quem é visto é lembrado!” Valeu.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu