WhatsApp Business: descubra como usar o aplicativo a favor do seu Studio!

Dando continuidade à nossa série de posts sobre dicas de atendimento ao cliente e sobre como impulsionar o seu Studio no Instagram, hoje vamos falar de um aplicativo que temos certeza de que está instalado em seu celular: o WhatsApp. Este app tornou-se uma febre em diversos países, especialmente no Brasil, e se espalhou rapidamente por ser uma maneira fácil, rápida e segura de trocar mensagens com qualquer pessoa que tenha um celular com acesso a internet e a ferramenta instalada. E o melhor: ele é gratuito.
Mas você sabia que existe uma versão especialmente voltada para proprietários de pequenas empresas? É o WhatsApp Business!
Se você quer conectar-se com os alunos do seu Studio de Pilates, CoreAlign ou Gyrotonic e melhorar a qualidade do seu atendimento, você não pode deixar de ler esse post e saber tudo sobre essa ferramenta!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo dedicado para Android (o aplicativo para IOS está em fase de teste e deve ser lançado em breve!), que é gratuito para download, e foi construído especialmente para proprietários de pequenas e médias empresas.
Além de todas as funcionalidades que você já conhece, como enviar mensagens, áudios e fotos, a versão Business tem recursos extras que visam facilitar a vida dos empreendedores na hora de atender seus clientes. Essa versão tem como objetivo ajudar no crescimento do seu negócio ao mesmo tempo em que poupa o seu tempo ao te dar recursos para automatizar, organizar e responder rapidamente às mensagens de seus clientes.
Sabemos que a maior parte dos negócios de Pilates e afins é gerida por uma pequena equipe que, muitas vezes, também é responsável por ministrar as aulas e cuidar da comunicação com o cliente. Aprender a utilizar os recursos do WhatsApp Business te ajudará a proporcionar uma melhor experiência dos seus alunos com o seu studio. Não acredita? Abaixo te apresentamos algumas razões para não duvidar disso!

Razões para usar o WhatsApp Business

Os números de utilização do WhatsApp impressionam e isso não é à toa. São mais de 100 milhões de pessoas usado o WhatsApp no Brasil (mais de 1,2 bilhão mundialmente), uma das razões que vem fazendo com que o aplicativo se torne uma importante ferramenta de comunicação para empresas.
O WhatsApp Business facilita a rotina de contato e o atendimento de clientes através do celular, além de dar um caráter mais profissional a essa comunicação, já que ele permite a configuração de mensagens padronizadas (que podem ser enviadas mesmo em horários em que o negócio estiver fechado), a organização das conversas e o acesso a estatísticas que podem contribuir para a avaliação e estratégia do seu Studio, por exemplo.

A seguir, listamos alguns recursos que te ajudarão a utilizar a ferramenta para se comunicar rapidamente com seus clientes ou grupos de interesse, como influenciadores e formadores de opinião. Coloque essas estratégias em prática e veja o crescimento do seu Studio de Pilates, CoreAlign ou Gyrotonic acontecer!

Funcionalidades do WhatsApp Business

As possibilidades do WhatsApp Business são amplas e irão te ajudar a conhecer melhor o seu público e a prestar um melhor atendimento em seu Studio. Então vamos falar um pouco melhor dos recursos oferecidos:

