Como escolher equipamentos para treinar em casa

Equipamento MOTR

A situação de isolamento social imposta pela pandemia do coronavírus provocou mudanças significativas na rotina e comportamento das pessoas. Uma dessas transformações está ligada justamente à prática de atividades físicas. Pois, com os estúdios de Pilates e academias fechados, muitas pessoas iniciaram seus exercícios físicos em casa. Assim, para potencializar esse treino, vamos ajudá-lo a escolher equipamentos para treinar em casa com segurança e eficiência. 

Existem muitos fatores que interferem na hora de decidir acerca da aquisição dos equipamentos para treinar em casa. Você precisa ponderar sobre o espaço que tem disponível para execução do exercício e armazenamento do equipamento, por exemplo. Também deve analisar a funcionalidade do acessório. É importante, nesse momento, optar por equipamentos que te permitam explorar um mix de possibilidades. Afinal, a intenção é otimizar seus treinos e não limitá-los.

Treinar em casa não é tão simples quanto parece, pois exige disciplina e a montagem de uma rotina que você consiga executar. Por outro lado, o home office trouxe justamente essa possibilidade como uma vantagem. Pensando pelo lado bom da história, você pode treinar a hora que quiser, na comodidade de casa, sem precisar enfrentar engarrafamentos e horários apertados. E quando toda a situação se normalizar efetivamente, vai poder conjugar seus treinos no estúdio de Pilates ou na academia com as atividades físicas em casa.

O que ponderar ao escolher os equipamentos para treinar em casa

Alongamento pilates

Crédito: Freepik

1. Determine seus objetivos

É muito importante que você tenha muito clara qual a sua intenção, por que você quer ter aparelhos para exercícios em casa. Você quer apenas manter o corpo em movimento? Ou então pretende treinar mesmo pesado, em busca de resultados? Pensa em adquirir equipamentos para treinar em casa que possam ser utilizados por toda a família? Antes de tudo, defina seu propósito, para que consiga fazer um investimento certeiro. 

2. Verifique o espaço disponível

Antes de partir para a aquisição em si, pense no espaço que você tem disponível. Você deve considerar não apenas o espaço para a execução do seu treino em casa, mas também o local em que serão acomodados os equipamentos após esse treino. Na maior parte do tempo, seus equipamentos estarão guardados e não podem dificultar sua locomoção em casa. Com o tempo, isso pode se tornar um problema. Portanto, já decida onde tudo ficará 

3. Delimite o orçamento

Se você já passou pela etapa da delimitação do seu objetivo, já sabe o espaço que tem disponível. Agora, portanto, é a hora de pensar no investimento a ser feito. Qual valor você possui para a aquisição de seus equipamentos? Nesse ponto específico, é preciso lembrar de um detalhe. Não adianta adquirir equipamentos sem qualidade e que tenham durabilidade baixa. Eles podem se deteriorar rapidamente e até causar acidentes. 

Não é a quantidade de equipamentos comprados que vai fazer a diferença. Você pode investir um pouco mais em um único aparelho para treinar em casa, por exemplo, mas que seja funcional e que te crie oportunidades. Nunca esqueça de que a qualidade do equipamento é fundamental, sua segurança e sua integridade física devem estar sempre em primeiro plano. 

4. Reflita sobre sua rotina de treino

Não adianta comprar equipamento para ficar entulhado em um canto da casa. A aquisição de equipamentos para treinar em casa não é uma aplicação financeira apenas financeiro. É um investimento ainda maior em sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. O hábito de fazer atividades físicas é benéfico em qualquer momento da vida. Em tempos de isolamento social, estresse, ansiedade e tensão, sua importância é ainda maior. 

Organize sua agenda, veja os horários desimpedidos que você tem. Inclua a prática de atividade física no seu cronograma de atividades diárias. Assuma um compromisso com você mesmo, no sentido de fazer dessa prática um costume. Reserve aquele horário e mantenha a disciplina de cumpri-lo. E se aconteceu algum imprevisto, remaneje o seu treino. Ainda que você treine em um tempo menor, que apenas faça aquele alongamento básico, não deixe de se movimentar. 

