Polestar Pilates Reformer: vantagens e diferenciais

Reformer Condensado

De todos os equipamentos de Pilates, sabemos que o Reformer é o mais queridinho.

Afinal, a sua versatilidade aliada a um amplo repertório de exercícios conquista o coração de alunos e instrutores dos mais variados perfis. Mas você, instrutor de Pilates, sabe como extrair todo o potencial deste equipamento e utilizá-lo a favor do seu trabalho? Já pensou em se tornar um professor especialista em Reformer? Pois esta é a proposta do Curso de Polestar Pilates Reformer da Physio Pilates – Polestar.

Você deve estar se perguntando: qual a vantagem de me especializar em um único equipamento? Nesta entrevista, Geórgia Oliveira, diretora técnica da Physio Pilates, ministrante e responsável pela nova formatação do curso no Brasil, responde a essa e a várias outras perguntas a respeito dessa formação que é uma das mais requisitadas entre os profissionais avançados no método Pilates. Confira!

Qual a vantagem para o profissional de Pilates em se especializar em um único equipamento, no caso, o Reformer?

As vantagens são muitas.  A primeira delas é que trabalhar em um único equipamento permitirá que ele desenvolva uma aula mais fluída e contínua. Isso porque, não interrompemos as sequências de exercícios para trocar de equipamento.

Quando você trabalha em um único equipamento, neste caso no Reformer, o aluno está concentrado, atento aos comandos do professor, sem perder o ritmo durante todo o tempo, totalmente focado, se perder a atenção acaba não acompanhando a aula.  Outra vantagem é a possibilidade de praticar em grupo. É muito bacana quando você olha ao lado e vê seus colegas fazendo o mesmo que você. Existe ali um estímulo positivo, uma conexão… A energia do grupo, um contagia o outro. Então a aula pode ser até mais curta, mas se torna mais vigorosa… Mais potente!

Falando especificamente sobre o curso: Quais são os diferenciais do Polestar Pilates Reformer? Qual a bagagem que o profissional irá adquirir ao completar o curso?

Participar de uma formação como esta permitirá que os profissionais de Pilates avancem no ensino e prática com seus alunos, propondo variações mais desafiadoras e novos exercícios para controle do core, equilíbrio corporal, coordenação, flexibilidade e ganho de força. Isso porque o curso foi desenvolvido para permitir a expansão de repertório para o ensino em grupo e em sessões privadas.

O Reformer Condensado tem um diferencial que é a metodologia de ensino que proponho – de grupo ou até individual – há mais de 15 anos estudo e aplico a utilização da música e do ritmo para potencializar a prática do Pilates, o que resultou no desenvolvimento de uma forma muito particular de conduzir aulas, onde exploro toda herança que carrego comigo da minha formação em dança e também da minha paixão por música, o que inclui desde a escolha do repertório musical e também da didática aplicada para dar acesso à fluência, ao refinamento dos princípios de movimento de forma mais divertida, simples e prazerosa. Além da música, uso também o sistema de transições, que nada mais é do que ligar um movimento ao outro, assim o aluno não para de se mover durante a aula. E isso ocorre até quando ele vai sair de uma posição final de um exercício para entrar numa posição inicial de outro, algo que é muito interessante de experimentar, é quase dançar no equipamento, é a minha forma de enxergar uma aula de movimento… De Pilates! Eu dancei durante muito tempo e na dança a gente move desta forma… É praticamente uma coreografia, você não para nunca de trabalhar seu corpo e de se conectar consigo mesmo.

Então, além do conteúdo da Polestar, nossa parceira, eu adiciono uma metodologia que facilita o aprendizado e proporciona momentos de muita superação, os alunos gostam bastante, muitos acreditam que não possuem ritmo, que não conseguem dançar e terminam o curso encantados com a transformação! É muito especial ouvir os depoimentos e acompanhar a evolução deles. Considero esta forma intensa de praticar Pilates aliados a esta metodologia que desenvolvo com música os “pontos altos” do curso. Claro que também o formato e progressão das aulas, o raciocínio crítico que é a filosofia da Polestar e todo conteúdo teórico e prático.

Porque o nome Polestar Pilates Reformer?

Uma observação interessante, que causa muita curiosidade, é a razão do nome “Polestar Pilates Reformer”…  Bom, ele surgiu da necessidade de tornar o Curso Polestar Pilates Reformer, criado originalmente pela Polestar, mais viável em alguns aspectos para nossos clientes aqui do Brasil. O Curso original era uma formação de 4 etapas (3 etapas + exame), o que resultava numa maior carga horária deixando-o inacessível para algumas pessoas, pois o investimento seria mais alto, no que envolve custos, mais deslocamentos e muitas vezes também hospedagem.  Foi aí que surgiu a ideia de juntar as etapas e deixar o conteúdo mais compactado, condensado, mas não menos profundo, tornando-o viável e ao mesmo tempo um curso consistente para os profissionais que não abrem mão da qualidade da Physio Pilates/Polestar.

