Aprenda sobre gestão de studio de Pilates

dicas para gestão de studio de Pilates

A correta gestão do studio de Pilates é fundamental para quem busca ter sucesso ao empreender na área. Se você sonha em inaugurar o próprio studio, não basta ser um excelente profissional de Pilates e ter uma sólida formação e experiência como professor.

Você também precisa entender um pouco sobre administração, a fim de que consiga gerir o seu negócio de maneira eficiente. Por isso, vamos te ensinar sobre gerenciamento e apresentar algumas dicas importantes para te ajudar nessa tarefa.

O que significa gestão de studio de Pilates?

Gerir o studio de Pilates significa definir, executar e mensurar os resultados das ações planejadas para atingir os objetivos estimados. Ou seja, é fundamental compreender o funcionamento da sua área de atuação, o mercado, público-alvo, para que você possa definir estratégias e acompanhá-las de perto.

A princípio, parece assustador acumular tantas tarefas, mas calma. Dá para fazer tudo isso, desde que você tenha um planejamento estratégico bem formulado. O planejamento facilitará toda a condução da gestão de seu negócio. Por isso, investir no planejamento é o primeiro passo para uma gestão eficiente do studio de Pilates.

Não entendo nada de planejamento estratégico. O que fazer?

Para começar do zero, mas garantir que o seu empreendimento tenha chances de sucesso e crescimento, você deve buscar ajuda profissional. Não é necessário, porém, investir na contratação de um profissional específico nesse momento, porque você pode contar com o suporte do Sebrae de sua região.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada que auxilia os micro e pequenos empreendedores. Assim, studios de Pilates com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões podem contar com a assessoria do órgão.

O Sebrae presta orientação e consultoria tanto a quem já possui um negócio em funcionamento, quanto aos profissionais que querem empreender e precisam aprender sobre gestão de studio de Pilates. Portanto, se você não sabe por onde começar, entre em contato com o Sebrae, que eles prestam todas as informações necessárias para quem quer investir no empreendedorismo.

Inclusive, a entidade te auxiliará a construir o planejamento estratégico. Eles também oferecem inúmeros cursos e consultorias, tudo gratuito!

Variáveis envolvidas na gestão de studio de Pilates

São muitas as variáveis que estão relacionadas à gestão de studio de Pilates. Primeiramente, você precisa conhecer o seu negócio. Portanto, é indispensável conhecer o método Pilates de forma profunda e detalhada. Assim, você terá elementos para construir o seu negócio com mais assertividade. Dentro desses aspectos que estão relacionados à montagem de um studio do Pilates, você precisa levantar informações, pelo menos, sobre cada item descrito abaixo:

– Exigências legais
– Público-alvo
– Concorrência
– Investimentos em geral
– Localização do studio
– Estrutura física
– Recursos humanos
Equipamentos e aparelhos de Pilates 
– Funcionamento do studio
– Softwares de gestão
– Comunicação (site, redes sociais etc)
Divulgação
– Custos fixos e variáveis
– Tributos
– Formação continuada

Mas o Sebrae te ajudará com tudo isso. O órgão tem um material bem rico que fala sobre cada um desses itens, para dar uma noção geral ao empreendedor. Para ler o conteúdo, portanto, basta clicar nesse link. Além disso, na consultoria que o órgão oferece gratuitamente, você terá informações sobre todas essas questões.

12 dicas para uma boa gestão de studio de Pilates

Com o planejamento estratégico em mãos, você terá elementos suficientes para implementar as ações necessárias e tirar o seu studio de Pilates do papel. Agora vamos te dar algumas dicas para você fazer uma boa gestão de studio de Pilates.

Mas o que seria uma boa gestão? O conceito tem a ver com o domínio e controle das variáveis que citamos acima. Ou seja, quanto mais informações você tiver sobre o seu mercado, mais assertivas serão as suas decisões. E para quem quer empreender, é preciso tomar decisões o tempo inteiro.

  • 1. Faça o planejamento estratégico, defina metas e objetivos;
  • 2. Controle suas finanças, porque é necessário manter seus gastos dentro do orçamento;
  • 3. Não misture suas despesas pessoais com as do studio de Pilates;
  • 4. Pense em estratégias para aumentar sua receita;
  • 5. Incentive e estimule a sua equipe de colaboradores;
  • 6. Invista em estratégias de marketing eficientes (na dúvida, contrate uma empresa especializada nisso);
  • 7. Invista em inovação. Ou seja, ofereça diferenciais a seus clientes;
  • 8. Promova ações de fidelização, a fim de de manter os seus alunos;
  • 9. Acompanhe as transformações e mudanças do mercado;
  • 10. Fique de olho na concorrência, porque você precisa acompanhar seu mercado;
  • 11. Faça cursos de atualização de forma contínua, tanto na área do Pilates quanto na área de gestão;
  • 12. Monitore os resultados de suas ações, pois você precisa saber o que funciona de fato em seu negócio.
+Q Pilates, Gestão de Studios, Physio Pilates
Post anterior
Melhores equipamentos para treino funcional em casa
Próximo post
Estudo avalia sobrecarga na lombar no Long Stretch

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This