Como escolher os aparelhos de Pilates para seu estúdio

Como escolher aparelhos de pilates para seu estúdio

Você já deu o primeiro passo, decidiu montar o próprio negócio, abrir seu estúdio de Pilates. São muitas variáveis a analisar, os pormenores acerca da organização e do planejamento da ideia. É preciso colocar o projeto no papel, pensar em toda a sua estruturação. E, enfim, chegar ao momento tão esperado, de pesquisar e escolher os aparelhos de Pilates que serão instalados no seu espaço.

Aqui, vamos te ajudar a fazer essa escolha com consciência, para garantir que seu estúdio ofereça um alto padrão de qualidade a seus alunos. Antes de qualquer coisa, você precisa ter muito claro o delineamento do negócio. E é interessante que já tenha pensado no imóvel que sediará seu estúdio, para verificar as possibilidades de potencializar o espaço a partir da organização dos aparelhos de Pilates.

Lembre que alguns equipamentos de Pilates são volumosos e devem ser posicionados em pontos estratégicos. A arrumação e a distribuição desses aparelhos precisam promover a facilidade de sua circulação na área e da movimentação de seus alunos. Isso porque é bem possível que você tenha mais de um praticante ao mesmo tempo no estúdio fazendo aula, portanto, essa composição é bem importante.

O que levar em conta ao escolher aparelhos de Pilates

A qualidade dos aparelhos para Pilates é um fator primordial, que vai interferir diretamente na sua atividade, porque influencia na execução dos movimentos e no desempenho do praticante. Alguns itens precisam ser observados cuidadosamente, antes de você adquirir seus equipamentos, como a segurança, o conforto e a praticidade. O conjunto desses componentes vai interferir na durabilidade do seu instrumento de trabalho.

Segurança

Garantir a segurança de todos que porventura venham a usufruir de seu espaço deve ser uma preocupação constante. Aparelhos para Pilates seguros vão proporcionar uma prática resoluta, sem intercorrências e sem acidentes. Também evitará que seus alunos sofram algum tipo de lesão durante a prática, em razão da má qualidade dos equipamentos. O aluno vai buscar seu estúdio para se libertar de dores ou lesões, e não para adquiri-las. Por isso, leve esse ponto a sério.

A sua atuação profissional, enquanto instrutor de Pilates, deve ser pautada na confiança que o aluno deposita em você. Lidar com a saúde e com a vida das pessoas exige muita responsabilidade e compromisso. No Pilates, os alunos com níveis de prática avançados ficam em determinadas posições, que se tornarão muito arriscadas e perigosas, se os equipamentos de seu estúdio forem inadequados.

Um acidente pode ser letal ou causar sequelas permanentes. Um imprevisto pode comprometer a sua carreira e todo o investimento que você depositou nela, tanto financeiro, quanto físico e emocional. Por isso, não economize no investimento com os aparelhos.

Conforto

Promover a sensação de bem-estar é uma das promessas do Pilates, e não existe bem-estar sem conforto. A sua busca pelos equipamentos deve privilegiar aqueles que se mostram efetivamente agradáveis e acolhedores. Os aparelhos de Pilates devem ser ergonômicos, precisam se ajustar perfeitamente ao corpo da pessoa, isso vai eliminar riscos de lesões e evitar falhas na execução dos exercícios.

Os aparelhos para Pilates devem se conectar com o praticante de maneira natural, possibilitando a obtenção do melhor desempenho. Observe os estofados, pergunte ao vendedor sobre o material, sobre a durabilidade. Você, como instrutor de Pilates, está habilitado para julgar os equipamentos, já que os utiliza e sabe exatamente o que pode incomodar e o que é necessário questionar na hora da negociação. Confie no seu feeling.

Praticidade

Essa característica vai facilitar sua vida durante as aulas, já que promoverá mais agilidade no manuseio dos equipamentos de Pilates. Você pode fazer uma listinha, com base em sua experiência, do que seria importante considerar antes da compra. Os ajustes, encaixes e acessos aos acessórios dos equipamentos, como molas e barras, precisam ser simples e objetivos.

