Vídeo: dica de alongamento para o músculo piriforme

O piriforme é um pequeno músculo localizado na região dos glúteos, na posterior do quadril, com formato que remete a uma pirâmide. Apesar de seu tamanho reduzido, ele é extremamente funcional, porque contribui para a mobilidade do quadril. Ele ajuda na estabilização do quadril, participando dos processos de rotação externa e retroversão do quadril. Além disso, o piriforme também é acionado no movimento de abdução da coxa. No vídeo abaixo, a fisioterapeuta e professora de Pilates, Marivani Rocha, dá uma dica excelente de alongamento para o músculo piriforme. Depois, é só seguir lendo o texto para entender por que você precisa alongar essa região.

Importância de fazer alongamento para o piriforme

Na abertura desse texto, já ficou demonstrada a importância do músculo piriforme para as exigências que o corpo requer no dia a dia. Ou seja, ele participa de processos simples de movimento, como durante a marcha, por exemplo. Além disso, esse músculo fica muito próximo do nervo ciático. Em algumas situações, o músculo pode acabar comprimindo o nervo, causando dores incômodas. Aqui estamos diante da chamada Síndrome do Piriforme.

Criar uma rotina de exercícios para os alunos que inclua alongamento para o músculo piriforme é fundamental para melhorar a sua flexibilidade e conter as tensões. Assim, o aluno terá como benefícios:

  • Fortalecimento das regiões de glúteo e quadril;
  • Prevenção ou tratamento da Síndrome do Piriforme, aliviando as dores, formigamentos e limitações que a doença causa;
  • Mais flexibilidade, melhorando a eficiência dos movimentos que requerem essa musculatura.

O Pilates é uma importante ferramenta nesse sentido. Enquanto profissional, você deve pensar nessas sequências de movimentos que impactam na melhoria da qualidade de vida geral do aluno e previnem lesões.

No vídeo acima, Marivani Rocha indica um excelente exercício para promover o alongamento do piriforme no CoreAlign, demonstrando a incrível multifuncionalidade do equipamento. Mas, para quem ainda não possui o CoreAlign, a profissional sugere um exercício simples, para ser feito no solo, sem a necessidade de qualquer aparelho ou acessório. É só dar o play para assistir.

*Artigo atualizado, originalmente publicado em 1º de fevereiro de 2017.

Post anterior
Compreenda como funciona a dinâmica da pelve
Próximo post
4 benefícios do Pilates para atletas profissionais

Mais Posts:

Guias de Movimento centrada no Controle da Fáscia proximal da marcha

George, um eco empreendedor de 6’4 “, chega para a sua nomeação de Pilates movendo-se com cautela. Sua parte inferior direita se sente vulnerável como se pudesse sair a qualquer momento. O parceiro de George, que vem às sessões várias vezes por semana, incentivou George para tentar Pilates. George agenda suas nomeações entre viagens de negócios, com uma média de duas vezes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pin It on Pinterest

Share This