Como divulgar um estúdio de Pilates? Saiba tudo aqui

Saiba como divulgar um estúdio de Pilates

Sabe aquele velho ditado do “a propaganda é a alma do negócio”? Pois é, ele é real e funciona. Seja qual for a sua área de atuação, é imprescindível criar uma estratégia de divulgação eficiente. Antigamente, as campanhas de marketing eram mais custosas e restritas. Hoje em dia, com o avanço das tecnologias e o surgimento das redes sociais, o próprio empreendedor pode realizar algumas boas e importantes ações. Nesse artigo, vamos dar uma série de dicas para que você saiba como divulgar um estúdio de Pilates de forma eficaz.

Se você ainda está na fase de formação profissional e pensando na possibilidade de montar seu estúdio de Pilates, consulte nossos artigos sobre o tema. Certamente, você chegará à etapa de entender como divulgar um estúdio de Pilates muito mais preparado. Sem dúvida alguma, existe um caminho a ser seguido, e você precisa dar um passo de cada vez nessa caminhada. Para quem quer alcançar o sucesso, ser diligente é essencial.

Por que preciso saber como divulgar um estúdio de Pilates?

Se você abriu um estúdio de Pilates, com certeza sua intenção é fazer o espaço se tornar conhecido e crescer. A divulgação é importantes exatamente nesse sentido. Primeiro, multiplicará o número de pessoas que saberão da existência do seu estúdio de Pilates. Depois, essas ações permitirão que os clientes potenciais conheçam o seu trabalho, os serviços que você oferece e os seus diferenciais. Resumindo, você aumentará a sua clientela e, consequentemente, a sua renda.

Mesmo que você decida contratar um profissional para cuidar dessa parte de divulgação. Obviamente, será ótimo ter essa possibilidade disponível. Ainda assim, é importante que você tenha algum entendimento sobre o assunto. Até mesmo para conduzir o diálogo com o profissional que você contratará e até sugerir ações. No momento em que você desenvolve esse conhecimento, você saberá desenhar melhor o que quer e como chegar lá.

Planeje o crescimento do estúdio

Um bom planejamento é o início do caminho ao sucesso. Só para ilustrar, até para fazer o negócio crescer de maneira segura e ordenada o planejamento é fundamental. Portanto, organize as suas turmas, os horários, os dias da semana. Pense em como funcionarão as aulas para públicos especiais, como idosos e gestantes, para que possa valorizar essas informações na sua divulgação.

Dicas de como divulgar um estúdio de Pilates

Dicas de como divulgar um estúdio de Pilates

Se você ainda tem dúvidas acerca do planejamento, não hesite em procurar uma unidade do Sebrae para pedir ajuda. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas apoia o empreendedorismo no Brasil. A entidade oferece cursos, treinamentos e consultorias para auxiliar as pequenas empresas e microempreendedores individuais. Ainda que você não tenha muita clareza sobre como o Sebrae pode te ajudar, entre em contato com eles. Certamente eles vão contribuir nessa compreensão e te disponibilizar as melhores alternativas de apoio.

Crie um site personalizado

Nesse momento, provavelmente você precisará de um auxílio profissional. Caso esteja com verba disponível, contrate alguém da área. Mas se tiver um pouco de boa vontade e for curioso, pode construir seu próprio site, gratuitamente, pelo Wix ou pelo WordPress. Surpreendentemente, as ferramentas gratuitas oferecem ótimos recursos, embora limitados, para atender a sua necessidade emergencial de estar presente na internet.

Além de ser uma importante plataforma de divulgação de seus serviços, o site possibilitará que seus clientes cheguem até você com facilidade. Ademais, ainda será um local organizado para reunir todas as informações pertinentes ao seu estúdio de Pilates. Por fim, a grande maioria de seus concorrentes também estará na rede. Marcar presença também é relevante.

Tudo sobre como divulgar um estúdio de Pilates

Tudo sobre como divulgar um estúdio de Pilates

Como um site pode colaborar positivamente com o seu estúdio de Pilates?

  1. O site é um espaço de interação com a sua audiência. Assim, seus clientes poderão avaliar seus serviços e te dar um feedback.
  2. Os novos alunos poderão consultar a opinião dos frequentadores. Muitos usam essa informação para escolher o estúdio de Pilates onde se matricularão.
  3. Se sua intenção é expandir os negócios, ter um site é fundamental. Então, você já estará um passo à frente quando os negócios começarem a crescer.
  4. O site te dá visibilidade e é um sinal de credibilidade de seu estúdio de Pilates. Ter um site dá seriedade ao negócio, funciona como uma vitrine.
  5. Você pode utilizar seu site como ferramenta de interação com as redes sociais. Lá você poderá publicar artigos e textos variados sobre o Pilates e, especialmente, sobre seus serviços.
  6. Você poderá ser encontrado mais facilmente pelos buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.

