Por Gustavo Mendes
Brasileiros são criativos por natureza. E estamos rodeados de empreendedores que investem tudo o que têm e sonham em transformar o mundo em um lugar melhor, criando objetos, soluções e caminhos.
Dentro do universo dos métodos de movimento não é diferente. Criações e criadores continuam inovando em metodologias e equipamentos que abrem caminhos para novas possibilidades e continuam a desenvolver e inovar indo além do que os mestres imaginariam.
Apresento então a vocês, o Arcus, uma estação de molas, projetada para desenvolver novas possibilidades inspiradas no Pilates, GYROTONIC®, CoreAlign, Dança, Yoga e métodos afins, além de ser muito útil na recuperação funcional de pacientes de fisioterapia. Como acontece com outras criações, esta nos oportuniza ver a partir de novo ângulo alguns exercícios como, por exemplo, o “Pelvic Clock” da Polestar Pilates.
Utilizando 3 molas que oferecem assistência/resistência nas posições “em pé”, “sentado” (standing and sitting) e “quadrúpede”, torna-se uma excelente opção para estabilização e controle dos movimentos que o exercício sugere.
Inovações proporcionam mudanças não só na estrutura física dos estúdios e clinicas, mas também na estrutura das aulas, associando equipamentos e acessórios, estimulando a criatividade e o raciocínio de instrutores, levando novos estímulos aos seus clientes.
Assim como Joseph Pilates, todos nós temos o potencial de sermos empreendedores na busca de soluções para nossos clientes. Acredito que ele, sendo um inventor, se estivesse vivo hoje, também continuaria a mudar, transformar e inovar o seu método a medida que o conhecimento evolui.
Nos próximos artigos, apresentarei alguns movimentos já conhecidos do universo do Pilates por este novo ponto de vista, falando de biomecânica de movimentos como o “Leg Stretch” que pode ser feito com coaptação da cabeça do fêmur quando executado no Arcus.
Proponho algo que, até então, não havíamos pensado: Empreender para inovar.
Um Forte Abraço,
Gustavo