  • Envio de respostas rápidas: Sabemos que a rotina de um Studio de Pilates, CoreAlign ou Gyrotonic é intensa e nada melhor do que ferramentas que podem ser aliadas para ajudar a administrar a comunicação em meio a tantas demandas. O WhatsApp Business permite o envio de mensagens de saudação e respostas rápidas como: “Olá! Seja bem-vindo ao nosso Studio. Por favor, aguarde um momento que logo iremos atendê-lo”; “Obrigada por entrar em contato com a Physio Pilates”; “Recebemos sua mensagem, retornaremos em breve”; ou ainda “Aguardamos o seu retorno para agendamento da aula experimental”. Essas mensagens personalizáveis servem para interagir de forma rápida em resposta a dúvidas e perguntas frequentes, agilizando assim o seu processo de atendimento.
  • Envio de mensagem de ausência: Ainda na linha do tópico anterior, é possível criar mensagens de envio automático quando algum cliente ou interessado entrar em contato fora do horário de atendimento do seu Studio. Você pode configurar mensagens como: “Não estamos disponíveis no momento” ou “Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h”. Como estamos todos acostumados com a constante instantaneidade na troca de mensagens através do WhatsApp, isso evita que o cliente pense que está sendo ignorado ou que envie em seguida mensagens cobrando um retorno.
  • Perfil: Assim como falamos das vantagens de ter um perfil para negócios no Instagram, o perfil do seu Studio no WhatsApp Business também é algo que precisa ser preenchido cuidadosamente. Ele será o seu cartão de visitas para diversos clientes em potencial que chegarem a você por esse canal de comunicação. E vamos falar a verdade: cada vez mais, essa é a porta de entrada de muitos alunos! No seu perfil, é possível adicionar informações importantíssimas, como endereço, site, e-mail e horário de atendimento.
  • Uso de Tags: Algo que ficará cada vez mais difícil com o passar do tempo é a identificação dos assuntos e dos clientes depois de tantas mensagens trocadas, mas você pode marcá-las com etiquetas (tags), permitindo organizá-las e identificar o estágio do atendimento em que os diferentes contatos se encontram (alunos, ex-alunos ou clientes em potencial, por exemplo). Usar esse recurso ajudará você a planejar a comunicação do seu Studio, minimizar as falhas de comunicação, otimizar a quantidade de mensagens, entre outras vantagens. Você pode ainda utilizar marcadores como “pago”, “pagamento pendente”, “aguardando matrícula”, etc. É possível também adicionar novas etiquetas levando em conta as marcações que são interessantes para o seu perfil de público/atendimento.
  • Versão Web: Assim como no WhatsApp para pessoas físicas, a versão para negócios também possibilita o uso do aplicativo na tela do computador. É só acessar o site https://web.whatsapp.com/ e validar o QR Code para enviar e receber mensagens na tela do notebook ou PC. Esse recurso irá facilitar o uso da ferramenta, já que permite usar o teclado do computador. Além disso, se houver alguém responsável pela recepção que utilize um computador diariamente, o WhatsApp Web poderá estar aberto no navegador durante o dia para agilizar o atendimento aos clientes.
  • Acompanhamento das métricas: Aqui estão informações que podem fazer muita diferença no atendimento do seu Studio! Acessar o relatório de métricas disponível no aplicativo permite que você acompanhe o menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. Lá constam informações como número de mensagens enviadas, entregues e lidas – o que serve para avaliar a efetividade das mensagens e campanhas. Mesmo sendo um relatório básico, essa pode ser uma maneira de mensurar o uso da sua conta corporativa e, a partir dos dados fornecidos, podem-se confirmar os melhores horários de envio de mensagens e o conteúdo mais adequado para cada um dos clientes, por exemplo!

Como fazer o download do WhatsApp Business

Quer começar a usar agora mesmo a ferramenta e incrementar o atendimento aos clientes do seu Studio? Para fazer download do WhatsApp Business, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular Android e buscar pelo aplicativo na barra de pesquisa, ou simplesmente clicar aqui! Será necessário configurar um número de telefone, que pode ser móvel ou fixo.

Você já utiliza este aplicativo na comunicação com os alunos no seu Studio de Pilates, Gyrotonic, CoreAlign? O que tem achado? Compartilhe com a gente algumas dicas de como o WhatsApp Business ajudou no crescimento do seu negócio! Conte pra gente nos comentários! 😉

, , ,
Post anterior
Como escolher o Reformer ideal
Próximo post
Pilates para Homens

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu