Escrever sobre ela é um grande prazer pois sem dúvida alguma é meu equipamento preferido. Tive o prazer de ter inúmeras aulas neste equipamento com Romana Kryzanowska nos anos noventa.

Através do que aprendi com Romana Kryzanowska e sua filha Sari Mejia, como também com instrutores renomados de muita experiência como Jerome Weinberg e Javier Perez Ponta em seus depoimentos pessoais durante aulas e workshops, posso fazer meu relato sobre ela.

A Guilhotina é um dos equipamentos mais antigos, apesar de pouco divulgada. Nasceu em 1930, segundo o depoimento de Javier Perez Pont.

Em 1936, 1937… até a década de quarenta surgiram as primeiras fotografias deste equipamento. Em 1930 ainda era utilizado o design de uma porta, e ela seria o batente.
Por um período foi conhecida como “between door”. No desenho original ela nunca havia chegado ao teto como hoje em dia é fabricada. Entretanto Romana kryzanowska decidiu que seria prudente modificar o design original pois da maneira como estava presa ao chão os clientes com frequência tropeçavam.

É um equipamento muito versátil onde é possível executar toda série de solo e os exercícios próprios do Cadillac, com variações das posturas sentada, deitada e em pé, há um grande repertório de exercícios.

Para o instrutor há muitas vantagens em trabalhar na Guilhotina, pois é mais fácil efetuar os toques e as correções necessárias. Ideal também para pessoal muito altas onde o Cadillac seria pequeno.

A Guilhotina passou muitos anos pouco conhecida no Brasil também, há pelo menos dezenove anos possuo uma no meu estúdio, e as pessoas sempre me perguntavam sobre ela sem quase nunca ter visto uma igual. Era sempre uma grande surpresa tanto para alunos quanto para professores de Pilates.

Somente neste ano de 2017 houve uma grande divulgação dela através de workshops graças aos esforços de empresas de produção de equipamentos de Pilates novas surgindo no mercado, pois antes havia uma produção restrita. E ela ocupa seu lugar atualmente como um equipamento poderoso que faz parte do conjunto desenvolvido por Joseph Pilates.

“Durante sua vida Joseph Pilates desenvolveu e criou novas peças para seus equipamentos. Em conjunto com seu irmão Fred, continuou a refinar suas invenções e obteve o primeiro registro de marca de seus equipamentos em 1945”(PANELLI e DE MARCO, 2016, pág 47).

Em 1960 são os registros encontrados na bibliografia consultada a respeito do pedido de Joseph Pilates ao senhor GRATZ, um engenheiro civil, para aconselhar na fabricação dos equipamentos de Pilates.

Aos poucos, vamos conseguindo obter mais informações a respeito da história dos equipamentos criados por Joseph Pilates, mas entendemos que esta empresa que existe nos Estados Unidos tem muitas histórias para contar.

Acredito que a Guilhotina fará enorme sucesso no mercado brasileiro, o que já esta fazendo, mas torcendo sempre para que ela mereça seu verdadeiro lugar dentro de um estúdio de Pilates, e que se consiga manter a idéia original do criador: “Praticar no seu corpo pelo menos cem vezes antes de tentar ensinar….” para que não se perca seus benefícios e sua maravilhosa identidade.

A Guilhotina é para todos…. temos o dever de continuar a tradição do seu ensino, assim como ansiava Joseph Pilates.

+Q Pilates, consciência corporal, mais que pilates, Movimento, Pilates, qualidade, Revista Mais Que Pilates
Post anterior
Joseph Pilates e os bailarinos
Próximo post
Trabalhando consciência corporal e mobilidade rotacional do corpo

Mais Posts:

Motive seus alunos com aulas de CoreAlign direcionadas para corredores

Pilates

A vocação natural da técnica CoreAlign para melhorar a performance, bem como prevenir lesões é evidenciada por meio dos inúmeros exercícios que fazem parte do repertório e se enquadram perfeitamente com as necessidades citadas anteriormente. O vídeo abaixo ilustra alguns destes exercícios. Basta prestar atenção na artrocinemática para perceber grandes semelhanças entre eles, a marcha e a corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This