Por Andreia Monteiro
A cada ano que passa a expectativa de vida dos brasileiros aumenta e isso tem gerado grande preocupação ao sistema de saúde, pois com o aumento do número de idosos também aumenta a preocupação para a prevenção de doenças como osteoporose, artrose, artrite entre outras. Outro fator preocupante é que com a mudança do metabolismo vem também o aumento do peso corporal e a perda de massa muscular e aumento de massa de gordura.
Pesquisas tem comprovado, que o método Pilates e musculação estão entre as atividades que mais trazem benefícios aos idosos, pois aumentam a produção de massa óssea, diminuem a massa de gordura, aumentam a mobilidade, melhoram a qualidade respiratória, auxiliam também no equilíbrio e coordenação motora.
Quando falamos em aulas de Pilates para Idosos devemos priorizar os seguintes exercícios:
Exercícios para o aumento de mobilidade e força dos pés;
Exercícios de estabilização de ombro, pelve e coluna;
Extensões também são muito bem vindas;
E os exercícios em pé são excelentes para o trabalho de equilíbrio.
Dentre os exercícios que devem ser evitados podemos citar:
Flexões de coluna com grandes alavancas, torsões e hiperextensões
De uma maneira, a prática de atividades físicas nesta idade é extremamente importante para a regulação do organismo, pois, faz com que haja redução de açúcar no sangue, melhor controle da pressão arterial e controle do peso corporal.
Além de todos os benefícios já citados a prática de atividades em grupo também contribui e muito para o bem estar do idoso, pois nesta época da vida é muito comum que se sintam sozinhos.