5 coisas que atrapalham o desempenho no Pilates

Confira comportamentos que atrapalham o desempenho no Pilates

O Pilates é um método de movimento desafiador que pode ser usado para muitos fins, dentre eles, realizar um treinamento e reabilitação. O conjunto de exercícios que compõe o método é vasto e de níveis variados. Há aqueles movimentos mais básicos, mas há também alguns bem complexos, que exigem bastante do praticante. Aliás, esses exercícios mais difíceis acabam sendo uma progressão daqueles mais simples. Ou seja, normalmente o praticante vai, aos poucos, paulatinamente, progredindo na prática do Pilates. Porém, é preciso adotar alguns comportamentos no decorrer das aulas, para alcançar novos degraus. Para ajudar nesse processo, enumeraremos aqui 5 coisas que atrapalham o desempenho no Pilates, para que você consiga obter o máximo de resultados na sua prática.

1. Não falte suas aulas, seja assíduo

Essa dica é uma das que provocam muito impacto na vida de quem pretende evoluir na prática do Pilates. Os benefícios que o Pilates proporciona são conquistados de forma gradativa. Assim, habilidades como, por exemplo, flexibilidade, coordenação motora, mobilidade, força, consciência corporal e afins, você desenvolve durante a sua prática. Por isso, se você costuma se ausentar demais das aulas, levará muito mais tempo para mudar de nível nos movimentos

O ideal é que você seja assíduo, que frequente os dias combinados com o seu instrutor e que siga as orientações sugeridas por ele. Aos poucos, você perceberá essa evolução de forma natural. Você sentirá esses benefícios no próprio corpo e na mente, no seu dia a dia, nas tarefas rotineiras. No entanto, você precisa entender que cada indivíduo tem o próprio ritmo, então nada de se comparar com o colega da aula. Cada um evolui dentro das suas peculiaridades, mas se você persistir, você chega lá.

Lembre-se que não importa a velocidade, a distância de 1 km é igual para todos. Alguns percorrem essa distância em um tempo maior, outros precisam de um período mais extenso. Mas, no final, todos percorreram o mesmo quilômetro. No Pilates é assim, faça o seu percurso no seu ritmo, que o resultado também vem. 

Algumas atitudes atrapalham o desempenho no Pilates2. Atrasos frequentes atrapalham o desempenho no Pilates. Portanto, seja pontual!

Não são apenas as ausências que dificultam o processo de crescimento no transcorrer das aulas. Os atrasos são, também, um problema sério e atrapalham o desempenho no Pilates. Isso acontece, porque a sua aula é montada pelo instrutor dentro daquele tempo pré-determinado. Se a sua aula dura 45 minutos, por exemplo, o profissional vai prescrever os exercícios daquele dia contabilizando esses 45 minutos. Assim, se você frequentemente chega a sua aula com atraso, certamente deixará de executar algum exercício. 

Não esqueça que as aulas de Pilates são combinadas dentro de um intervalo de tempo, que precisa ser respeitado. Afinal, é muito provável que o seu professor tenha uma outra turma depois da sua. Dificilmente será possível compensar esse seu atraso no final da aula. Dessa forma, programe-se para estar livre durante todo o horário de sua aula. Seja pontual. Se você está com problemas na sua agenda que têm dificuldade a sua pontualidade, experimente as aulas de Pilates online. Elas são tão eficientes quanto as presenciais. 

É fundamental que você não se atrase. Claro que imprevistos acontecem, e eles não comprometerão seu desempenho se forem eventuais. Mas os atrasos recorrentes, ao contrário, atrapalham – e muito – a sua evolução nos treinos. 

