O CoreAlign no meu studio – De que forma este método pode contribuir para as suas aulas

À primeira vista, o nome pode até lhe parecer estranho, mas ao conhecer um pouco mais sobre o CoreAlign é possível que ele nunca mais saia da sua cabeça! Afinal, o método é multifuncional, podendo ser usado para reabilitação musculoesquelética, melhoria do desempenho físico, recuperação pós-operatória, bem como exercícios regulares para quem quer ter um estilo de vida saudável. E o mais interessante: a grande maioria desses exercícios é realizada de pé com o auxílio de um espaldar.

Desenvolvido pelo fisioterapeuta Jonathan Hoffman em parceria com a Balanced Body, líder mundial em equipamentos de Pilates, o sistema CoreAlign, que enfatiza uma rotina integrada de exercícios, foi concebido para ajudar os pacientes e alunos a melhorar a postura, o equilíbrio e o movimento funcional. Os exercícios feitos no seu aparelho estimulam a estabilidade do core ao mesmo tempo em que trabalha de forma desafiadora a reorganização do movimento e o treinamento funcional.

Por trabalhar a partir dos princípios do Pilates e ajudar os professores a diversificar e atender melhor seus clientes, o método CoreAlign vem se tornando cada vez mais popular entre os mestres e praticantes do Pilates. O sistema vem para somar e potencializar o trabalho de Pilates, de condicionamento físico em geral, de fisioterapia e/ou treinamento de atletas, sejam estes realizados no formato individual ou em grupo.

“Sabemos que a maioria dos instrutores que procuram conhecer o CoreAlign advém do Pilates. Afinal, a sincronia entre as duas técnicas é inegável: é possível aplicar todos os princípios do Pilates nas aulas de CoreAlign, assim como os conhecimentos adquiridos com este também agregarão valor às aulas de Pilates”, afirma Cláudia Muraguti, Educadora Física e Coordenadora Técnica do Motriz Pilates & CoreAlign, em Porto Alegre, e que também é Master Trainer de CoreAlign.

Agora você deve estar se perguntando: “Mas afinal, o CoreAlign é um método ou um equipamento?”

Essa é uma dúvida muito comum e a resposta correta é que o CoreAlign é um sistema composto pelo tanto pelo equipamento, que foi especialmente desenvolvido para a prática, quanto pelo método em si.

O CoreAlign recria a maneira como funcionamos no dia a dia, incorporando movimentos controlados pelo core com alongamentos profundos. Os exercícios de CoreAlign podem progredir aerobicamente para ser tornarem exercícios cardiovascular desafiadores, combinando estabilidade e treino de mobilidade. Para possibilitar tudo isso, foi desenvolvido um equipamento inovador composto por uma plataforma com dois trilhos e carrinhos, que se movem de forma independente, em uma ou ambas as direções, oferecendo resistência ou assistência. Esta resistência/assistência é criada a partir dos elastics (tubos elásticos, com diferentes tensões) que devem ser conectados à plataforma e que possuem funcionalidade equivalente à das molas nos equipamentos de Pilates. O aparelho de CoreAlign permite ainda a execução de exercícios mantendo o corpo tanto na posição horizontal quanto vertical (com o uso de um espaldar de apoio).

Você sabia?

No Brasil, a Physio Pilates é a única empresa licenciada para fabricação e venda do equipamento de CoreAlign, além de ser responsável por ministrar os cursos de formação no método, já tendo capacitado inúmeros profissionais em todo o país.

Benefícios do CoreAlign:

São muitos os benefícios trazidos pelo CoreAlign para a vida de seus praticantes, afinal, os exercícios no equipamento estimulam a estabilidade do core ao mesmo tempo em que se se realizam exercícios desafiadores. Destacamos seis destes benefícios:

1 – Estabilização e fortalecimento do centro de força;
2 – Melhoria de performance, especialmente para atletas e praticantes de modalidades como corrida, surf ou golfe;
3 – Melhoria postural e alinhamento da coluna vertebral;
4 – Ganho de equilíbrio e coordenação motora;
5 – Correção de padrões de movimento disfuncionais;
6 – Treinamento com foco nos movimentos de todo o corpo;

A Formação em CoreAlign

Ao ler essa primeira parte do texto, você já deve ter se dado conta de que o CoreAlign é extraordinariamente versátil, afinal ele pode ser usado como uma prática de exercícios independente ou como um complemento à programação existente do Pilates. Em ambos os casos, o CoreAlign pode trazer variedade infinita para melhorar as experiências, a saúde e a adequação aos clientes, pois oferece centenas de exercícios de movimento completamente novos e únicos! Por isso vale a pena investir na Formação em CoreAlign para alavancar ainda mais a sua carreira.
Com esse treinamento você poderá oferecer aos seus clientes uma experiência de exercício única para melhorar a marcha, postura, equilíbrio e movimento funcional. Além de perceber que cada módulo é único, funcional, desafiador e extremamente divertido.

A Formação em CoreAlign se divide em três módulos:

1 – CoreAlign Fundações
Com 16 horas presenciais, o curso inclui a base teórica da técnica juntamente com exercícios essenciais, destinados a mostrar todo o potencial do método CoreAlign, além de apresentar e aprofundar os Princípios de Movimento da Balanced Body.

2 – CoreAlign Progressões
Ao concluir com sucesso a primeira etapa da Formação, você poderá avançar para o CoreAlign Progressões. Também com carga horária de 16 horas presenciais, este módulo inclui progressões de muitos exercícios vistos no CoreAlign Fundações, além de novas categorias de exercícios que incluem ainda mais elementos, tornando o repertório de exercícios, em geral, mais avançado.

3 – Exame de Conclusão
Após a conclusão dos módulos CoreAlign Fundações e Progressões e de todas as práticas, observações e ensino, é chegada a hora do aluno realizar o exame final de qualificação no CoreAlign e receber o certificado de conclusão como instrutor no método.

Para quem a formação em CoreAlign é indicada?

O treinamento de CoreAlign é recomendado para profissionais com um forte histórico em movimento que querem obter uma qualificação com reconhecimento internacional. A formação em CoreAlign é indicada para:

• Fisioterapeutas;
• Instrutores de movimento;
• Terapeutas ocupacionais;
• Educadores físicos e personal trainers;
• Instrutores de Pilates;
• Dançarinos;
• Atletas; e
• Profissionais de áreas afins.

Se você tem uma das qualificações acima, mas ainda tem dúvidas se a Formação em CoreAlign é para você, sugerimos experimentar o Workshop CoreAlign Circuit Mat, que te dará um “gostinho” do método. Este workshop é ideal para quem quer conhecer de perto o CoreAlign antes de iniciar a formação ou para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos visando atender um número maior de alunos numa mesma turma.

Deseja expandir os seus serviços de reabilitação e condicionamento físico?! Inscreva-se já para a turma de CoreAlign mais perto de você!

Gostou?! Quer saber mais sobre o CoreAlign? Separamos alguns materiais para você sobre esse assunto:

Descubra como melhorar a postura e o equilíbrio com o CoreAlign
Enriqueça seus conhecimentos sobre CoreAlign
Como aplicar o CoreAlign para dor lombar
CoreAlign: um aliado da corrida

Caso tenha alguma dúvida sobre o método, o equipamento ou a formação em CoreAlign, é só deixar a sua pergunta nos comentários que a gente responde! Ah, e não esquece de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

,
Post anterior
Os acessórios criados por Joseph Pilates
Próximo post
5 dicas para impulsionar seu Studio de Pilates no Instagram

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu