Meditação para crianças ajuda a estimular a criatividade

Meditação para crianças ajuda a estimular a criatividade

Meditar está cada vez mais entrando na rotina dos adultos, principalmente quem busca uma válvula de escape para a correria do dia a dia. Mas a meditação para crianças também tem efeitos fantásticos na vida dos pequenos.

Concentração, controle das emoções e autoconhecimento prometem uma infância mais tranquila e menos conturbada. Assim, desde pequenas as crianças aprendem técnicas que promovem seu próprio bem-estar e saúde mental.

Por que apostar na meditação para crianças?

Um dos grandes benefícios da meditação, seja para os adultos ou para os pequenos, é o estímulo da criatividade. A prática zen permite sentir uma liberdade interna capaz de despertar a imaginação e livrá-las de qualquer limite que possa ser imposto.

Na escola, habilidades como a concentração são essenciais para que o aprendizado seja absorvido e possa ser usado no cotidiano. O aumento da percepção e da capacidade de expressão também estão ligados à meditação para crianças e ao estímulo da criatividade.

Um estudo recente publicado na revista científica Education Psychology Review analisou as descobertas de outros 15 estudos desenvolvidos com estudantes da Austrália, Canadá, Índia, Taiwan e Reino Unido para compilar resultados. A pesquisa apontou três grandes benefícios da meditação na escola: maior bem-estar, melhor habilidade de se socializar e a melhora nos resultados acadêmicos dos alunos.

Uma escola na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, inseriu na sua grade diária 30 minutos de quietude, sendo um período de 15 minutos pela manhã e outro na parte da tarde. Em três anos, a taxa de suspensão reduziu pela metade e em 65% as ausências. Além disso, a média geral dos alunos aumentou em 5%.

Como meditar com os pequenos

A técnica mais usada para a meditação para crianças é conhecida em inglês como mindfulness, algo que pode ser traduzido para consciente. Esse estilo permite que qualquer pessoa, independente de crenças religiosas ou filosóficas, consiga acalmar a mente com passos simples.

A meditação mindfulness exige que a pessoa concentre-se em algo simples do momento, geralmente a respiração, algum som específico ou uma sensação. Quando a mente se encher de pensamentos, basta deixá-los ir e retornar o foco para o ponto de partida.

Com crianças, é preciso usar a criatividade para que elas percebam como fazer o processo corretamente. Uma das técnicas é colocá-las todas deitadas com pernas e braços estendidos no solo. Cada uma deve escolher um ursinho ou outro brinquedo pequeno e posicioná-lo no peito.

O foco inicial consiste em mantê-las confortáveis, fazer com que sintam a cabeça no travesseiro fofo e em que partes específicas o corpo toca o chão. Em seguida, o professor ou pai que guia a meditação deve fazer com que elas foquem no movimento que a respiração faz e como isso mexe com ursinho ou brinquedo que escolheram.

É importante deixar a respiração fluir naturalmente. Aos poucos, com a concentração no momento, ela tende a ficar mais espaçada e mais profunda. Cerca de 15 minutos diários de prática já devem trazer mais tranquilidade para a mente de qualquer pessoa que queira se beneficiar da meditação.

Fonte: www.doutissima.com.br

+Q Pilates, bem-estar
Post anterior
Como saber exatamente a força proveniente das molas no Reformer (parte I)
Próximo post
Quer aprender a fazer um churrasco vegetariano? Veja dicas

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This