Crie páginas e perfis para seu estúdio de Pilates nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais não é mais diferencial. Para saber como divulgar um estúdio de Pilates é preciso entender que ter páginas, canais e perfis nas principais redes é pré-requisito para quem busca visibilidade. Elas modificaram completamente a formas de se comunicar e se tornaram estratégias de marketing bem funcionais.

Antigamente, o consumidor só conseguiu ter acesso às informações de uma empresa ou marca por meio de intermediadores. Esses intermediadores eram os veículos de comunicação, como jornais, rádios e televisão. Os clientes possuíam uma postura mais passiva, porque era difícil conseguir interagir com a marca.

Com o surgimento das redes sociais, agora é possível ter contato direto com a empresa, 24 por dia, com proximidade e respostas quase que instantâneas. Para quem não tem dinheiro sobrando para investir em mídias tradicionais, como anúncios e outdoors, as redes sociais são indispensáveis. Para você ter uma ideia, o Brasil tem cerca de 140 milhões de usuários ativos nas redes. Com certeza, quase a totalidade do seu público-alvo está contabilizado nessas estatísticas

Em que redes sociais devo aparecer?

Um estúdio de Pilates precisa estar presente especialmente no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no Youtube. Cada rede tem sua metodologia própria de funcionamento. Não basta simplesmente jogar conteúdos aleatórios nelas. Você precisa usar as estratégias adequadas a cada uma. E se você não está pensando em contratar um profissional para administrar suas redes sociais, nossa sugestão é que você faça cursos na área.

Mas, atenção, não basta criar as redes sociais e abandoná-las. É fundamental que você alimente as redes com frequência e conteúdo interessante e de qualidade. Para ajudar a sua compreensão sobre como divulgar um estúdio de Pilates nas redes sociais, baixe nosso e-book.

Faça convênios e parcerias para ampliar sua visibilidade

Uma excelente estratégia para quem está começando com seu estúdio de Pilates são os convênios e parcerias com empresas, sindicatos e conselhos de classe. Você pode ofertar descontos para os colaboradores e associados dessas entidades. Esse é um incentivo para quem quer encurtar o caminho para conseguir os primeiros clientes.

Busque empresas que atuem na região do seu estúdio para começar. Normalmente os sindicatos e conselhos de classe já oferecem benefícios aos associados, então é só consultar as exigências. Portanto, entre em contato, pergunte como funciona e analise de que forma pode se integrar ao programa. Em relação às empresas, busque o departamento de RH e converse sobre o assunto.

Ofereça seus serviços em empresas nas datas especiais

Alguns minutinhos de alongamento gratuito para as mamães no Dia das Mães ou para os Papais no Dia dos Pais. Legal, não é? Pois essa é também uma estratégia interessante de divulgação. Entre em contato com empresas da redondeza e ofereça seu serviço. Argumente sobre como seria relevante para a empresa presentear o grupo de colaboradores nessa data.

Mas já monte como funcionará seu serviço, para que você venda uma ideia bem formatada. Veja quantos minutos seria cada sessão. Em que espaço você poderia se instalar. Se é possível passar o dia na empresa fazendo esse trabalho individualmente, ou se a empresa poderia disponibilizar um horário e espaço para você oferecer o serviço a um grupo.

Caso nenhuma das hipóteses seja possível, considere distribuir um ticket. Dessa forma, os profissionais que se enquadrarem naquela data comemorativa poderão usufruir de uma aula experimental gratuita. Coloque sua criatividade para funcionar, existem muitas possibilidades.

Permuta com influenciadores digitais é uma forma de como divulgar um estúdio de Pilates

Os blogueiros que são influenciadores digitais têm oferecido boas oportunidades. Procure algumas dessas personalidades digitais e proponha permuta, como aulas gratuitas em troca de divulgação. Busque influenciadores menores, que demonstrem mais chance de topar esse tipo de parceria.

Veja o conteúdo do feed e dos stories do instagram e analise se atingiriam seu público-alvo. Em virtude de o conteúdo produzido pelos influenciadores ser mais natural, eles alcançam o público de uma maneira mais singela. Quando o influenciador fala do serviço positivamente, aquela propaganda ganha nova conotação. Isso acontece em razão de ser um consumidor falando para outro consumidor.

Desenvolva brindes personalizados

Os brindes personalizados atuam no encantamento, na fidelização, no fortalecimento da relação e na conquista de novos clientes. Por essa razão, vale a pena pensar nessa estratégia. Além de ser um investimento com custo reduzido pela quantidade adquirida, é uma forma diferente de ser lembrado, marcada por um sentimento agradável.

