Gyrotonic Terapêutico: Saiba tudo sobre o método

Gyrotonic Terapêutico é indicado para tratamento da escoliose

O Gyrotonic é um método inovador e revolucionário de reabilitação e condicionamento físico, especializado na fluidez do movimento, que traz sincronia entre a biomecânica e a fisiologia humana. Por meio de movimentos multidirecionais circulares e de torção, ele se assemelha a uma dança ritmizada pelas técnicas de respiração. A aplicação terapêutica do método vem das práticas clínicas realizadas na Alemanha por Paull Horvath. Irmão do criador do método Gyrotonic, ele possui uma clínica especializada em reabilitação com uso do Gyrotonic Terapêutico na cidade de Bad Krozingen.

A fisioterapeuta e Master Trainer de Gyrotonic, Roberta Quinn, explica que o método é holístico e tem como foco a ativação dos músculos pélvicos. “A partir daí, o resto do corpo entra em ativação neuromuscular. Em outras palavras, o fortalecimento e a conscientização do corpo começa de dentro para fora, iniciando nos músculos profundos. Eles têm muita inteligência celular, pois sustentam toda a coluna vertebral e a cabeça. Então essa ativação reverbera para os músculos superficiais, de fora”, explica.

Benefícios do Gyrotonic

Alguns movimentos orgânicos realizados com o corpo sofrem limitações com o passar dos anos, de acordo com o Roberta Quinn. Assim, o indivíduo adquire uma série de limitações articulares causadas por essa falta de mobilidade, que leva a lesões e envelhecimento precoce. “Por isso, a prática do Gyrotonic é tão recomendada, porque ele trabalha exatamente a restauração esses movimentos orgânicos”, esclarece a profissional.

Conheça os benefícios do Gyrotonic Terapêutico

Agora vamos a alguns dos inúmeros benefícios proporcionados pelo Gyrotonic Terapêutico?

  1. Método rejuvenescedor, pois propõe o equilíbrio entre o físico, o emocional e o energético;
  2. Promove a reabilitação em tempo reduzido, já que proporciona um trabalho de reabilitação bastante intenso e direcionado;
  3. Oferece técnicas inovadoras para condicionamento físico, sendo utilizado por atletas em todo o mundo;
  4. Ativa de forma eficiente toda a musculatura pélvica, ou seja, atua no fortalecimento de toda essa região;
  5. Trabalha a consciência respiratória;
  6. Atua no desenvolvimento e manutenção do condicionamento físico;
  7. Auxilia no realinhamento da postura;
  8. Aumenta a consciência corporal, porque exige um trabalho intenso muscular e o controle do movimento;
  9. Melhora a flexibilidade e a concentração, pois os movimentos exigem concentração e extensão do corpo;
  10. Ótimo método preventivo de lesões, especialmente na cintura escapular e na cintura pélvica;
  11. Ajuda no ganho de tônus muscular, pois trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo;
  12. Aumenta o relaxamento e a sensação de bem-estar.

Quem pode praticar o Gyrotonic?

Não existem restrições absolutas para a prática do Gyrotonic, tampouco do Gyrotonic Terapêutico. O método é indicado para crianças, jovens, adultos e idosos, tanto para prevenção quanto para reabilitação. O Gyrotonic é recomendado para todas as idades, pois fortalece e alonga os músculos. Ademais, ainda aumenta os espaços entre as vértebras. O método oferece benefícios capazes de melhorar a qualidade de vida de todos.

A prática deve ser feita, pelo menos, duas vezes na semana, Para que o aluno ou paciente consiga obter resultados satisfatórios. Cada aula dura uma hora em média e pode acontecer em grupos ou individuais. As mudanças na consciência corporal e no bem-estar são imediatas. E com alguns meses de treino, o aluno já sente mudanças mais acentuadas.

Quem pode dar aulas de Gyrotonic e de Gyrotonic Terapêutico?