Você precisará manipular vários equipamentos quase que simultaneamente, quando estiver dando aula para um grupo de pessoas. Cada aluno necessitará de determinados ajustes, posicionamentos e pesos. Aparelhos práticos contribuem com a eficiência da sua aula, porque otimizam o seu tempo. Deixar um aluno esperando minutos sem fim enquanto você tenta se entender com uma mola, por exemplo, pode prejudicar a imagem de seu negócio.

Balanced Body: tradição e qualidade para seus equipamentos de Pilates

Encontrar equipamentos para Pilates que reúnam os três elementos fundamentais de segurança, praticidade e conforto não é uma tarefa fácil. Nesse contexto, a Balanced Body chegou ao mercado brasileiro em 1991, por meio da Physio Pilates, licenciada exclusiva da marca no país. A proposta é garantir ao profissional de Pilates a execução de suas atividades com tranquilidade, seriedade e muita segurança.

Importância de escolher os aparelhos de pilates certosOs equipamentos possuem alto grau de qualidade, que pode ser comprovada pelo prazo de proteção estendido. Ela é a única empresa no Brasil que oferece seis anos de garantia. Isso significa que, nos primeiros seis anos de seu negócio, você contará com todo apoio e suporte da Physio Pilates em relação aos equipamentos adquiridos.

Os aparelhos da Body Balance não causam qualquer tipo de inconveniente relacionado a erosão ou oxidação, em razão do padrão da matéria-prima utilizada. Eles foram desenvolvidos cuidadosamente, para oferecer toda a comodidade que a atividade requer, com alguns importantes diferenciais: a alta durabilidade, o design arrojado e a versatilidade.

A marca possui tradição de mais de 40 anos no mercado internacional, produzindo equipamentos funcionais, que passam por criterioso processo de produção. E para assegurar que a vida útil de seus aparelhos sejam ainda mais prolongadas, a Physio Pilates disponibiliza um e-book gratuito com dicas e orientações específicas de manutenção.

Conheça os nomes dos aparelhos de Pilates mais usuais

Abaixo, listamos os quatro aparelhos de Pilates mais comuns, com uma pequena descrição sobre eles. Para mais informações, você pode acessar a seção de equipamentos da Physio Pilates e conhecer as variedades de aparelhos e suas variações. No site, também é possível ter acesso a um e-book com mais dicas sobre como escolher os equipamentos.

Reformer

Equipamento que possui um sistema avançado de molas, alças e polias. É possível combinar uma série de sequências de exercícios na plataforma móvel, variando as posições do aluno. Deitado, sentado, de joelhos, de lado ou apenas usando o aparelho como apoio, o reformar é bastante versátil.

Cadillac

Tradicional aparelho de Pilates, o Cadillac reproduz o formato de uma mesa retangular, aparelhada com barras, alças, trapézio e molas. Ele auxilia bastante na execução de exercícios por pessoas que possuem mobilidade reduzida, pois apresenta várias possibilidades de ajustes. Ao mesmo tempo, permite uma série de exercícios acrobáticos.

Step chair

A chair é um equipamento muito utilizado em exercícios que precisem oferecer mais resistência ao corpo. Ela parece uma cadeira, com um assento espaçoso e acolchoado. Também apresenta dois pedais que se conectam a uma estrutura de metal por meio de molas, responsáveis por proporcionar diferentes níveis de resistência.

Ladder barrel

Ao pé da letra, a tradução de ladder barrel é barril escada. Essa nomenclatura representa muito bem o aparelho, que acopla alguns degraus a uma estrutura arredondada que parece um barril. Ele não possui molas, nem alças, sua principal função é, especialmente, auxiliar nos treinos de alongamento e mobilidade, além de possibilitar inúmeros outros ganhos.

, , , , ,
Post anterior
Pilates para idosos melhora funções e qualidade de vida
Próximo post
Como escolher equipamentos para treinar em casa

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This