A Importância da Prática de Atividade Física para um envelhecimento mais saudável

Por Andreia Monteiro

A cada ano que passa a expectativa de vida dos brasileiros aumenta e isso tem gerado grande preocupação ao sistema de saúde, pois com o aumento do número de idosos também aumenta a preocupação para a prevenção de doenças como osteoporose, artrose, artrite entre outras. Outro fator preocupante é que com a mudança do metabolismo vem também o aumento do peso corporal e a perda de massa muscular e aumento de massa de gordura.

Pesquisas tem comprovado, que o método Pilates e musculação estão entre as atividades que mais trazem benefícios aos idosos, pois aumentam a produção de massa óssea, diminuem a massa de gordura, aumentam a mobilidade, melhoram a qualidade respiratória, auxiliam também no equilíbrio e coordenação motora.

Quando falamos em aulas de Pilates para Idosos devemos priorizar os seguintes exercícios:
Exercícios para o aumento de mobilidade e força dos pés;
Exercícios de estabilização de ombro, pelve e coluna;
Extensões também são muito bem vindas;
E os exercícios em pé são excelentes para o trabalho de equilíbrio.

Dentre os exercícios que devem ser evitados podemos citar:

Flexões de coluna com grandes alavancas, torsões e hiperextensões
De uma maneira, a prática de atividades físicas nesta idade é extremamente importante para a regulação do organismo, pois, faz com que haja redução de açúcar no sangue, melhor controle da pressão arterial e controle do peso corporal.

Além de todos os benefícios já citados a prática de atividades em grupo também contribui e muito para o bem estar do idoso, pois nesta época da vida é muito comum que se sintam sozinhos.

, , , , , , , , ,
Post anterior
Exercícios com bola na Gravidez: do lúdico ao perigoso
Próximo post
Já conhece a Jumping Stretching Board?

Mais Posts:

Motive seus alunos com aulas de CoreAlign direcionadas para corredores

A vocação natural da técnica CoreAlign para melhorar a performance, bem como prevenir lesões é evidenciada por meio dos inúmeros exercícios que fazem parte do repertório e se enquadram perfeitamente com as necessidades citadas anteriormente. O vídeo abaixo ilustra alguns destes exercícios. Basta prestar atenção na artrocinemática para perceber grandes semelhanças entre eles, a marcha e a corrida.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This