Como Inserir o Arcus nas aulas de Pilates

Saudações, Colegas! Na coluna de hoje, vou explicar como inserir o Arcus nas aulas de Pilates. Vale lembrar que é um equipamento multifuncional e pode trabalhar com até 4 clientes simultaneamente, possibilitando a criação de vetores de força com as molas em todas as direções.

Para ter uma sequência lógica em minhas aulas, costumo classificar os exercícios no Arcus da mesma forma que aprendi em minha formação de Pilates (Physio Pilates / Polestar), ou seja, em 7 categorias e utilizo também os 5 elementos de modificação de exercícios para progressão, regressão ou assistência. Logo, procuro distribuir a sequência de exercícios em todos os equipamentos do studio e incluo mais alguns exercícios no Arcus, de acordo com os objetivos dos aluno na aula (deixo sempre 3 ou 4 pré montados).

Desta forma, o próprio aluno enxerga o equipamento como mais uma estação pela qual passará e o instrutor terá um universo ainda maior de exercícios, podendo também associar algum acessório ou equipamento junto ao Arcus.

“Em 2016, tive o primeiro contato com o Arcus e ele se encaixou perfeitamente nas aulas de Pilates. Inovador e muito versátil, trabalho aula individual e circuito com até 4 alunos de uma só vez”,

relata Daniela Franco, proprietária do Studio de Pilates que leva seu nome na cidade de Poços de Caldas, M.G.

Outro ponto interessante é o trabalho com alunos avançados uma vez que, por proporcionar exercícios em cadeia aberta resistida (isso mesmo, este é o termo que melhor define o equipamento), o instrutor pode criar sequências coreografadas desafiando e estimulando sempre que necessário.

“Quando estou perto dele, sinto que também posso criar. Me fez gostar ainda mais do Pilates, explorando as molas de outras formas”

diz Fernanda Ferreira, fisioterapeuta do Expressar, Studio que possui 2 Arcus em Sete Lagoas, M.G.

Para studios que trabalham com reabilitação, pode ser utilizado como uma “sala” de cinesioterapia, fixando molas e criando vetores de força multidirecional, tornando-se uma ferramenta poderosa para o instrutor. E foi desta mesma forma que o idealizei: um equipamento inspirado no método e ideias de Joseph Pilates contribuindo para melhorar a qualidade de vida de nossos alunos.

Um Forte Abraço.

Arcus, Gustavo Mendes, Pilates, Saúde
Post anterior
Exercícios para fazer ao acordar
Próximo post
Os benefícios do Pilates para a saúde de todas as idades

Mais Posts:

Pilates e Tremor

Você já ouviu falar em Tremor Ortostático?

Pilates
O Tremor Ortostático (T.O.) é uma condição neurológica rara, descrita na literatura recentemente com causa desconhecida. Acomete mais em mulheres com idade média de surgimento aos 60 anos. Caracteriza-se por…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pin It on Pinterest

Share This