Pense em brindes que sejam úteis e que tenham potencial de uso efetivo, para que você ganhe essa divulgação gratuita. Os brindes podem ser direcionados aos alunos, parceiros, potenciais clientes. Pense direitinho na lista de quem irá recebê-lo e aproveite as oportunidades. Com a pandemia do coronavírus, por exemplo, você poderia encomendar máscaras e presentar os alunos.

Capriche na fachada e ganhe mais clientes para seu estúdio

Quando você adota uma fachada visualmente interessante, ela se torna atraente para o público. A identidade visual passa uma mensagem e faz uma empresa se diferenciar da outra. Ou seja, por meio de elementos visuais é possível influenciar o imaginário das pessoas. Por isso, adote um visual moderno para seu estúdio de Pilates.

Além disso, escolha materiais de alto nível, que manterão qualidade e beleza ao longo do tempo. Não só isso, também fique atento às informações que serão expostas na fachada. Tenha cuidado com a grafia das palavras e com a assertividade das informações. É provável que a fachada seja o primeiro contato do cliente com seu estúdio, apresente-o bem e seja convidativo.

Participe de ações sociais

A participação em projetos sociais, além de ser um ato de generosidade e doação, também ajuda no fortalecimento de uma marca. Em contrapartida, você construirá uma imagem sólida e positiva de seu estúdio. Ao mesmo tempo, estará agregando valor ao seu negócio e atrelando seu nome a uma causa nobre. Há estudos que indicam que esse tipo de atitude impacta na decisão do consumidor.

Procure saber se existe algum projeto em andamento na região onde está instalado o seu estúdio, com o intuito de se juntar a ele. Do mesmo modo, você pode desenvolver sua própria ação social e pedir a colaboração de outras empresas locais. É provável que sua visibilidade cresça, que você ganhe clientes novos e que desfrute da sensação de contribuir para um mundo melhor.

Produza materiais impressos de divulgação

Folders, flyers e panfletos, por exemplo, são materiais de apoio que ajudam a aumentar a quantidade de alunos de um estúdio de Pilates. O valor de produção desses materiais não é tão alto, especialmente em comparação aos benefícios que podem proporcionar. Uma boa panfletagem possibilita alcançar um público variado nas regiões próximas ao seu estúdio. Apesar de ser uma ação simples, ela precisa ser planejada.

Assim sendo, verifique em qual local seria estratégico distribuir o material. Você pode conversar com os donos de outros estabelecimentos, para deixar seus panfletos por lá. Como o efeito da panfletagem é limitado, aproveite uma boa oportunidade para utilizar esse instrumento. Pense em uma promoção, descontos especiais, correlacione a distribuição a um período específico. Estude as possibilidades de ação e coloque a mão na massa.

Criatividade é essencial para divulgar um estúdio de Pilates de maneira eficaz

Studio de Pilates / Arquivo Physio Pilates

Studio de Pilates / Arquivo Physio Pilates

São inúmeras as possibilidades de como divulgar um estúdio de Pilates de forma que o indivíduo tenha retorno de sua ação. A criatividade e a inovação precisam andar de mãos dadas e acompanhar você nessa tarefa. Inicialmente, você precisa conhecer bem o seu público-alvo, porque isso é fundamental para o sucesso da divulgação. Quando você tem essas informações bem desenhadas, você consegue formatar projetos e propostas mais direcionadas.

Nesse artigo, reunimos diversos caminhos que você pode seguir. Mas não se preocupe em seguir todos esses caminhos simultaneamente. Tenha paciência, vá com calma, dê um passo de cada vez. Mais importante do que adotar todo tipo de ação de divulgação é adotar uma ação planejada, no tempo certo.

Construa seu projeto próprio de divulgação, com base nos seus objetivos e nas possibilidades de crescimento de seu estúdio de Pilates. Eleja qual degrau você pode subir primeiro. Com o passar do tempo, você vai dando novos passos. O mais importante é planejar e começar a colocar em prática as ideias. Conquistar novos clientes será consequência de sua dedicação nesse processo de divulgação. Vá em frente!

, , , ,
Post anterior
Melhor curso de Pilates do Brasil: saiba como escolher
Próximo post
Esclareça as principais dúvidas sobre Pilates

Mais Posts:

Guias de Movimento centrada no Controle da Fáscia proximal da marcha

George, um eco empreendedor de 6’4 “, chega para a sua nomeação de Pilates movendo-se com cautela. Sua parte inferior direita se sente vulnerável como se pudesse sair a qualquer momento. O parceiro de George, que vem às sessões várias vezes por semana, incentivou George para tentar Pilates. George agenda suas nomeações entre viagens de negócios, com uma média de duas vezes por mês.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This