O que comer antes da aula de Pilates?

O que comer antes da aula de Pilates

É muito frequente as pessoas me perguntarem nas consultas o que devem comer antes de fazer um exercício físico. Porém, a resposta para muitas perguntas que envolvem a nutrição é universal: DEPENDE. Assim, depende da modalidade, do horário, da duração, do metabolismo de cada um, das refeições anteriores, são tantas variáveis. Por isso, não existe uma resposta pronta. Mas vamos trazer aqui algumas informações para ajudá-lo a decidir o que comer antes da aula de Pilates.

A refeição antes do exercício é conhecida por pré-treino, por isso gera muitas dúvidas. Sempre digo que refeição pré-treino não é só aquela que se faz antes, são todas as alimentações feitas, horas e até dias antes do exercício. É importante lembrar que o nosso organismo é uma máquina maravilhosa que não para de trabalhar. Ou seja, a absorção de nutrientes e a distribuição deles nas células é um processo contínuo.

Não consigo falar de eficiência metabólica sem falar de saúde. Um organismo equilibrado com fontes de alimentos naturais será sempre mais eficiente. Não se trata só de calorias, mas de nutrir com diversidade e qualidade todas as células do corpo, porque nossas células precisam diariamente de 44 a 50 nutrientes. E cada célula dessa é importante? SIM. Células formam tecidos, tecidos formam órgãos, órgãos formam sistemas, e o conjunto desses sistemas somos nós.

o que comer antes da aula de Pilates

No método Pilates, o aluno assume diversas posições, deitado para cima e para baixo, sentado, em pé, em flexão de coluna, extensão, em quadrúpede e até posições invertidas. Ou seja, é uma prática quase que ilimitada, em que as possibilidades caminham junto com a condição de cada um. Portanto, é importante considerar essas mudanças de posição, a fim de se pensar o que comer antes da aula de Pilates.

Vamos para a parte prática: o que comer antes da aula de Pilates?

Se sua aula de Pilates é muito cedo, ou próximo do horário que você acorda, opte por uma refeição leve, com líquidos consumidos de forma limitada. Não costumo recomendar exercícios em jejum, mas se a pessoa fez uma boa refeição no dia anterior e acorda sem fome, pode ser uma alternativa. Isso, porque, durante o sono, o maior gasto energético é com atividades cerebrais.

As frutas são ótimas fontes de carboidrato, importante substrato para a manutenção de energia muscular para os exercícios. Mesmo sendo ótima alternativa, seu consumo deve ser equilibrado, pois, ao alimentar-se, a circulação será direcionada para o trato gastrointestinal. Por sua vez, ao se exercitar, a circulação é direcionada para a musculatura esquelética. Você não vai querer uma “guerra de circulação” dentro de seu corpo.

o que comer antes da aula de Pilates

Se sua aula é ao meio-dia, faça um lanche antes e deixe o almoço para depois. No tradicional almoço brasileiro, muitos alimentos fermentam e passam mais tempo em trânsito intestinal. Alguns alimentos, inclusive, são mais propensos a causar distensão abdominal. Além disso, ainda há de se considerar o organismo de cada pessoa. Isso pode limitar as possibilidades da sua prática, tanto nas mobilidades de coluna, como em posições estáticas.

Se sua aula é à noite, e você tiver feito um lanche à tarde, ainda terá energia suficiente para a aula. Portanto, o jantar deve vir depois. Quanto mais perto da aula, mais leve deve ser a alimentação. Recomendo o consumo de cereais integrais, raízes e tubérculos ao menos 1 hora antes do exercício. Abaixo disso, frutas como banana, maçã, pêra, unindo praticidade e qualidade nutricional.

Se o tempo for mais apertado ainda, indico um copo de suco ou água de coco. Além de ser saudável, fornecerá energia de forma rápida, devido à simplicidade de absorção pelos mecanismos do intestino.

Alguns lembretes importantes

  • Mantenha uma ótima hidratação, pois isso influencia todos os processos celulares do nosso corpo;
  • A carência de vitamina D é uma realidade, apesar do sol forte que predomina no Brasil. Essa carência é ruim para a manutenção do cálcio nos ossos. Além disso, o cálcio circulante pode se depositar em processos inflamatórios nas articulações;
  • Aprecie os alimentos com seus sabores. Reduza o uso de adoçantes, açúcares, sal e temperos industrializados;
  • Mastigue bem os alimentos, pois nossa digestão inicia na boca. Você perceberá a saciedade melhor e evitará problemas intestinais;
  • Somos seres inteligentes, escute seu corpo, muitas vezes o organismo pede por uma nutrição de qualidade.

Bruno Macêdo
Educador Polestar Brasil
CRN 26826

Alimentação, Dieta, Pilates, Pilates e Alimentação
Post anterior
PILATES KIDS: DIVERSÃO EM MOVIMENTO
Próximo post
Força de gravidade e Pilates: entenda essa conexão

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This