Para dar aulas de Gyrotonic, é necessário fazer curso específico de qualificação. Ou seja, o profissional precisa obter um diploma, para começar a dar aulas do método. Em relação ao Gyrotonic Terapêutico, também existe uma formação específica, que abrange o curso de Gyrotonic, mais outros três cursos direcionados à aplicação terapêutica do método. Portanto, se você está interessado em praticar o Gyrotonic, verifique se o profissional possui qualificação para dar aulas.

Gyrotonic x Pilates

O Gyrotonic é um método completamente diferente do Pilates, pois utiliza aparelhos bastante específicos. As aulas são diferentes, e a pessoa precisa praticar os dois métodos, para usufruir dos benefícios de ambos. Ou seja, não dá para praticar os dois métodos na mesma aula. Nesse caso, a pessoa terá de se matricular individualmente no Pilates e no Gyrotonic. Assim, eles podem ser ensinados pelo mesmo profissional, caso este possua as duas formações, ou por profissionais diferentes.

Gyrotonic Terapêutico Trabalha cintura escapular e pélvica

As diferenças entre os dois métodos são muitas. “O Gyrotonic trabalha a tridimensionalidade do corpo. Além disso, o método utiliza movimentos circulares e tipos variados de respiração, diferente do Pilates. A respiração no Gyrotonic vem da pelve. O método trabalha o afunilamento da pelve, que chamamos de narrow, diferente do Pilates. Todos os movimentos do Gyrotonic começam a partir de ativação muscular da pelve”, pontua a master trainer Roberta Quinn.

O que é Gyrotonic Terapêutico? Como funciona?

Roberta Quinn conta que o Gyrotonic Terapêutico é indicado especialmente para a reabilitação de problemas na cintura escapular e na cintura pélvica e da escoliose. Muito embora seja associada à reabilitação, a aplicação terapêutica do método é indicada também em pós-operatório, na prevenção de lesões, para promoção de saúde e desempenho e elevação da consciência corporal. “O método utiliza um arco de tensão muscular, com movimentos lentos, circulares e contínuos, seguindo os trilhos anatômicos das fáscias e sincronizados pela respiração”, detalha.

Para dar os resultados esperados, o paciente deve estar dentro da zona de conforto e os exercícios devem ser repetidos diariamente em casa. Assim, o tratamento evolui rapidamente, garante a master trainer. “Focamos muito em devolver a função ao paciente, porque se a estrutura está comprometida, a função também estará. Também vemos o lado psicossomático de cada paciente, pois toda dor ou lesão nasce a partir de um estado emocional na época em que surgiu o problema”, assinala Roberta.

Gyrotonic Terapêutico Online

O Gyrotonic Terapêutico é uma ferramenta inovadora, uma especialização potente em reabilitação, ministrada presencialmente. No entanto, em razão das tantas restrições causadas pela situação de pandemia, a master trainer Roberta Quinn desenvolveu um projeto bastante interessante, para que as pessoas possam usufruir dos benefícios do método também à distância.

Roberta Quinn é master trainer de Gyrotonic Terapêutico

“Criei uma versão de aula para ser ministrada online, em formato de workshop. São seis horas de aula, incluindo duas horas de reabilitação da cintura escapular, duas horas de reabilitação da cintura pélvica e mais duas horas de reabilitação da escoliose”, explica Roberta. Os interessados em participar das aulas podem procurar a profissional, acessando o site oficial, pelo instagram @robertaquinnoficial ou pelo whatsapp 11 983226090.

Roberta Quinn cursou anatomia do movimento e se formou em professora de Yoga na Singapura. Alguns anos depois, já em Nova Iorque, fez a formação no método Gyrotonic e no método de alongamento da Fascia Body Rolling. Ainda nos Estados Unidos, começou a trabalhar no Studio de Gyrotonic, em Nova Iorque. Ao perceber que havia uma lacuna no Brasil, no tratamento dos problemas com a cintura escapular, pelve e escoliose, decidiu retornar.

Ela também é graduada em fisioterapia e possui um currículo bastante diversificado nas práticas do Gyrotonic.

Roberta Quinn ministra aula de Gyrotonic Terapêutico

 

, , , ,
Post anterior
Grávida pode fazer Pilates? Saiba tudo aqui
Próximo post
Pilates e Osteopatia: aliança perfeita para promover a saúde

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This