3. Fazer a aula sem atenção e desconcentrado

Como toda atividade a que nos propomos realizar na vida, o Pilates também requer atenção e concentração durante as aulas. Isso significa que você precisa estar atento ao movimento que está executando. Precisa estar concentrado na respiração e em cada parte do corpo. Cada exercício tem uma razão de ser, e quando você o realiza de forma atenta e consciente cresce a eficiência dele. Portanto, ao entrar na sua sala de aula ou ligar a câmera para a aula online, deixe os problemas e preocupações para trás por aquele momento

Além de ajudar no seu desempenho no Pilates, esse hábito vai contribuir também com sua saúde mental. A partir do momento em que você faz sua atividade física concentrado, que você cuida da sua respiração, automaticamente você atuará proativamente no combate ao estresse. Assim, você estará afastando mais um dos motivos que atrapalham o desempenho no Pilates.

Veja aqui coisas que o desempenho no Pilates

4. Utilizar roupas inadequadas também interfere no desempenho no Pilates

Pode parecer um detalhe irrelevante, mas não é. A roupa que você escolhe para as aulas de Pilates tanto pode ajudar quanto prejudicar o seu desempenho. Como você bem sabe, Pilates é movimento. Então, as suas roupas escolhidas precisam facilitar a execução desses movimentos, precisam permitir que o seu corpo se mexa de forma natural, sem criar obstáculos para tanto. Assim, escolha roupas confortáveis, que favoreçam a elasticidade natural do corpo. 

Na dúvida, pode optar pela famosa calça legging, bermuda ou short de tecido flexível, top e camiseta de algodão. Com esse look, não há como errar.

Outro item importante, mas com frequência polêmico, são as meias. Elas precisam ser aquelas específicas para a prática do Pilates, em formato de sapatilha e com sistema antiderrapante. As meias proporcionam segurança e suporte para alguns movimentos. No entanto, para outros, é mais seguro estar descalço, o que ajuda na sensibilidade e estabilidade dos pés no contato com o solo ou com os equipamentos.

No frio, as meias podem deixar os pés mais confortáveis e até aquecidos. A propósito, as meias tradicionais não são recomendadas, pois não oferecem a aderência necessária. Assim, elas podem acabar se tornando uma fonte de risco de acidente. Se você não possui um par de meias adequado, melhor não usar nenhuma. 

5. Siga rigorosamente as orientações de seu instrutor

Sim, você precisa ser disciplinado inclusive na hora de executar os movimentos orientados pela sua professora de Pilates. Por mais que você ache que o movimento está fácil, que você consegue ir além, vá devagar. Não dificulte ou modifique os movimentos por conta própria, sem ter sido orientado em como fazer isso, pois esse comportamento pode atrapalhar o desempenho no Pilates. 

Se o profissional que te atende tem uma boa formação, ele deve ter te avaliado e elaborado um plano de trabalho de acordo com suas necessidades e limitações. Se ela te observa nas aulas e acompanha sua evolução, terá muitas habilidades e ferramentas para te assessorar.

Vale então conversar sempre sobre o que você sente e deseja para poder ser orientado adequadamente. Assim, o profissional poderá modificar os exercícios ou o repertório de forma a lhe atender nas demandas.

Além disso, a instrutora ou instrutor de Pilates deve ser capaz de identificar problemas na sua execução, como por exemplo, algum desalinhamento, ou diferença da imposição da força em cada membro e até alguma compensação. Então, se você tiver dúvidas sobre o porquê de ter que fazer o movimento daquela forma, pergunte. Não promova nenhuma alteração por conta própria, sem saber antes como fazê-la de forma eficiente e segura. O diálogo é sempre o melhor caminho para alinhar as expectativas e objetivos. 

Aqui, vale ressaltar a importância de você escolher um bom  profissional – ou uma boa profissional-, que tenha formação sólida e conhecimento suficiente para conduzir você nas aulas de Pilates. E se você já quer resolver essa questão antes mesmo de começar as aulas, busque alguém formado pela Polestar Brasil, pois a Polestar Pilates é a maior e mais conceituada escola de Pilates, com reconhecimento internacional e presente em mais de 40 países. 

, , ,
Post anterior
Formação em Gyrotonic: saiba tudo aqui
Próximo post
Como tratar lombalgia aguda? Faça Pilates

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This