Blog Physio Pilates

Homens: o Pilates (também) é para vocês… e aqui vão algumas razões para que acreditem nisso!

Muitos homens infelizmente ainda pensam que o Pilates não é para eles. Só porque este método de exercício é popular entre as mulheres, não significa que seja menos eficiente ou menos aplicável ao sexo masculino. Na verdade o Pilates foi desenvolvido por um homem – Joseph Pilates. Originalmente chamado de “Contrologia”, Joseph inventou e desenvolveu essa técnica para a reabilitação de soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Muita gente não sabe, mas Joseph Pilates também ensinou técnicas de autodefesa e usava seus métodos para treinar até mesmo policiais, no período em que viveu na Inglaterra. Não podemos esquecer também que os homens estiveram presentes desde os primeiros aprendizes do Pilates – os elders. Basta citar nomes como Bob Seed, Joe Winter, Ron Fletcher e Brunce King – todos fizeram parte dessa primeira geração de instrutores e promotores do método.

Essa falsa ideia de que o Pilates é uma atividade exclusivamente feminina deve-se principalmente à expansão do método entre a comunidade de dança, majoritariamente composta por mulheres. Por conta disso e de outros fatores culturais, podemos afirmar que existe um desconhecimento entre a população masculina sobre a eficácia do método. Muitos homens pensam que é uma atividade chata, com exercícios lentos e repetitivos, quando, na verdade, é um método dinâmico que enfatiza o alinhamento correto para construir a força, de dentro para fora.

Embora possa não construir músculos volumosos, como no levantamento de peso, a prática do Pilates ajuda a performance de funções motoras praticadas no dia a dia, além de dar apoio a outros treinamentos esportivos. Ou seja: a nossa dica é que os homens deixem esse tabu de lado, pois o Pilates é ótimo para todos!

Ainda não acredita no potencial do Pilates? Listamos algumas razões para fazer vocês, homens, mudarem completamente de ideia:

1 – O Pilates complementa outras atividades físicas

Pilates para HomensVamos falar a verdade… a maioria dos homens deixa o alongamento de lado na hora da prática esportiva. Soma-se isso ao fato de que este público é submetido constantemente ao estresse ou a grandes cargas de peso durante a musculação ou outros exercícios, e pode-se levar a lesões e fadiga, com o passar do tempo.

Isso significa que adicionar o Pilates ao seu treino ajudará a equilibrar seu corpo, de uma forma que complementará suas atividades físicas mais intensas. Afinal, quando você “estica” os músculos no Pilates, você ajuda a deixá-los enxutos e resilientes, capazes de suportar mais estresse. O trabalho do Pilates tem como foco a musculatura central do corpo, o core, e a estabilização do tronco, protegendo assim a coluna. Esse tipo de treinamento básico faz do Pilates uma excelente técnica para o trabalho de corpo inteiro, bem como uma base para treinamentos cruzados com outros tipos de esportes e exercícios.

Um dos grandes segredos do Pilates é a aprendizagem de como posicionar o corpo antes da realização de movimentos. E isso, claro, é fundamental e útil em qualquer prática esportiva. Outro benefício deste método é a ampliação da capacidade de realizar mais séries de repetições ou aumentar a resistência a séries mais longas de seus outros treinos favoritos. Ou seja: com flexibilidade, equilíbrio e padrões de movimento eficientes do Pilates, os homens poderão se beneficiar de forma a potencializar outras atividades que focam “parte-a-parte” do desenvolvimento muscular.

2 – Pilates ajuda a melhorar o desempenho esportivo

Acredite ou não, o Pilates é usado para melhorar o desempenho em uma variedade de esportes. É frequentemente usado como treinamento complementar para atletas de futebol, corrida, beisebol e, até mesmo, golfe. Muitos atletas profissionais, incluindo LeBron James, Tiger Woods, Cristiano Ronaldo e Rafael Nadal, incorporaram o Pilates em seu regime de condicionamento físico. A razão disso? O Pilates é funcional.

É comum a ocorrência de lesões em esportes de alto nível devido ao uso excessivo dos principais grupos musculares. O Pilates trabalha para aliviar esses desequilíbrios e ativar os músculos profundos, ajudando na estabilização do centro de força. Através da consciência corporal, o Pilates pode melhorar o desempenho atlético, garantindo que seu corpo esteja em alinhamento adequado para sustentar as demandas colocadas nele. Isso é algo fundamental para a criação de uma base para padrões de movimentos funcionais fortes e também para a prevenção de lesões durante a prática de outros esportes.

Você, peladeiro de fim de semana, deveria seguir o exemplo e buscar um studio… Afinal, não é à toa que o Pilates faz parte do treinamento de atletas de elite, como os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol!

3 – Pilates ajuda a desenvolver o foco e a concentração

Pilates para HomensO Pilates força você a desacelerar os movimentos, o que, por sua vez, faz com que você se torne mais exigente e atento com os seus músculos. Você estará focado em controlar sua respiração, manter sua coluna ereta e manter o equilíbrio – e com tudo isso, acabará esquecendo um pouco dos problemas do escritório ou das contas a pagar. O Pilates é um método com exercícios de mente-corpo e você deve estar na aula de forma integral.

Tradicionalmente, tendemos a acelerar os movimentos, mas o Pilates utiliza a respiração como a ponte entre o que você faz com seu corpo e como sua mente se concentra no momento da ação, assim os seus movimentos tendem a ser mais fluídos e tranquilos, ajudando você a reduzir o estresse do dia a dia.

Durante a rotina, ou até mesmo em outras técnicas de exercícios, a respiração não é enfatizada do jeito que é durante uma sessão de Pilates. Isso pode melhorar sua concentração, pois você passará a ter atenção aos detalhes – o que a respiração está fazendo, o que a ação muscular está fazendo, a coordenação do corpo e a consciência e direção da mente. E o melhor: este trabalho não se encerra quando você deixa o studio de Pilates. O foco que você desenvolve durante o treino vai ficar com você, para melhorar ainda mais o seu foco e concentração em sua vida diária.

4 – Pilates ajudará você a se tornar mais confiante

O Pilates condiciona o corpo de tal forma que alguns exercícios são simples no começo, mas quando você começa a dominá-los, eles gradualmente se tornam mais desafiadores. Essa pode ser uma forma gratificante de acompanhar seu progresso e, com o tempo, aumentar sua confiança.

Com o tempo, o Pilates também pode ajudar a mudar e transformar seu corpo. A prática pode aliviar as dores nas costas e até mesmo ajudá-lo a perder peso, o que o ajudará a se sentir fisicamente melhor. Benefícios como melhora na postura, abdômen fortalecido e aumento da capacidade pulmonar certamente levarão a uma melhora no seu estilo de vida.
E que tal a possibilidade de desenvolver o tão desejado “tanquinho”? A população masculina tem tendência a acumular mais gordura no abdômen e o Pilates pode ajudar na redução de gordura desta região, estimulando a tonificação de toda a área da barriga. Portanto, se acompanhado por uma sessão cardiovascular, você notará resultados duradouros a médio e longo prazo.

O Pilates é uma das tendências de fitness que mais cresce no mundo, e os homens não devem ficar de fora dessa. Agende uma aula experimental em algum dos nossos studios parceiros e comprove o quanto o método é divertido e desafiador. Tente e comprove!

, , ,
Post anterior
WhatsApp Business: descubra como usar o aplicativo a favor do seu Studio!
Próximo post
Reformer Condensado: vantagens e diferenciais

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu