A rotina imposta pela modernidade exige que a maior parte da população passe muito tempo sentado. Isso se deve aos avanços tecnológicos, que trouxeram ainda mais comodidade e facilidade a algumas atividades. No entanto, prolongar-se nessa posição causa prejuízos à saúde em geral. Dentre eles, o relaxamento dos músculos estabilizadores da coluna, como o abdômen, assoalho pélvico e região lombar. Por isso, a instrutora de Pilates certificada pela Polestar Pilates Brasil, Silvia Gomes, apresenta em vídeo um excelente exercício para combater os danos em quem passa muito tempo sentado.
O que ocorre quando você passa muito tempo sentado?
Quando permanecemos na posição sentada por período excessivo, tendemos a flexionar a coluna para a frente e manter a pelve muito fechada. “Portanto, é necessário alongar a musculatura do assoalho pélvico. Essa região precisa ser forte, mas também precisa ser alongada”, explica Sílvia Gomes. Para contribuir nesse sentido, a especialista indica um exercício simples, que pode ser realizado em qualquer lugar, para resgatar a qualidade da postura.
O movimento requer que o indivíduo se mantenha na postura sentada, com foco nos três pontos de alinhamento da coluna, ou seja, sacro, torácica e cabeça. Mantendo esses pontos alinhados, é só fazer movimentos para a frente e para trás. Mas fique atento à execução do exercício e às importantes paradas na posição neutra, conforme demonstrado no vídeo.
O exercício sugerido por Silvia Gomes vai trabalhar a mobilidade da pelve, do quadril e a manutenção da coluna ereta. Ou seja, ele é excelente para o desenvolvimento da consciência corporal. A prática desse movimento, portanto, trará muito mais qualidade de vida para o indivíduo.
Perigos associados à posição
Os prejuízos para quem passa muito tempo na posição sentada são muitos, como já adiantamos no início desse artigo. Mas agora citaremos alguns deles, para exemplificar. Primeiramente, o gasto excessivo de tempo nesta posição é um indicador típico do sedentarismo, que afeta sobremaneira a saúde das pessoas.
O sedentarismo é fruto da inatividade física, e está associado a inúmeras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Por isso, é muito importante adotar uma rotina de exercícios, independente do estilo de vida do indivíduo.
Além disso, permanecer sentado durante um tempo extenso pode causar inúmeras doenças, sejam elas de cunho musculoesquelético, cardiovascular e até mesmo emocional.
Esse comportamento causa um enfraquecimento natural da estrutura do corpo, em razão da imobilidade contínua, e o indivíduo começa a apresentar limitações. Associado a isso vem a perda de habilidades essenciais, como resistência, força, flexibilidade e equilíbrio.
Dores, fraqueza, lesões variadas nas articulações e tendões, quedas, tudo isso está associado à inatividade do corpo.
A circulação sanguínea também fica bastante prejudicada, o que pode ocasionar a aparição de varizes, coágulos nas pernas e até mesmo uma trombose.
Por fim, as dores contínuas geradas pelas limitações afetam o psicológico do indivíduo, trazendo a sensação de incapacidade.
Além da dica de exercício para quem passa muito tempo sentado, da especialista Silvia Gomes, comece a criar uma rotina de exercícios físicos e de alimentação saudável. Sua saúde vai agradecer, você terá um envelhecimento muito melhor, com mais autonomia e independência.
* Artigo atualizado, originalmente publicado em 12 de março de 2022.