Texto original da Revista +Q Pilates: https://goo.gl/gCHfhu
Alexander Bohlander é educador licenciado Polestar da Europa e trabalha como professor e com o Pilates há mais de 25 anos.
Alex estará aqui no Brasil no mês de Julho, em Fortaleza, Recife e Salvador; e em Agosto em Brasília. Ele aproveitou a oportunidade para contar um pouco da sua vivência para nossa colunista, Alice Becker.
Confira!
Q: O quanto você usa Pilates no seu trabalho diário de fisioterapia?
A: Cada paciente e cliente é avaliado e eu tento dar a cada um o apoio mais efetivo para que atinjam seus objetivos pessoais. Não trabalhamos com receitas prontas e exercícios – nós trabalhamos com pessoas.
Q: Você ensina Medicina Energética junto com Pilates?
A: Eu acho que eles devem estar conectados – Joseph Pilates ensinava a conexão mente/corpo/espírito. Hoje sabemos e temos provas de como ele estava certo. O toque é físico e no entanto influencia o sentimento, a consciência e a habilidade de uma pessoa, mudando como ela se move e leva a sua vida. Pensamentos e nossos conceitos ativam cascatas de atividades neuro-hormonais, levando a mudanças físicas.
Q: Como a reumatologia e o Pilates trabalham juntos?
A: Se compreendemos o mecanismo da patologia e temos um método de movimento que é assistivo e ativo quando precisamos, podemos ajudar pessoas com todo tipo de doenças. Na reumatologia o problema está em todo o sistema – não ajuda trabalhar apenas na área da dor. O terapeuta esperto e o professor de Pilates com o conhecimento que a nossa formação oferece, no nosso curso de formação de professores de Pilates da Polestar , pode ver pequenos sinais e antecipar mudanças antes delas se tornarem severas. Podemos restaurar função e melhorar a qualidade de vida.
Q: Onde você vê a conexão entre Neurologia e Pilates?
A: Se o cérebro é afetado ou todo o sistema nervoso, precisamos reprogramar os recursos de neuroplasticidade com informação que é natural e modificada para a habilidade do paciente, de forma que não o frustre. Podemos somente aprender se recebermos feedback positivo e construtivo de experiências de movimento bem sucedidas. Como diz Brent Anderson: Crie uma experiência de movimento bem sucedida que supere as expectativas do paciente.
Q: Por que os homens precisam de um Pilates especial?
A: Homens são especiais… Nossa fisiologia nos leva a restrições junto com aumento da estabilidade. Escolhemos fazer atividades de força e alto impacto, enquanto hoje em dia mobilidade e controle de centro são a chave para uma vida dinâmica e sem dor. No meu curso eu explico como estimular os homens a amarem Pilates.
Q: Você recomendaria uma bibliografia antes ou depois do curso?
A: Meu livro, The Pilates Teacher Manual“ (O Manual do Professor de Pilates), foi publicado em 2013 e está traduzido em 5 idiomas, o que mostra que professores de Pilates em muitas partes do mundo o aceitaram como uma referência fundamental tanto para exercícios de solo como para os que se baseiam em reabilitação utilizando o método e os equipamentos de Pilates. Eu recomendo fortemente o seu estudo antes e depois. Os canais de Youtube da Polestar são ferramentas muito poderosas para aperfeiçoar o trabalho e crescimento profissional dos que trabalham com Pilates e outros métodos afins.
Q: Você já ensinou no Brasil antes? Qual é a sua mensagem, para seus futuros alunos?
A: Já ensinei duas vezes no Brasil. Uma vez na conferência da Physio Pilates – Polestar e outra na Conferência Sul Americana de Pilates em Brasília. Eu quero partilhar com a comunidade brasileira o conhecimento do Pilates da Polestar tanto na área de treinamento como na de reabilitação. Ele dá apoio e aprimora sua prática diária de ensino de movimento.
Saiba mais sobre os cursos de Alexander e seus workshops através desses links: https://goo.gl/M71uZW | https://goo.gl/1dbfhu | https://goo.gl/5wrgoF
The Pilates Teacher Manual“ (O Manual do Professor de Pilates): https://goo.gl/sGtOQa
Para saber sobre o evento que acontecerá em Fortaleza, Recife e Brasília: https://goo.gl/Va2HMY
Alexander também estará em Salvador, nos dias 31/07 e 02/08. Mais informações: 0800 606 8008 | 71 3261-8000