A forma inadequada de sentar é uma importante causa de dores frequentes e incômodas na coluna. Por isso, a fisioterapeuta e mentora da Polestar Brasil, Ana Rosa Broca, demonstra neste vídeo como sentar corretamente. Além disso, a profissional dá uma super dica, para que você consiga compreender e alcançar a postura ideal.
Como auxílio de dois colunistas de nossa revista, Marcela Andrade e Henrique Chierighini, a fisioterapeuta demonstra como é possível, de maneira bem simples, sentar com qualidade, o que vai evitar dores, desconfortos e problemas futuros na região da coluna.
A dica é útil para todos, especialmente para aquelas que precisam passar grande parte do dia sentados, seja no trabalho ou em casa. Aperta o play e confira!
Como sentar corretamente?
Para compreender como sentar de forma correta, você precisa entender o que significa sentar de forma errada. Ou seja, conhecendo o que está errado, você já conseguirá monitorar a forma como senta e corrigi-la se for necessário.
A maneira mais comum de se sentar de forma equivocada é quando o indivíduo desaba sobre a cadeira ou oura superfície qualquer. Assim, ele vai provocar uma curvatura, um arredondamento em sua sua coluna. Quando isso ocorre, há uma sobrecarga em toda a região da coluna, que vai sofrer com a postura equivocada. Com o passar do tempo, isso pode provocar, inclusive, problemas e desvios.
Assim, para sentar corretamente, utilizamos os princípios da biomecânica. Você deverá sentar sobre suas mãos, uma de cada lado, posicionando o dorso delas embaixo dos ossos ísquios. Os ísquios são aqueles ossinhos que ficam na zona inferior da pélvis, e cabe a eles apoiar o corpo quando estamos na posição sentada.
Imediatamente ao sentar sobre os ossos ísquios você já perceberá uma mudança significativa em sua postura. Então, você saberá exatamente qual a a postura correta para se manter sentado. Agora é só tirar as mãos e seguir na postura encontrada.
Resumindo, ao utilizar o apoio anatômico correto do corpo, você conseguirá organizar melhor a coluna, evitando dores e desconfortos.
Gostou de nossa dica? Então compartilhe esse post e deixe seu comentário! Assim, você ajudará outras pessoas a aprenderem também como sentar corretamente!