O piriforme é um pequeno músculo localizado na região dos glúteos, na posterior do quadril, com formato que remete a uma pirâmide. Apesar de seu tamanho reduzido, ele é extremamente funcional, porque contribui para a mobilidade do quadril. Ele ajuda na estabilização do quadril, participando dos processos de rotação externa e retroversão do quadril. Além disso, o piriforme também é acionado no movimento de abdução da coxa. No vídeo abaixo, a fisioterapeuta e professora de Pilates, Marivani Rocha, dá uma dica excelente de alongamento para o músculo piriforme. Depois, é só seguir lendo o texto para entender por que você precisa alongar essa região.
Importância de fazer alongamento para o piriforme
Na abertura desse texto, já ficou demonstrada a importância do músculo piriforme para as exigências que o corpo requer no dia a dia. Ou seja, ele participa de processos simples de movimento, como durante a marcha, por exemplo. Além disso, esse músculo fica muito próximo do nervo ciático. Em algumas situações, o músculo pode acabar comprimindo o nervo, causando dores incômodas. Aqui estamos diante da chamada Síndrome do Piriforme.
Criar uma rotina de exercícios para os alunos que inclua alongamento para o músculo piriforme é fundamental para melhorar a sua flexibilidade e conter as tensões. Assim, o aluno terá como benefícios:
- Fortalecimento das regiões de glúteo e quadril;
- Prevenção ou tratamento da Síndrome do Piriforme, aliviando as dores, formigamentos e limitações que a doença causa;
- Mais flexibilidade, melhorando a eficiência dos movimentos que requerem essa musculatura.
O Pilates é uma importante ferramenta nesse sentido. Enquanto profissional, você deve pensar nessas sequências de movimentos que impactam na melhoria da qualidade de vida geral do aluno e previnem lesões.
No vídeo acima, Marivani Rocha indica um excelente exercício para promover o alongamento do piriforme no CoreAlign, demonstrando a incrível multifuncionalidade do equipamento. Mas, para quem ainda não possui o CoreAlign, a profissional sugere um exercício simples, para ser feito no solo, sem a necessidade de qualquer aparelho ou acessório. É só dar o play para assistir.
*Artigo atualizado, originalmente publicado em 1º de fevereiro de 2017.