Banho frio traz benefícios para o organismo? Tire a dúvida

Banho frio faz mesmo diferença ao despertar pela manhã? E após atividades físicas? Acredite, a baixa temperatura da água pode trazer benefícios que talvez você nunca imaginou.

Por que tomar banho frio?
Jogadores de futebol já falaram sobre o assunto, que é comum no mundo dos esportes. O banho frio faz parte da recuperação de muitos atletas após o esforço intenso de uma partida, corrida, pedalada ou outra modalidade.

Não só o banho frio pode ser considerado como um método de recuperação, a terapia de choque, que alterna a temperatura da água, é um tipo de tratamento alternativo para alguns desgastes. Enquanto o calor relaxa as fibras musculares, o contrário estimula a circulação, complementando um ao outro e permitindo mais eficiência na liberação de toxinas.

A água fria ajuda os atletas a evitar a inflamação e tensão no corpo após o esforço. E a imersão não precisa ser longa: um banho de cinco minutos em temperatura baixa, a cerca de 20 graus, já promove o efeito desejado.

Temperaturas abaixo disso são perigosas, por isso evite ao máximo pular naquele rio gelado só para impressionar os amigos. A exposição longa a temperaturas amenas, ou mesmo curta, em locais muito frios pode causar hipotermia.

5 benefícios do banho frio
Conheça a seguir alguns benefícios proporcionados pelo banho frio:

  1. Banho frio queima mais calorias

A matemática é simples. Se o corpo precisa manter sua temperatura constantemente, quando esfria ele precisa de mais energia para fazer isso. Automaticamente, lá se vão algumas calorias extras no chuveiro com água levemente gelada.

  1. Você fica mais alerta

O choque inicial de um banho gelado faz a respiração ficar ofegante, levando mais oxigênio ao cérebro. Assim, seu organismo entende o recado de que precisa ficar mais atento. Por isso que faz tanta diferença entrar no chuveiro logo pela manhã.

  1. Metabolismo, circulação e sistema imunológico reforçados

O processo que acelera a queima de calorias é uma questão metabólica, uma resposta à necessidade de aquecer o corpo. Com isso, a circulação também ganha uma forcinha e trabalha melhor. Toda essa ação corporal ativa o sistema imunológico, que fica mais preparado para ameaças.

  1. Pele e cabelos mais bonitos

O banho quente só prejudica a pele e os cabelos se for quente demais. Mas o banho frio pode ser usado como um aliado para finalizar a limpeza e cuidados com o corpo. A temperatura mais baixa ajuda a fechar os poros e cutículas depois de limpos, garantindo uma barreira natural contra impurezas.

  1. Água fria contra a depressão

Um estudo publicado pelo biólogo molecular Nikolai Shevchuk propôs, após observação, que o banho frio tomado com frequência é capaz de amenizar os sintomas da depressão. A explicação é que a temperatura da água estimula a produção de substâncias do bem-estar no cérebro, capazes de regular as emoções e controlar os efeitos da doença no bem-estar e no humor.

Fonte: www.doutissima.com.br

+Q Pilates, bem-estar
Post anterior
Você costuma comer sem parar?
Próximo post
Conheça atitudes que ajudam a melhorar a sua força de vontade

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This