Então, distribuímos o conteúdo do curso original em apenas duas etapas: a primeira para passarmos todo o conteúdo e a segunda para aprofundar, revisar e avaliar.

  • A primeira etapa conta com muita prática e observação. Antes da fase presencial, temos um momento online, que é um dos diferenciais da Physio Pilates/Polestar. Aí temos uma metodologia de ensino moderna, a chamada “Flipped Classroom” ou “sala de aula invertida”. Através dela, o aluno se prepara em casa (ou de qualquer outro local com acesso à internet), estudando e revendo o conteúdo quantas vezes achar necessário para chegar à aula prática pronto para tirar as dúvidas, bem embasado e preparado para a prática do Pilates. Já na sala de aula, o foco fica em praticar as aulas sob minha condução, observar outras pessoas praticando e aplicar o conteúdo teórico das palestras online nestas duas formas de aprendizado: execução e observação. Na experiência que temos como professores de movimento, o ensino (condução e correções) se aprimora bastante com a vivência no próprio corpo.
  • Na segunda etapa, incluímos além da prática e observação, o ensino entre os alunos, seguindo com o aprofundamento do conteúdo, além do processo de avaliação Polestar e  feedback para todos.

Para qual perfil de profissional de Pilates o curso é voltado?

Este curso pode ser feito por qualquer profissional de Pilates, de qualquer escola, em qualquer linha de Pilates. E os que não são profissionais ainda do método também podem fazê-lo, desde que antes tenham participado do Programa Gateway, da etapa de Pilates Mat.  Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter anos de experiência no método para participar do curso e extrair o melhor. Ele atende profissionais de movimento que desejam aprofundamento, refinamento e conteúdo no Pilates e que buscam uma nova metodologia e didática para suas aulas. A experiência é sentida no próprio corpo, os movimentos se moldam, o corpo ganha força, resistência, leveza, agilidade e muito mais… É especial! É transformador! A cada curso observo as mudanças e também me modifico muito, aprendo mais e mais… Me sinto parte daquela linda coreografia. Além, de ficar muito feliz vendo os sorrisos e a descontração que só a música e a dança podem proporcionar. É uma metamorfose!

O que o curso da Polestar Pilates Reformer trará de novidade ou de avanço às aulas desses profissionais?

Neste curso o professor de Pilates descobre ferramentas para desenvolver, dentro do espaço, o que atende melhor a ele. Ele vai aprender 6 aulas “prontas”, que podem ser transformadas em mais de 30 aulas, caso queira.

Podem ter variações, adaptações, outros focos e adequar a um público específico: idosos, esportistas, pessoas que têm dor ou pessoas que desejam aprofundar a performance. A verdade é que qualquer população é beneficiada com este tipo de aula! Qualquer idade, qualquer corpo, qualquer demanda.

O Reformer estimula movimento, então, por exemplo, se você num futuro deseja também trabalhar com pacientes em pós-reabilitação, você pode desenvolver um programa de aula específica para essa população, desde que tenha a formação adequada e a certificação exclusiva do Pilates para reabilitação e pós-reabilitação, que ensinamos na formação completa Polestar.

Quem vai direcionar o trabalho é o próprio profissional, de acordo com a demanda e formação adequadas. A maioria dos nossos clientes participa do Polestar Pilates Reformer depois que já possuem nossa formação completa.

Um grande diferencial da Physio Pilates – Polestar: é que ensinamos uma forma de pensar sobre o exercício, e com isso nós conseguimos adaptá-lo para diversos corpos, pois ensinamos a construção do movimento, desde o mais fácil até o mais avançado: ensinamos como regredir e progredir o exercício.

Qual a importância para um profissional de Pilates de investir na formação continuada, como é o caso do curso de Polestar Pilates Reformer?

Acho que o profissional, independente da área, precisa estar em constante reciclagem/atualização. Nós não aprendemos tudo de uma vez, as informações vão sendo processadas aos poucos, vão se solidificando, gradativamente.

À medida que avançamos e vamos aplicando o que aprendemos, sentimos  a necessidade natural de aprofundarmos ainda mais. Surge um desejo de agregar mais conteúdo e estímulos para que nosso trabalho fique ainda mais completo. É uma forma de se alimentar, se nutrir. Quando fazemos um curso e só ensinamos, quando a prática não é diária , entramos num modo “linear”… Não avançamos como profissionais de Pilates. A educação continuada vem para proporcionar esses estímulos, dar esse “gás”, para mais profundidade e mais resultados positivos para seu aluno/paciente. E é com essa bagagem e motivação que você sairá do Curso de Pilates Polestar Pilates Reformer!

Gostou? Para saber mais informações sobre o Curso Polestar Pilates Reformer da Physio Pilates – Polestar e conferir a agenda para as próximas turmas, clique aqui!

Educação Continuada, Georgia Oliveira, Physio Pilates, Physio Pilates-Polestar, Pilates Reformer Condensado, Reformer, Reformer Condensado
Post anterior
Conheça o Toe Corrector com Adriana Trotta
Próximo post
Entrevista: Pilates e Gravidez com Marla Lopes

Mais Posts:

5 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This