Corrida ou caminhada: qual o melhor exercício?

Você decidiu começar uma atividade física e está na dúvida: corrida ou caminhada, qual a melhor opção? Para quem não está procurando resultados de atleta profissional, caminhada e corrida são duas escolhas de exercícios físicos igualmente boas.

Dados recentes de uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, mostram que pessoas que caminham rápido ou correm têm ganhos semelhantes quanto à saúde geral.
Para começar, vale ir devagar. A ideia é optar por uma caminhada leve e ir acelerando aos poucos. Se tiver um condicionamento físico melhor, pode apostar na corrida, também iniciando com um ritmo mais moderado.

Quanto tempo?
Se optar pela caminhada, órgãos internacionais de saúde recomendam pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana. Se a atividade for mais intensa, como a corrida, a ideia é fazer 15 minutos cinco vezes por semana.

Qual exercício escolher?
Corrida e caminhada têm seus benefícios. Na corrida, o gasto calórico é maior, por exemplo. São 10 calorias por minuto. Na caminhada moderada, o valor cai para 5,5 calorias por minuto.
Já a caminhada tem menos impacto e pode ser mais “segura” para o corpo. E esse impacto atua na reciclagem dos ossos, com a vantagem de causar menos fraturas por estresse do que a corrida. Estudos mostram que andar é recomendado até para quem já sofre com osteoporose.

Se a ideia é passar da caminhada para a corrida, fique atento. O movimento de trotes castiga mais as articulações, portanto, para acelerar o ritomo é preciso um trabalho conjunto de fortalecimento muscular.
Roupa e calçados

Tanto na corrida quanto na caminhada, é fundamental escolher bem roupas e calçados. O tênis deve respeitar o tipo de pisada do praticante. Para descobrir qual é sua pisada e qual tipo de amortecimento indicado, consulte um ortopedista.
A roupa deve ser leve, principalmente para as atividades ao ar livre.

FONTE: www.saude.ig.com.br

Atividade Fisica, bem-estar, caminhada, Corrida, Movimento, qualidade, Resistência, Saúde
Post anterior
As articulações dentro do método GYROTONIC®
Próximo post
Empreendendo em Inovações

Mais Posts:

Sistema GYROTONIC®

Movimento, Pilates
O GYROTONIC® foi criado pelo bailarino romeno, Juliu Horvath, que encerrou a sua carreira artística no Ballet de Houston após uma lesão no tendão de calcâneo e tornou-se um estudioso…

Saiba tudo sobre a Diabetes

Pilates
Estima-se que em 2035, 600 milhões de pessoas no mundo sejam diabéticas. A patologia, que tem múltiplas origens, é caracterizada pela falta de um hormônio chamado insulina (ou por sua incapacidade), que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This