Tudo sobre óleos essenciais para estúdio de Pilates

Aposte em óleos essenciais para estúdio de Pilates

A aromaterapia é uma prática terapêutica natural que utiliza óleos essenciais puros para tratar sintomas físicos e emocionais. Além de deixar um cheirinho muito gostoso no ambiente, os óleos essenciais trazem muitos benefícios ao ambiente e seus integrantes. É só fazer a escolha certa. Já imaginou como essa prática pode melhorar ainda mais a qualidade de vida já propiciada pelo Pilates? Por isso, vamos falar de óleos essenciais para estúdio de Pilates e como eles podem melhorar a prática em seu espaço.

Importante mencionar que, desde 2018, a aromaterapia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, por meio da Portaria nº 702, do Ministério da Saúde.

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma ciência milenar, baseada na fitoterapia, que utiliza óleos essenciais extraídos das plantas aromáticas, com finalidades medicinais e estéticas. Ou seja, ela é um tipo de terapia holística, utilizada na cura de problemas de saúde e no restabelecimento do equilíbrio, promovendo saúde e bem-estar.

Para entender o conceito, vamos dividi-lo em duas partes. Inicialmente, a fitoterapia é o uso de plantas medicinais no tratamento e prevenção de doenças. Por sua vez, as terapias holísticas são abordagens terapêuticas que consideram o indivíduo em sua integralidade, fazendo uma conexão entre o emocional, o espiritual e o físico. Elas buscam a cura por completo, entendendo o indivíduo como um ser integral.

Então, de maneira bem resumida, a aromaterapia é o tratamento integral do indivíduo, por meio do uso de substâncias oriundas das plantas.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais, cientificamente falando, são substâncias obtidas por meio da hidrodestilação, destilação a vapor ou processamento mecânico de cascas de cítricos ou destilação a seco de materiais naturais. Eles podem ser encontrados em várias partes da planta, a depender do óleo, como folhas, tronco, fruta, flor, semente, raiz.

Apesar de denominados óleos, eles não são gordura, pois não possuem ácidos graxos em sua composição. Assim, a consistência e textura deles é de um líquido como a água. Além disso, eles são lipossolúveis, ou seja, eles se dissolvem em gorduras.

Invista nos óleos essenciais para estúdio de PilatesOs óleos essenciais podem ser utilizados de formas diversas. Por exemplo, dá para inalar, usar em massagens, águas de banho etc. Inclusive, existem óleos que podem ser ingeridos. Mas atenção, porque é fundamental consultar um profissional aromaterapeuta para indicar as quantidades corretas.

Quando inalado, o óleo chega ao sistema nervoso central, que irá processar a informação e redistribuí-la, para que o óleo essencial atue diretamente na parte do organismo desejada. Da mesma forma, ao ser aplicado na pele, o óleo essencial é absorvido pela derme, para começar a agir. Nesse último caso, é necessário usar algum tipo de óleo vegetal como carreador, para facilitar e viabilizar esse processo.

Por que usar óleos essenciais para estúdio de Pilates?

Oferecer diferenciais em seu estúdio de Pilates é uma forma de ganhar destaque no mercado e ficar à frente da concorrência. Certamente, oferecer um ambiente de treino adaptado à aromaterapia é um passo enorme nesse caminho.

Os óleos essenciais oferecem benefícios incríveis quando utilizados nos ambientes. Além de proporcionar um cheirinho muito agradável, criando uma identidade olfativa para o seu estúdio de Pilates, eles possuem ações medicinais potentes, que ajudam na cura e na melhora da energia.

Adote os óleos essenciais para estúdio de Pilates
Não há como negar que os óleos essenciais influenciam de forma muito positiva o corpo e a mente. Escolhendo o óleo certo, você criará um clima propício e estimulante à prática do Pilates. Consequentemente, vai elevar a sensação de bem-estar de seus clientes e pacientes.