5. Procure os equipamentos com cuidado

Pronto. Você ultrapassou as etapas do seu processo de aquisição dos equipamentos para treinar em casa. Agora é partir para o abraço, ou melhor, para a compra em si. Existe uma infinidade de aparelhos e acessórios disponíveis, portanto, escolha com cautela. A Physio Pilates tem uma linha de acessórios e equipamentos funcionais e versáteis, que podem atender a essa demanda e te ajudar a atingir o seu objetivo. 

→ MOTR

Equipamento MOTR

O MOTR, por exemplo, reúne dois aparelhos em um só, o Rolo de Feldenkrais e mais um braço com três níveis de resistência. O mais interessante é que os dois são autônomos, você pode usá-los em conjunto ou individualmente. Assim, é possível que duas pessoas da mesma família treinem simultaneamente com um só aparelho. 

O equipamento é super fácil de manipular e oferece bastante agilidade na troca de carga. Com o MOTR, dá para treinar força, equilíbrio, condicionamento cardiovascular e agilidade em oito posições diferentes do corpo. Além disso, todo o equipamento pesa menos de 10kg, e os componentes podem ser guardados dentro do rolo, otimizando seu espaço. Para completar, acompanham o aparelho cartões com exercícios e um DVD com dois treinos.

→ Flymoon

Equipamento Flymoon

O Flymoon é uma meia lua que trabalha força, equilíbrio e a capacidade de localização espacial, a chamada propriocepção. Assim, é uma peça portátil, com menos de um metro de comprimento, leve, e que oferece uma enorme variedade de cores, para se integrar ao espaço com charme. O acessório é largamente utilizado em ambientes domésticos, porque oferece uma imensidão de possibilidades. 

→ Orbit®

Equipamento ORBIT

Se o seu objetivo é fortalecer os músculos do core, responsáveis por dar suporte e estabilidade à bacia, pélvis e abdômen, você encontrou o equipamento certo. O Orbit® possui superfície bastante confortável, acolchoada, acoplada a rodinhas nos pés. Além disso, o design é ergonômico, criado especialmente para se ajustar ao corpo. 

O Orbit® permite execução de exercícios em posições variadas. Com ele, é possível ainda realizar treinos intensos para as musculaturas de membros superiores e inferiores. Leve e multifuncional, o aparelho é desafiador e se mostra, portanto, como uma ótima alternativa para incrementar os seus treinos em casa.

→ Linha de acessórios

A linha de acessórios da Physio Pilates é diversificada e desenvolvida com a máxima qualidade, porque a preocupação com a segurança dos praticantes de atividade física é prioridade na empresa. Por isso, tornou-se única empresa brasileira credenciada para comercializar os equipamentos da Balanced Body,  que possui mais de 40 anos de experiência na fabricação de equipamentos para Pilates.

Estão disponíveis na linha de acessórios, por exemplo, disco de equilíbrio, disco de rotação, magic circles, moon box, rolos, meias luas, faixas elásticas (thera-band), cintas de tração, infláveis e muitas outras opções. Os acessórios auxiliam na prática de exercícios, oferecendo estímulos diferentes ao corpo, intensificando os resultados. 

6. Busque orientação profissional

O auxílio de um profissional habilitado é fundamental, para que a sua prática de atividade física em casa te preserve e garanta a manutenção de sua saúde. Com a orientação correta, você será capaz de usar os equipamentos para treinar em casa da forma mais adequada. Assim, você conseguirá fazer um uso mais aprimorado dos aparelhos, com as sequências, séries e repetições ajustadas ao alcance de suas metas. Ou seja, profissional vai adequar os treinos a sua condição e limitações.

A execução incorreta de exercícios pode causar danos irreparáveis e prejudicar os outros campos de sua vida. Por isso, a importância do profissional, que vai te ajudar na prevenção de lesões, na melhora do condicionamento físico, no alcance de resultados e, claro, na motivação. Aqui em nosso site, você encontra uma relação de profissionais de Pilates para te acompanhar nessa jornada com responsabilidade, cuidado e profissionalismo.

+Q Pilates, Equipamentos, qualidade, Saúde, Treino
Post anterior
Como escolher os aparelhos de Pilates para seu estúdio
Próximo post
Pilates auxilia na recuperação de pacientes em reabilitação

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This