Aprenda a manter aparelhos de Pilates sempre novos

como manter aparelhos de Pilates sempre novos

Os equipamentos para a prática do Pilates são robustos e podem durar bastante, se você se preocupa com algumas questões. A primeira delas, e mais importante de todas, é a qualidade do produto. Ou seja, você precisa gastar seu dinheiro com equipamentos fabricados a partir de matéria-prima realmente boa, como os da Physio Pilates. Além disso, você deve adotar algumas condutas ao longo do tempo, para preservar as características dos aparelhos, minimizando as consequências da ação do tempo e do uso. Então confira agora uma série de dicas para manter os aparelhos de Pilates sempre novos!

1. Compre aparelhos de Pilates de qualidade

Esse item é fundamental, e por isso ele é o primeiro de nossa lista. Se você pretende ter itens duráveis, seguros e funcionais, você deve adquirir equipamentos de qualidade. Essa qualidade tem relação com a matéria-prima utilizada e com o processo de fabricação. Por exemplo, você deve ter um olhar atento também às molas, às corrediças, parafusos e demais materiais utilizados na montagem.

Optar por equipamentos que não ofereçam risco de corrosão e/ou ferrugem, por exemplo, é essencial para quem busca durabilidade. Levar em conta também as questões de sustentabilidade é importante, porque você está garantindo que aquela empresa oferece um menor impacto ao meio ambiente e atua de forma coordenada com a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

A Physio Pilates é uma empresa que se preocupa com todos os detalhes do processo de produção e, além disso, coloca no mercado equipamentos de Pilates sustentáveis. Portanto, se você busca manter os aparelhos de Pilates sempre novos, comece pela escolha do seu material de trabalho.

2. Evite o uso de roupas, calçados a acessórios inadequados

A prática do Pilates requer o uso de roupas confortáveis, feitas de tecidos leves, que possibilitem a liberdade de movimento. Essa é a orientação que você deve passar aos seus alunos. Esse seu cuidado, além de ajudar o aluno em sua prática, também contribuirá para a preservação dos seus aparelhos de Pilates.

E essa cautela vale para você também. Nada de manipular os equipamentos com roupas que possuam partes de metal, botões, fechos e afins, porque essas peças podem rasgar os estofamentos e danificar seus aparelhos e acessórios.

Ademais, esses detalhes nas roupas podem também causar acidentes, machucando os alunos. Do mesmo modo, treinar utilizando brincos, colares, pulseiras e afins também não é recomendado, pelos mesmos motivos. Portanto, esclareça sobre isso sempre que um novo aluno chegar ao seu studio.

Outra detalhe são os calçados. O único acessório indicado para os pés é a meia de Pilates, aquela que possui solado antiderrapante.

3. Higienização correta ajuda a manter aparelhos de Pilates sempre novos

Como fazer a higienização dos aparelhos de Pilates é uma dúvida comum entre os proprietários dos studios. O problema é que muitos acabam utilizando produtos inadequados, que podem causar danos às peças. Por isso, o ideal é que você busque informações diretamente com o fabricante, sobre os produtos de limpeza que podem ser utilizados na limpeza dos equipamentos.

Alguns produtos possuem componentes químicos abrasivos. Além de provocar desgaste dos estofamentos, por exemplo, esses produtos podem provocar alteração na cor, deixando o aspecto de seu studio desleixado. Não esqueça de que a organização do layout do studio e aparência de seus aparelhos e acessórios são fatores importantes para criar uma boa impressão ao seu aluno. Afinal, se você não consegue cuidar bem de seu ambiente de trabalho, como será capaz de cuidar da saúde dos alunos?

4. Faça as manutenções preventivas e corretivas

Por fim, você deve ficar atento às manutenções. Isso significa que você precisa fazer vistorias constantes e cuidadosas em todos os seus itens de trabalho, para manter aparelhos de Pilates sempre novos.

Organize sua agenda e inclua vistorias periódicas na sua rotina. Nessas vistorias, você será capaz de detectar diversos problemas de forma precoce. Assim, poderá adotar as medidas necessárias para prevenir o dano ou corrigi-lo, a depender do que conseguiu identificar.

Por exemplo, você pode prorrogar a vida útil das molas, adotando os cuidados específicos. Temos um artigo específico com dicas para cuidados com as molas.

A Physio Pilates desenvolveu um e-book com todas as informações necessárias sobre limpeza e manutenção dos aparelhos de Pilates. E você pode baixá-lo gratuitamente. Lembrando que as orientações foram montadas com base nos equipamentos da Physio Pilates, mas muitas das dicas podem ser adotadas para outras marcas. Nesse caso, consulte o fabricante.

O que evitar para manter aparelhos de Pilates sempre novos

Além das orientações que já passamos acima, vamos agora te dar algumas dicas do que você deve evitar, para manter aparelhos de Pilates sempre novos.

  • Não utilize seus aparelhos com roupas ou cabelos molhados;
  • Nunca deixe de higienizar os aparelhos após cada uso (seus alunos podem ter utilizado creme de cabelo, hidratante, protetor solar etc);
  • Não utilize buchas ou esponjas de aço na limpeza de seus aparelhos;
  • Nunca substitua os produtos de limpeza indicados pelo fabricante por um similar, sem que ele te autorize (a composição deles pode ser diferente, e o similar apresentar uma substância corrosiva).

* Tem alguma dica para manter aparelhos de Pilates sempre novos? Conte pra gente!

#maisquepilates, +Q Pilates, Aparelhos de Pilates, Physio Pilates, Pilates, Revista Mais Que Pilates
Post anterior
Vídeo traz dicas de movimento com Alice Becker
Próximo post
Cresce interesse dos homens pelo Pilates

Mais Posts:

Pilates para Homens

Pilates para Homens

Estudos, Notícias, Pilates
Homens: o Pilates (também) é para vocês… e aqui vão algumas razões para que acreditem nisso! Muitos homens infelizmente ainda pensam que o Pilates não é para eles. Só porque…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This