Os óleos essenciais para estúdio de Pilates podem, por exemplo, reduzir nos clientes alguns sintomas que prejudicam a prática do método. Por exemplo, o estresse, o cansaço e a ansiedade. Ademais, você pode utilizar óleos que estimulem a concentração. Assim, seu estúdio será um espaço de cura, oferecendo uma experiência única a seus alunos.

Cinco razões para utilizar óleos essenciais para estúdio de Pilates:

  1. Você vai oferecer um serviço diferenciado, porque os óleos essenciais proporcionam uma experiência única a seus clientes;
  2. A aromaterapia é um método natural e holístico, você vai tratar efetivamente da saúde integral de seus alunos, complementando a prática do Pilates;
  3. Você vai criar uma harmonização em seu ambiente de trabalho, abrindo os caminhos para que as boas energias e os fluidos positivos transitem. Ou seja, vai fazer bem a você mesmo;
  4. Há óleos essenciais que combatem o cansaço, estresse, ansiedade, e ainda os que estimulam a concentração. Ou seja, perfeito para potencializar o rendimento de seus alunos durante os treinos;
  5. Você pode adequar o seu estúdio de Pilates para criar a atmosfera que achar mais conveniente: se quer um ambiente mais enérgico, ou mais tranquilo, tudo é possível com os óleos essenciais.

Óleos essenciais para estúdio de PilatesCinco óleos essenciais para estúdio de Pilates que você pode usar sem erro

Agora que você já sabe as maravilhas que os óleos essenciais podem promover em seu estúdio de Pilates, vamos te dar dicas de cinco aromas para usar em seu espaço. Primeiramente, certifique-se de que está adquirindo óleo essencial e não essência. São coisas diferentes. Uma dica: os óleos essenciais sempre vêm em embalagens de vidro pequenas e escuras.

Primeiramente, compre um difusor de ambiente. Além disso, fique atento às quantidades, pois o ideal é usar de 3 a 5 gotas a cada 100 ml de água no difusor. Agora vamos às dicas.

1.Benjoim

Ótimo para purificação do ambiente, para afastar energia negativa e pensamentos obsessivos. Tem potencial antidepressivo e ajuda na conexão entre emoção e razão. Ele é indicado para harmonização emocional e para combater a estafa.

2. Bergamota

Ajuda a reduzir o estresse, o quadro de ansiedade e a tristeza. Ótima opção para combater a sensação de sobrecarga. O óleo essencial de bergamota promove a liberdade emocional, a segurança a autoestima e a aceitação.

3. Laranja amarga

Um óleo utilizado para regenerar a energia do ambiente, que estimula o foco e a concentração. Acalma o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e a sensação de irritabilidade.

4. Lavanda

A lavanda tem propriedades calmantes e relaxantes. É um óleo essencial muito versátil, relaxa os músculos, promove uma sensação geral de bem-estar, assim, pode ser utilizado com frequência.

5. Limão

Tem propriedade revigorante e purifica o ambiente. É um óleo perfeito para os estúdios de Pilates, pois contribui inclusive para o processo de concentração foco e clareza. Ele também tem um efeito redutor de ansiedade, apatia e raiva.

StudioReformer Group 339Por fim, não exagere no uso de óleos essenciais para estúdio de Pilates

O poder dos óleos essenciais é imenso, portanto, use-os com cautela e prudência. Antes de sair comprando todos os óleos essenciais que achar importantes, pesquise sobre eles ou faça uma consulta com uma especialista no assunto. Assim como eles são excelentes para diversas situações, alguns deles possuem também contraindicações.

Procure uma fonte confiável de informações sobre o assunto, antes de decidir ampliar o seu uso. Na dúvida, busque orientação. Uma boa fonte sobre o assunto é a Abraroma, Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia. Além disso, você pode também consultar a Aromaflora, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia. No mais, aposte nesse recurso e seja feliz.

#maisquepilates, Aromaterapia, óleos para pilates, qualidade, Saúde
Post anterior
Pilates e Osteopatia: aliança perfeita para promover a saúde
Próximo post
Como ser instrutor de Pilates? Saiba tudo aqui

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This